RIO BRANCO

Educação

Educação realiza primeira etapa do Censo Escolar 2021

Publicados

Educação

Censo está aberto para a coleta da 1ª etapa da pesquisa, referente à matrícula inicial, por meio do Sistema Educacenso – Foto: Mardilson Gomes/SEE

A principal pesquisa estatística da educação básica brasileira, o Censo Escolar, está disponível, para a coleta da sua primeira etapa – referente à matrícula inicial,  desde o dia 18 de junho e assim permanecerá até o 23 de agosto, por meio do Sistema Educacenso.

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e realizado, em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação. No Acre, o levantamento dos dados é feito pela equipe da Divisão de Gestão e Monitoramento de Dados Escolares da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

A coordenação estadual do Censo é responsável por acompanhar a realização da pesquisa em todas as escolas do Acre, ou seja, 1.565 unidades escolares públicas e privadas. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Os gestores de escola são responsáveis por inserir os dados no site do Educacenso, plataforma disponibilizada pelo Inep anualmente, na qual deve ser respondido um questionário com quantitativo de matrículas e informações administrativas, entre outras.

Todas as escolas precisam preencher a pesquisa de forma apropriada, principalmente em ano de prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. A avaliação é feita com as turmas de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, bem como da 3ª série do ensino médio, e causa interferência no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Leia Também:  No Dia do Professor, Sebastião Viana anuncia concurso efetivo na Educação

A pesquisa é dividida em duas etapas: a da matrícula inicial, em que são levantadas informações referentes ao aluno, gestor e estrutura da escola, entre outras; e a da situação final do aluno, com indicações sobre rendimento escolar, aprovação, reprovação e movimentação.

Os dados coletados servem de base, por exemplo, para o cálculo dos recursos destinados aos programas nacionais Alimentação Escolar, Livro Didático, Transporte Escolar, Dinheiro Direto na Escola e para o Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb).

O Censo serve ainda como uma ferramenta fundamental para mostrar a realidade da educação básica do país, dos estados e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Há quatro anos seguidos, a Educação do Acre tem se destacado em nível nacional por ser a primeira a concluir o Censo dentro dos prazos estabelecidos pelo Inep e tem em 2021 o desafio de repetir o feito ou, pelo menos, ser um dos estados a concluir na data certa.

“Pretendemos continuar com essa hegemonia do Censo do Acre ser reconhecido nacionalmente, mas precisamos como nunca, com a pandemia, do trabalho em campo dos nossos garimpeiros, que é a equipe do Busca Ativa, para encontrar o maior número de alunos”, observa o coordenador do Censo, Jelsoni Calixto.

Leia Também:  Concurso: Exército e 11 órgãos abrem prazo para 2,2 mil vagas.

A equipe do Setor de Busca Ativa da SEE tem um trabalho fundamental no resgate dos alunos que estão fora da sala de aula, para que tenham o direito, assegurado na Constituição, de estar em sala de aula, gerando os recursos do Fundeb para mantê-los na escola.

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O vereador Leomar Barbosa também deu seus esclarecimentos a respeito da situação do veículo da Amoprebe que cedeu uma caminhonete nova para a prefeitura de Brasileia juntamente com um tratar que era para auxiliar os produtores da reserva extrativista.

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo: 

Acompanhe nossas Redes Sociais

Veja o Vídeo Abaixo: O assunto mais pertinente foi a caminhonete cabine dupla da Amoprebe que está cedida para a prefeitura, assunto este que deu o que falar. Na oportunidade, o vereador Jurandir Queiroz, que foi o autor do ofício que solicitou a presença do presidente da Amoprebe, questionou a cerca dos motivos que teria levado a Associação ceder o veículo em questão para o executivo.

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Educação realiza acompanhamento pedagógico em escolas da zona rural de Porto Walter

Publicados

em

Durante dez dias, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação percorrerão as escolas das regionais do Rio Cruzeiro do Vale, Baixo Juruá, Rio Mirim, Natal, Ouro Preto, Rio das Minas e Grajaú realizando acompanhamento pedagógico e a conclusão do 3º bimestre das aulas.

O acompanhamento acontece diante da necessidade de melhorar a qualidade do ensino e promover a inserção de atividades no currículo e na didática pedagógica. Além de aspectos pedagógicos, os profissionais procurarão discutir ações teóricas e práticas que norteiam as ações de programas e suporte da educação municipal, conforme destaca o Secretário de Educação Flávio Borges.

“Uma das prioridades do Prefeito César Andrade e nossa enquanto secretário é a educação. Esses encontros são fundamentais para alinharmos as ações pedagógicas, promovendo a mobilização da comunidade, dos pais para que a frequência dos alunos seja mantida, e para que as intervenções necessárias em sala aconteçam, tudo isso para que a gente tenha cada vez mais a melhoria do desempenho acadêmicos dos estudantes”, ressalta.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Não vou munda meu voto, tenho costume de orar com minha palavra, diz vereador Jurandir. O clima na Câmara de Vereadores esquentou, após parte dos servidores da prefeitura de Brasileia tumultuar a sessão e descumprirem o Regimento Interno, por esse motivo, os vereadores chamou a atenção da Presidente da Casa, Arlete Amaral, por conta da sua inércia diante da situação vexatória. 

Leia Também:  Universidade Federal do Acre abre inscrições para pré-enem gratuito

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA