RIO BRANCO

Educação

Acre está entre os três melhores estados em avaliação de estudantes

O Acre foi um dos estados brasileiros que registrou avanços no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) entre 2012 e 2015.

Publicados

Educação

O Acre foi um dos estados brasileiros que registrou avanços no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) entre 2012 e 2015.

 Por Samuel Bryan 

avaliacao-internacional-de-estudantes

Acre registrou avanços em leitura, ciências e matemática (Foto: arquivo Secom)

Os dados do programa foram liberados nesta terça-feira, 6, e colocam o Acre como o segundo estado mais bem avaliado na Região Norte e na comparação Norte e Nordeste, em terceiro. Ficando atrás apenas do Amazonas e do Ceará, respectivamente.

O Pisa é uma avaliação trienal feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2000. Em 2015, participaram 70 países.

As provas, aplicadas em dois dias, focam nos conhecimentos de alunos entre 15 e 16 anos que estejam no mínimo cursando o 7º ano, avaliando matemática, leitura e ciências. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que aplica as provas.

A melhor nota do Acre foi em leitura. Se em 2009 o estado alcançou 383,2 pontos e em 2012 registrou 383, em 2015 os alunos acreanos alcançaram 407 pontos. Em ciências, o estado registrou 379 em 2009, 379,8 em 2012 e 399 em 2015. Já em matemática foram 350 pontos em 2009, 358,7 em 2012 e 377 em 2015.

Leia Também:  Profissionais de educação física discutem importância da atividade no combate à depressão

No âmbito internacional, o Brasil registrou um decréscimo no ranking do Pisa, caindo da posição 59 para a 63. No Pisa 2015, participaram 23.141 estudantes de 841 escolas (públicas e particulares).

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, reconhece que muitos avanços ainda precisam ser feitos, mas comemora que o Acre tenha conquistado um resultado tão expressivo.

“Nos últimos anos o Acre vem melhorando seu desempenho em avaliações educacionais. Isso mostra que estamos no caminho certo entre os investimentos que temos realizado. Ainda temos, sim, muito que melhorar e investir, mas essa é uma questão de âmbito nacional”, disse Brandão.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Educação realiza acompanhamento pedagógico em escolas da zona rural de Porto Walter

Publicados

em

Durante dez dias, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação percorrerão as escolas das regionais do Rio Cruzeiro do Vale, Baixo Juruá, Rio Mirim, Natal, Ouro Preto, Rio das Minas e Grajaú realizando acompanhamento pedagógico e a conclusão do 3º bimestre das aulas.

O acompanhamento acontece diante da necessidade de melhorar a qualidade do ensino e promover a inserção de atividades no currículo e na didática pedagógica. Além de aspectos pedagógicos, os profissionais procurarão discutir ações teóricas e práticas que norteiam as ações de programas e suporte da educação municipal, conforme destaca o Secretário de Educação Flávio Borges.

“Uma das prioridades do Prefeito César Andrade e nossa enquanto secretário é a educação. Esses encontros são fundamentais para alinharmos as ações pedagógicas, promovendo a mobilização da comunidade, dos pais para que a frequência dos alunos seja mantida, e para que as intervenções necessárias em sala aconteçam, tudo isso para que a gente tenha cada vez mais a melhoria do desempenho acadêmicos dos estudantes”, ressalta.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Não vou munda meu voto, tenho costume de orar com minha palavra, diz vereador Jurandir. O clima na Câmara de Vereadores esquentou, após parte dos servidores da prefeitura de Brasileia tumultuar a sessão e descumprirem o Regimento Interno, por esse motivo, os vereadores chamou a atenção da Presidente da Casa, Arlete Amaral, por conta da sua inércia diante da situação vexatória. 

Leia Também:  Depasa Acre abre concurso com mais de 500 vagas salários de 900 a 2,2 mil

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA