RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Educação

Escola João Pedro da Silva reúne pais, professores e autoridades em festa de Formatura de 5º ano

Publicados

Educação

A Escola João Pedro da Silva realizou na noite desta sexta-feira, 06 de dezembro, a formatura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. 33 formandos receberam o certificado de conclusão de mais uma etapa educacional.

A cerimônia foi realizada no Buffet Art Eventos e contou com a presença das seguintes autoridades: Secretária de Educação Eunice Maia Gondim, Secretário de Finanças Francisco Rodrigues (Representando o prefeito Sérgio Lopes), Jaciane Calixto, Gestora da Escola, Coordenadores, Professores, formandos e comunidade escolar.

Ao fazer uso da palavra, a Secretária de Educação Eunice Maia Gondim, enalteceu os esforços de toda a equipe da Escola João Pedro da Silva para conclusão de mais essa etapa na vida desses 33 anos do 5o ano.

“Para nós da prefeitura, é sempre motivo de muita alegria e gratidão poder participar de uma festa de formatura. Aqui vemos que nossos esforços estão tendo bons resultados, são mais 33 alunos que estão aptos a ingressar no ensino fundamental 2, Parabéns à gestão e toda a equipe da Escola João Pedro”. Pontuou.

Leia Também:  Auditores do Tribunal de Contas fiscalizam quatro escolas de ensino no município de Assis Brasil

O secretário de finanças, Francisco Rodrigues, falou dos investimentos na educação e dos avanços obtidos até aqui.

“Trago um abraço do nosso prefeito Sérgio Lopes, o qual não pode estar presente por motivos de força maior. Ao longo dos últimos quatro anos investimos muito na educação e os resultados são visíveis. Com a valorização dos nossos profissionais, hoje detemos pela segunda vez o primeiro lugar no índice de qualidade, e aqui nessa formatura de mais 33 alunos prova que os avanços estão acontecendo, isso nos dá forças para buscar mais investimentos para nossa base que é a educação. “Frisou Rodrigues.

Após a cerimônia de diplomação, foi servido um jantar em comemoração de mais um ano letivo na Escola João Pedro da Silva.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Auditores do Tribunal de Contas fiscalizam quatro escolas de ensino no município de Assis Brasil

Publicados

em

Ação integra a segunda etapa de monitoramento das unidades de ensino.

Uma equipe de auditores do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) fiscalizou, entre os dias 10 e 12 de novembro, quatro escolas da rede municipal de ensino em Assis Brasil, no interior do estado.

A ação, executada por auditores da 7ª Coordenadoria Especializada de Controle Externo – Educação e Gênero, faz parte da 2ª etapa de um monitoramento das unidades de ensino que foi iniciada em 2023.

À época, os auditores inspecionaram 12 escolas das redes públicas municipal e estadual e identificaram diversos problemas como pisos danificados, desgaste excessivo de mobiliários, climatização inadequada, superlotação, entre outros. Além de Assis Brasil, foram visitadas escolas em Rio Branco, Sena Madureira, Brasileia, Tarauacá, Feijó e Xapuri.

“Esse trabalho que a gente faz é muito relevante porque visa a melhoria da educação como um todo. Vemos as crianças muitas vezes precisando de um espaço para brincar e a própria estrutura das salas muitas vezes pede por melhorias”, enfatizou o auditor de controle externo Gerson Januário, que integrou a comitiva.

Conferindo as reformas

De acordo com o auditor de Controle Externo Valdeci Duarte, a ação deu origem a um processo julgado pelo pleno do TCE-AC em 2024. A Secretaria de Educação de Assis Brasil teve um ano para sanar os problemas identificados em quatro escolas.

  • Escola Vicente Bessa
  • Escola Edilsa Maria Batista
  • Escola Maria Ferreira da Silva
  • Escola Simon Bolivar
Leia Também:  Prefeitura de Assis Brasil realiza jantar de reconhecimento aos professores pelo trabalho no SAEB

Novos problemas identificados

Durante as fiscalizações os auditores puderam analisar o que foi feito, mas encontraram também inconsistências entre os relatórios apresentados pela gestão e o trabalho executado. Incluindo evidências de desvio de finalidade. Entre os problemas encontrados estão:

  • Pintura incompleta ou executada com material diferente do relatado;
  • Problemas em fiação elétrica;
  • Falta de barras de apoio para pessoas com deficiência;
  • Falta de calhas;
  • Ausência de tanque séptico;

“Detectaram que ainda há falhas em algumas partes como armazenamento do gás, a pintura da escola que começou em 2024 e ainda não foi concluída. A gente agradece a presença do Tribunal de Contas e esperamos ansiosos que a reforma seja concluída”, disse o professor Carlos Alves, diretor da Escola Vicente Bessa.

Após ouvir os apontamentos feitos pelos auditores do TCE-AC, a secretária de Educação de Assis Brasil, Vanderléia Araújo, disse que o trabalho vai possibilitar a reorganização das reformas feitas pela pasta nas unidades.

“A gente recebe os auditores hoje como pessoas que vêm nos orientar como fazer o trabalho melhor e a partir de agora a gente vai reorganizar o nosso planejamento. A gente sabe que dentro da Educação tudo é constante. Vamos planejar novamente, avaliar o que nós já fizemos e o que ainda precisa fazer obedecendo as recomendações do Tribunal de Contas”, salientou.

Leia Também:  Auditores do Tribunal de Contas fiscalizam quatro escolas de ensino no município de Assis Brasil

Auditores farão novo relatório

Segundo Gerson Januário, um novo relatório será produzido para atualizar a situação das escolas de Assis Brasil.

“A gente verificou que grande parte da melhorias foi feita, mas algumas coisas não foram executadas como deveriam. Vamos preparar um relatório apontando as questões que estão faltando e vamos notificar o gestor para que apresente as justificativas necessárias”, explicou.

Por fim, Valdeci Duarte salientou a importância do trabalho desenvolvido pela 7ª Coecex do Tribunal de Contas.

“Esse trabalho vem de encontro aos anseios da área técnica de estar mais perto da comunidade e efetivamente a gente vê que a presença do Tribunal aqui no município faz uma grande diferença”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA