RIO BRANCO

Cultura

Pela Promulgação do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

Desde o início deste ano, um pequeno grupo de agentes culturais vem se reunindo pra criar um Fundo Municipal de Cultura.

Publicados

Cultura

Desde o início deste ano, um pequeno grupo de agentes culturais vem se reunindo pra criar um Fundo Municipal de Cultura.

cultura no Brasil

Ao realizarmos uma pesquisa na Câmara de Vereadores, descobrimos que já havia uma Lei regulamentando o Fundo, a 2999/2012, que criava o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

Fizemos uma leitura criteriosa da mesma e vimos que ela precisava ser atualizada. Travamos diversos debates e chegamos a uma conclusão.

Apresentamos essas atualizações ao Vereadores, que avaliou-as, e, de pronto, abraçou a ideia. A partir daí, a Lei foi avaliada pelo Assessor Jurídico da Câmara, e também por QUATRO comissões, tendo, todos esses, retornado com parecer FAVORÁVEL às atualizações.

A Lei seguiu pra sessão e foi aprovada, por UNANIMIDADE, em dois turnos de votação.

Logo após a aprovação, tivemos audiências com o Secretário de Desenvolvimento e o Secretário de Esportes, CULTURA, Turismo, e Lazer. Ambos se posicionaram no sentido de aprovar a Lei.

Desde Abril de 2012, quando a Lei foi promulgada, não se viu SEQUER UMA ação cultural ser realizada na cidade através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

Leia Também:  Empresária vende mais de 8 mil ovos de Páscoa em Rio Branco

Não há notícia de NENHUM projeto que tenha sido apresentado e realizado por algum Agente Cultural local. Se alguém sabe de algo…

É mais do que claro que o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura trará benefícios à toda a população, bem como à Prefeitura:

– Aos agentes Culturais, que poderão realizar seus projetos, sem ficar “com o pires na mão”, pedindo 50, 100 reais aos empresários e comerciantes locais;

– Aos fornecedores de matéria-prima, e/ou serviços, que terão seus negócios alavancados;

– Ao público, que poderá “absorver” cultura local;

– À cidade como um todo, pois o dinheiro estará “girando” aqui dentro, gerando divisas e impostos para o Município;

– Aos empresários, que poderão contribuir com o Fundo, não tendo mais a “obrigação” de atender aos que vão “com o pires na mão”, pedir 50, 100 reais.

Infelizmente, imaginávamos que haveria o veto. A Lei agora será analisada por uma Comissão de Vereadores, e o veto deverá ser votado.

Agora contamos com sua colaboração, assinando a Petição Online para que o veto da Prefeitura seja derrubado.

Leia Também:  Raimundo Mendes tem muito orgulho da Resex Chico Mendes em Xapuri

Fonte: chrisgar.com.br

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Empreendedorismo: Governo fortalece turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia

Publicados

em

Comunidade da Trilha recebendo os certificados da capacitação – Foto: cedida

Visando organizar e fortalecer o turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, realizou nos dias 23 a 25, cursos para a comunidade.

Em parceria com a SOS Amazônia e com financiamento do Programa REM do Banco KFW, foram ministrados para 33 pessoas da comunidade, os cursos de qualidade no atendimento ao turista e condução de turistas em ambientes naturais.

A moradora da trilha, Evelina Liberalino, conhecida como Nena, participou dos dois cursos ofertados. “Conhecimento é sempre válido e necessário. Para nós que atuamos com a recepção de turistas é bom esse tipo de curso que nos capacita a atender melhor”, garante.

Além disso, foi feito o mapeamento de necessidades levantadas pelos próprios moradores e pelos técnicos da Secretaria a fim de melhorar o turismo na região.

“O programa de capacitação do Turismo de base comunitária é um dos alicerces do turismo acreano. Nossas equipes vêm capacitando e preparando toda a cadeia de receptivo turístico dessas comunidades. O turismo de base é gerador de renda o ano inteiro para as famílias que ali vivem. Esse papel de transformação social é muito gratificante!”

Leia Também:  Lindos e sozinhos: Veja quem são os solteiros mais cobiçados do Acre em 2015

Trilha Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é referência no circuito de trilhas, compostas por caminhadas que podem durar até quatro dias na floresta, onde o turista vivencia o cotidiano dos habitantes das matas.

O trajeto percorre seringais e várias partes da reserva, permitindo ao caminhante sentir a floresta densa e preservada em toda sua plenitude, com cheiros e sons da mata e das inúmeras espécies de animais que ali habitam.

Sendo apontada como uma das mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), pelo blog de turismo escalando. O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Assessoria – Agência / Secom

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro realiza confraternização com grupo de mulheres do CRAS

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA