RIO BRANCO

Cultura

Para evidenciar lutas da população negra e importância da igualdade, Ufac promove ‘Novembro Negro’

Publicados

Cultura

Para evidenciar lutas da população negra e importância da igualdade, Ufac promove ‘Novembro Negro’ — Foto: Arquivo/Ufac

Novembro é o mês dedicado ao combate ao racismo e, para marcar esse período, os alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) lançaram, na última semana, a quarta edição do “Novembro Negro”, e deve seguir durante todo o mês com uma programação de palestras on-line, premiações, live e minicuros que ainda estão com inscrições abertas. Do G1 Acre.

As atividades começaram no dia 1º de novembro com o lançamento da revista ‘Em Favor da Igualdade Racial’ e segue até o dia 30 de novembro. Ações ocorrem por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

O evento tem como objetivo evidenciar lutas e resistências da população negra contra racismo, preconceito e desigualdades sociais. E faz alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, desde 2003. A data foi escolhida por ser atribuída ao dia da morte de Zumbi de Palmares, líder do Quilombo de Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil.

“O novembro negro surgiu lá em 2018 como uma iniciativa da Ufac para trazer o debate para as relações étnico raciais e também a promoção de igualdade racial para a população negra em específico”, disse a coordenador do Neabi, Flávia Rocha.

Leia Também:  Prêmio João Mariano homenageia jornalista do Juruá

Flávia relembra que o período é importante porque evidencia estas discussões sobre o racismo e principalmente por apresentar propostas antirracistas para a educação.

“O objetivo é justamente trazer a discussão de um tema que ainda é muito inviabilizado pela nossa associação até pela própria academia também. A nossa universidade e sociedade ainda é muito eurocêntrica, voltada para conteúdos que estudam a Europa o que vem de lá e o Novembro Negro é uma busca de valorizar a população negra brasileira que, inclusive, é mais de 50% e aqui no Acre mais de 70%”, pontuou.

A coordenadora ainda ressaltou que as discussões são importantes para que a sociedade entenda que o racismo mata e que é necessário perceber os efeitos negativos desse crime.

“Racismo mata. Existe um genocídio da população negra em várias esferas da sociedade e, às vezes, a branquitude que nos é imposta nem nos deixa perceber que certas coisas existem e quem tem dizimado muitos da população negra no Brasil”, concluiu.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O vice-governador Wherles Rocha (PSL) e sua irmã, a pré-candidata ao governo Mara Rocha (PL), usaram suas redes sociais para gravar uma live e juntos debateram diversos problemas relacionados ao governo de Gladson Cameli (PP) e as inúmeras operações que vem sendo realizados ao longo da gestão de Gladson Cameli. Mara Rocha (PL) que é cotada para disputar o Palácio Rio Branco em 2022, não poupou críticas ao que chamou de Governo da corrupção e destacou que o governo Gladson (que tanto criticou o PT) tem superado em se tratando de corrupção.

Leia Também:  Movimento contra as altas e abusos da Energisa no Acre, convoca população para manifestação em frente ao MPE

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Dupla sertaneja de Epitaciolândia lança clipe no YouTube e redes sociais que e está sendo um grande sucesso internacional

Publicados

em

“Essa música” é o primeiro lançamento da dupla, que chegou às plataformas em novembro – Foto: Reprodução

Próximo ao aniversário de 11 anos da dupla, os cantores Cristiano Paulo e Daniel lançaram “Essa música” em novembro no YouTube e nas redes sociais, onde a música está sendo ouvida em diversos estados do Brasil, além do reconhecimento internacional pelo Peru e Bolívia, com mais de 8 mil visualizações.

Segundo o portal Contilnet, a música foi gravada através do Festival da Canção: Voz da Fronteira, da Prefeitura de Epitaciolândia pela Secretaria de Cultura e Esportes, além do patrocínio da Menorá Entretenimento. De acordo com Cristiano Paulo, a dupla pretende lançar outro clipe em fevereiro, mas ainda não foi decidido qual música será gravada, mas há uma grande expectativa para aceitação do público.

Veja o Vídeo:

A dupla

Entre shows de Daniel realizados em Epitaciolândia, a dupla se uniu após Cristiano Paulo ser convidado para fazer a segunda voz do duo. “Nós nos conhecemos no ensino fundamental, ainda no início na carreira do Daniel, mas nós nos juntamos através de um amigo. Eu era garçom em um bar em Epitaciolândia e ele cantava com outro rapaz. Ele me convidou para fazer a segunda voz e o dono do estabelecimento se dispôs a comprar os instrumentos para que eu trabalhasse”, afirma Cristiano Paulo.

Leia Também:  Super Liga Acreana de Kung Fu realiza aulas gratuitas para a comunidade

Além disso, o proprietário do bar e restaurante Cantina Goiana, José Sulimar, conhecido como goiano, também sugeriu o nome da dupla, uma vez que Daniel usava o nome artístico de “Luan”. “Ele perguntou meu nome completo e eu disse, depois perguntou o nome do Daniel. Eu falei que meu nome era Cristiano Paulo Hoffmann, então ele disse que esse é o nome da dupla: Cristiano Paulo e Daniel”, conta o cantor.

A dupla Cristiano Paulo e Daniel fazem sucesso com o lançamento “Essa música”. Foto: Cedida

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereador diz que o prefeito Kiefer Cavalcante paga mais de 5 mil para dono de empresa que faz faculdade em Rio Branco – Vereador Ronaldo Reis de Feijó, gravou um vídeo onde fez graves denúncias contra a atual gestão do prefeito Kiefer Cavalcante a quem acusa de perseguição política e possível pagamentos irregulares em sua gestão. De acordo com o vereador, o prefeito demitiu a sua esposa só aconteceu depois que trouxe a tona um pagamento supostas irregularidades o que confirma a perseguição política que vem sofrendo por parte do gestor.

Leia Também:  Expoacre atraiu mais de 200 mil pessoas em nove noites, afirma organização

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA