RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Educação

Aluna de Epitaciolândia vence as etapas municipal e estadual, e vai concorrer a nível nacional ao Prêmio MPT na Escola

Publicados

Educação

(Assessoria) – Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, uma Cerimônia de entrega de medalhas aos alunos vencedores do Prêmio MPT na Escola nas categorias Poesia e Música, Alunos das Escolas Bela Flor e João Pedro foram os vencedores.

Na categoria poesia falando sobre o trabalho infantil, foram vencedores os Alunos da Escola Bela Flor e João Pedro da Silva sendo: Lorena Freitas 4º ano 1º Lugar, (Escola Bela Flor) e Alice Carvalho 2º lugar e Renato Chaves 3º Lugar (Escola João Pedro da Silva.

Na composição de música a aluna Yohana Johann de Oliveira do 5º ano da Escola Bela Flor, foi a grande vencedora na fase municipal, estadual e agora vai concorrer a nível nacional.

Ela é filha do professor de música da Escolinha Dó-Ré-Mi Jessé de Oliveira Pereira Johann, ele tem se dedicado a ensinar musica tanto no particular como em projetos da prefeitura que vem inserindo a música dentro das escolas como forma de melhoramento do ensino.

O prefeito Sérgio Lopes acompanhado da Secretaria Municipal de Educação Eunice Maia Gondim participou do evento, fizeram parte ainda do dispositivo de honra a Gestora da Escola Bela Flor Maria Gorete Freitas da Silva, Nilsilene Eduino Coordenadora de Ensino, Jessé de Oliveira Pereira Johann e a professora Renata Coordenadores do projeto e a professora Aurineide representando todos os professores.

Leia Também:  Com autorização da Justiça, Polícia Civil doa cadáver para curso de Medicina da Ufac

Sérgio Lopes falou da sua satisfação de ver mais esse resultado positivo na educação.

“ Eu acredito que agora dentro das escolas cada vez mais nós iremos ampliar esses projetos, para que possamos contemplar o maior número possível de nossos alunos, quero parabenizar todos que concorreram, eu tenho certeza que foram excelente na poesias e também na música, nós tivemos aí o destaque tanto municipal, estadual e agora nacional, por isso, parabenizo todos que foram vencedores da etapa municipal, aos professores pelo trabalho que desenvolve a frente das salas de aula, e, agradecemos mais uma vez pelo resultado que nós tivemos já pelo segundo ano consecutivo na educação do município que onde Epitaciolândia alcançou o melhor índice de qualidade de ensino.” Destacou Sérgio Lopes.

O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que visa promover debates sobre os direitos das crianças e adolescentes, com o objetivo de combater o trabalho infantil.

O prêmio integra o Projeto Resgate à Infância, que faz parte da Coordenação Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT.

Leia Também:  Aldeias de Tarauacá são beneficiadas com quatro novas escolas
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Nota do Enem pode garantir vaga em Medicina na Afya, Faculdades de Ciências Médicas em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

Com até 40 vagas disponíveis, estudantes podem usar a nota do Enem para ingressar em uma das mais renomadas faculdades de medicina do Brasil – Foto:

(Faca Medicina) – No próximo domingo (10) é realizado o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os estudantes que sonham em cursar medicina, o bom desempenho no Enem pode garantir uma vaga no curso da Afya Faculdades de Ciências Médicas, instituição que é líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, e que conta com uma unidade em Cruzeiro do Sul, no Acre.

Na ITPAC Cruzeiro do Sul|Afya são 40 vagas para o curso de medicina, sendo 25 regulares e 15 remanescentes. A diretora geral da instituição de ensino, Simone Rigo, explica que os interessados podem utilizar a nota do exame realizado entre 2015 e 2024. Segundo a gestora, o candidato ingressa por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas, facilitando a conquista do tão sonhado diploma superior.

“Para ser beneficiado pelo programa é preciso obter média mínima de 450 pontos nas questões do Enem e pontuação maior que 0 na redação do exame. Também é necessário comprovar a renda familiar bruta mensal. Além disso, o estudante não pode possuir nenhuma formação superior”, pontua Simone Rigo.

Para se candidatar, os estudantes devem acessar Facamedicina.afya e preencher o formulário de inscrição. O processo seletivo é realizado por meio da análise da nota do Enem. Em Cruzeiro do Sul basta entrar em contato pelo número (68) 99607-2961.

Com uma matriz curricular atualizada, metodologia própria e 25 anos de experiência na formação médica, a Afya se apresenta como uma instituição de referência em todo o país. Simone Rigo destaca o formato de ensino inovador da instituição, baseado em metodologias internacionais, como Project-Based Learning (PBL) e Team-Based Learning (TBL), que garantem o desenvolvimento escalonado e prático das competências dos alunos ao longo da formação.

“O aluno aprende a teoria, realiza atividades em pequenos grupos e simula o que aprendeu em um ambiente totalmente seguro e controlado. Dessa forma, adquire autonomia e autoconfiança para os atendimentos em campo, chegando muito mais preparado para essa etapa”, explica a diretora.

Leia Também:  Inscrições para o curso em gestão pública de C. estão abertas na Ufac

Integração com a comunidade

A metodologia da Afya também se diferencia pela integração com a comunidade. No curso, que tem duração de 6 anos, os alunos participam de projetos de extensão, inseridos em comunidades locais. “Esse é um pilar de extrema importância para a Afya. E são projetos importantes para o desenvolvimento de competências essenciais ao crescimento profissional. Têm um impacto significativo na formação dos nossos médicos”, acrescenta a diretora.

A capacitação e o aprimoramento constante da equipe de docentes da instituição é outro diferencial. “Os professores que atuam no curso são altamente qualificados em suas áreas e com ampla experiência de mercado, o que contribui para a formação dos futuros profissionais”, ressalta.

A infraestrutura das unidades também é um ponto de destaque. Os Centros de Simulação em Saúde (CSS) oferecem ambientes práticos completos, com consultórios, salas de emergência e de cirurgia, garantindo que os alunos possam vivenciar diversas situações clínicas. Os CSS da Afya seguem os rigorosos padrões da Sociedade Americana de Simulação em Saúde (Society for Simulation in Healthcare – SSH), assegurando qualidade na formação prática.

Algumas dicas para ir bem ao fazer a prova do Enem:

1. Aprenda a controlar o nervosismo

O nervosismo é normal, mas não pode impedi-lo de fazer a prova. Por isso, se perceber que a ansiedade está aumentando, a dica é respirar lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Essa técnica ajuda a relaxar e ficar mais calmo para resolver as questões.

2. Comece a prova pelas questões mais fáceis

Não é preciso seguir a ordem correta das questões da prova do Enem. Por isso, o mais indicado é que comece resolvendo as que julgar mais fáceis.

3. Tome cuidado com as ‘pegadinhas’ da prova

As questões apresentam diversos elementos de distração, que podem induzir ao erro. É bem comum, por exemplo, que apresentem duas respostas verdadeiras, mas sendo que apenas uma delas diz respeito ao que foi perguntado no enunciado. A dica é sempre revisar o que está sendo perguntado na questão e, assim, não cair na ‘pegadinha’ de quem elaborou a prova.

4. Faça pequenas pausas durante a prova

Você sabia que o nosso cérebro tem capacidade de concentração de 50 minutos e depois vai começando a se distrair? É por isso que pequenas pausas a cada hora do exame é uma boa ideia para dar uma refrescada na cabeça e evitar o cansaço mental. Nessas pausas você pode ir ao banheiro, comer algo, fazer um alongamento etc. Apenas tome cuidado para não perder tempo demais nos intervalos e depois não dar conta de finalizar a prova.

Leia Também:  Programa Escola em Casa: professores, pais e alunos conectados

5. Seja estratégico até mesmo na forma de chutar

Sempre vale mais a pena “chutar” do que simplesmente perder pontos por não marcar uma resposta na questão colocada. Porém, até mesmo para chutar é preciso ser estratégico. Leia a questão com calma e elimine as respostas que você tem certeza que estão erradas. Feito isso, pode tentar a sorte apostando em uma das sentenças que pensa terem chances de estarem corretas. Usar essa estratégia ajuda a aumentar as suas possibilidades de acerto no momento do chute.

Sobre a Afya

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em Afya.com.br e ir.afya.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA