RIO BRANCO

Educação

Após descumprimento de TAC, MP suspende contratos e 14 escolas podem ficar sem aulas

Publicados

Educação

O Ministério Público do Acre (MP-AC) suspendeu a contratação de servidores provisórios da cidade de Porto Acre, interior do estado. A decisão é devido ao descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2017 entre o MP-AC a prefeitura da cidade.

Com a determinação, mais de 200 servidores do município vão ter que deixar os cargos e 14 escolas podem ficar sem aulas. Para que isso não aconteça, o município entrou com um pedido de liminar na Justiça para suspender a decisão do MP-AC.

Os três processos seletivos foram realizados este ano, para contratação de servidores para as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde.

“Em 2006, a gestão anterior fez um processo seletivo, só que o Ministério Público apontou irregularidades, pediu o cancelamento, e propôs a elaboração do TAC. Em 2017, na gestão do novo prefeito, foi aprovada uma lei na Câmara, foi feito processo seletivo e não houve problema nenhum porque ninguém conhecia esse TAC”, explicou o assessor da Secretaria de Educação e professor efetivo, Sérgio Baquer.

Leia Também:  Candidatos têm dificuldade com inscrição no Fies, MEC nega problema

Com o vencimento do processo seletivo de 2017, o município realizou outros processos este ano para renovar com os servidores. Segundo Baquer, o município só soube do TAC que proibia as contratações provisórias recentemente.

“Está suspensa por ordem judicial em 2019. No TAC, o ex-gestor se comprometia a não realizar processo seletivo. Está suspendo até que a gente consiga um recurso para rever a decisão da juíza em primeira instância”, complementou.

Escolas sem aula

Ainda segundo o professor, caso o município não consiga a liminar até segunda-feira (7) cerca de 14 escolas da cidade vão suspender as aulas por falta de profissionais. Ele revelou também que o quadro de servidores efetivos está defasado e não atende a demanda da cidade.

“A população vai ter um grande prejuízo, porque não vão funcionar escolas, postos de saúde e outros serviços para as famílias. Então, nossa situação é assim. Nos reunimos com os servidores, os advogados passaram os informes e o prefeito disse que vai cumprir a decisão. A partir de segunda já vamos ter escolas fechadas”, lamentou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Educação realiza acompanhamento pedagógico em escolas da zona rural de Porto Walter

Publicados

em

Durante dez dias, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação percorrerão as escolas das regionais do Rio Cruzeiro do Vale, Baixo Juruá, Rio Mirim, Natal, Ouro Preto, Rio das Minas e Grajaú realizando acompanhamento pedagógico e a conclusão do 3º bimestre das aulas.

O acompanhamento acontece diante da necessidade de melhorar a qualidade do ensino e promover a inserção de atividades no currículo e na didática pedagógica. Além de aspectos pedagógicos, os profissionais procurarão discutir ações teóricas e práticas que norteiam as ações de programas e suporte da educação municipal, conforme destaca o Secretário de Educação Flávio Borges.

“Uma das prioridades do Prefeito César Andrade e nossa enquanto secretário é a educação. Esses encontros são fundamentais para alinharmos as ações pedagógicas, promovendo a mobilização da comunidade, dos pais para que a frequência dos alunos seja mantida, e para que as intervenções necessárias em sala aconteçam, tudo isso para que a gente tenha cada vez mais a melhoria do desempenho acadêmicos dos estudantes”, ressalta.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Não vou munda meu voto, tenho costume de orar com minha palavra, diz vereador Jurandir. O clima na Câmara de Vereadores esquentou, após parte dos servidores da prefeitura de Brasileia tumultuar a sessão e descumprirem o Regimento Interno, por esse motivo, os vereadores chamou a atenção da Presidente da Casa, Arlete Amaral, por conta da sua inércia diante da situação vexatória. 

Leia Também:  Educação oferta curso de Metodologia de Alfabetização no Sistema Braille

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA