RIO BRANCO

Educação

Educação debate com gestores retorno das aulas presenciais

Publicados

Educação

A titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), Socorro Neri, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 2, com os gestores do zoneamento das escolas do centro de Rio Branco e de alguns bairros da capital como o Bosque, para debater o retorno das aulas presenciais, que deve ser realizado de maneira híbrida.

De acordo com a secretária, é preciso ouvir quem está na ponta do processo de ensino-aprendizagem, que são exatamente as escolas e, por isso, está realizando um conjunto de ações também em diversos municípios do interior, como Porto Acre, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alvex, Brasileia e Xapuri.

“Temos clareza de que constituímos um sistema composto por SEE, Conselho Estadual de Educação (CEE) e escolas, todos com um papel distinto, e todos compondo o mesmo sistema, que tem uma missão a cumprir na sociedade, que é formar as futuras gerações”, frisou.

Na reunião, a secretária falou ainda do momento da pandemia, em que as escolas tiveram a possibilidade de entrar na estrutura familiar, seja por meio das videoaulas, seja por meio do material impresso. Por isso, a importância de se reunir com os gestores para discutir o retorno das aulas presenciais.

“É um momento de se fazer um esforço conjunto, de organizar nas escolas o ensino híbrido, de modo a vencer o ano letivo de 2021 e preparar o ano letivo de 2022, porque todos foram pegos de surpresa com esta pandemia, mas rapidamente os sistemas se organizaram para dar uma resposta possível”, afirmou.

Leia Também:  Provas para juízes leigos conciliadores serão aplicadas em outubro.

A previsão para o retorno das aulas presenciais é o dia 8 de setembro. Os debates com os zoneamentos em Rio Branco e também com os coordenadores dos núcleos, cujos encontros serão realizados por videoconferência, são necessários para se ter noção de como essas aulas irão reiniciar.

Inicialmente há duas possibilidades de retorno do ensino híbrido. A primeira é as turmas retornarem com 50% dos alunos por turma, por semana. A outra parte da turma estudaria remotamente. A segunda é que apenas as séries de transição, 5º , 9º e 3º ano do ensino médio retornem ao ensino presencial.

E, para que esse retorno seja uma realidade em setembro, a SEE trabalha nos editais de preenchimento de vagas, por meio de processos seletivos simplificados, até as questões de manutenção das escolas, da merenda escolar e até mesmo da compra de material sanitário.

“Temos adotado como estratégia de gestão uma tomada de decisões coletivas que atendam a grande maioria das escolas. Agora temos a demanda do retorno das aulas, mas há muitas outras questões de ordem didático-pedagógicas, de ordem administrativa e de infraestrutura que precisam ser discutidas com os gestores”, afirma Socorro Neri.

De acordo com o professor Francisco Lira, gestor da Escola Diogo Feijó, no bairro Floresta, “essa iniciativa da secretária Socorro Neri é de excelência”. “Chamar para discutir é louvável para ouvir as nossas angústias e sugestões, porque assim poderemos retornar as aulas presenciais de forma mais tranquila”, disse.

Leia Também:  Decisão do STF deve afetar 1,5 mil servidores da Educação no AC

Para o professor Thiago Vale, gestor do Colégio Acreano, localizado no centro de Rio Branco, trata-se de uma “semente de suma importância que está sendo plantada, porque esse colegiado tem muito a contribuir”.

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O município de Bujari se Limita ao norte com o Amazonas, ao sul com o município de Rio Branco, a leste com o município de Porto Acre e a oeste com o município de Sena Madureira. Sua área é de 3.467,681 km², com uma densidade demográfica (hab/km²) de 3,00 , sendo que em 2010 possuía um IDHM de 0,589.

O município de Bujari originou-se no início de 1968/1969, por remanescentes indígenas que se integraram a sociedade ali instalada, com a construção da BR 364, trecho Rio Branco/Sena Madureira. Povoado elevado à categoria de Vila, em 1986. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bujari, pela Lei Estadual nº 1031, de 28 de abril de 1992, alterado pela Lei Estadual nº 1066, de 9 de dezembro de 1992, que o desmembrou de Rio Branco, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Educação realiza acompanhamento pedagógico em escolas da zona rural de Porto Walter

Publicados

em

Durante dez dias, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação percorrerão as escolas das regionais do Rio Cruzeiro do Vale, Baixo Juruá, Rio Mirim, Natal, Ouro Preto, Rio das Minas e Grajaú realizando acompanhamento pedagógico e a conclusão do 3º bimestre das aulas.

O acompanhamento acontece diante da necessidade de melhorar a qualidade do ensino e promover a inserção de atividades no currículo e na didática pedagógica. Além de aspectos pedagógicos, os profissionais procurarão discutir ações teóricas e práticas que norteiam as ações de programas e suporte da educação municipal, conforme destaca o Secretário de Educação Flávio Borges.

“Uma das prioridades do Prefeito César Andrade e nossa enquanto secretário é a educação. Esses encontros são fundamentais para alinharmos as ações pedagógicas, promovendo a mobilização da comunidade, dos pais para que a frequência dos alunos seja mantida, e para que as intervenções necessárias em sala aconteçam, tudo isso para que a gente tenha cada vez mais a melhoria do desempenho acadêmicos dos estudantes”, ressalta.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Não vou munda meu voto, tenho costume de orar com minha palavra, diz vereador Jurandir. O clima na Câmara de Vereadores esquentou, após parte dos servidores da prefeitura de Brasileia tumultuar a sessão e descumprirem o Regimento Interno, por esse motivo, os vereadores chamou a atenção da Presidente da Casa, Arlete Amaral, por conta da sua inércia diante da situação vexatória. 

Leia Também:  Governo cria a Escola de Gestores Escolares do Acre

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA