RIO BRANCO

Cultura

Ministério do Turismo reconhece potencial de 14 cidades acreanas

Praticar o ecoturismo é uma das possibilidades no Acre. O Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última quinta-feira, 14, com a lista de 3.285 municípios de 328 regiões turísticas.

Publicados

Cultura

Praticar o ecoturismo é uma das possibilidades no Acre. O Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última quinta-feira, 14, com a lista de 3.285 municípios de 328 regiões turísticas.

O Acre foi um dos estados que registrou crescimento quando comparado à última edição do levantamento, divulgada em 2016.

O mapa do turismo no estado cresceu 40%. Cinco municípios foram inseridos e um, excluído. Agora são 14 as cidades que demonstraram interesse em trabalhar com o turismo e desenvolver a economia em cinco regiões acreanas.

Esse crescimento é resultado das políticas públicas implementadas no setor pelo governo do Acre. Todas as áreas foram identificadas e classificadas para receber os investimentos adequados.

“Tivemos a oportunidade de inserir novos dados para compor o mapa. Foi um trabalho intenso de diálogo com as prefeituras e empresários. Órgãos foram criados para gerir o turismo e as cadeias que ele movimenta”, lembrou Rachel Moreira, titular da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul).

A atualização periódica do Mapa é parte das ações do Plano Brasil + Turismo, do governo federal, para fortalecer o setor no país.

Leia Também:  Programação cultural abre Feira de Ecoflores em Rio Branco

No Acre apenas Rio Branco alcançou classificação A – as demais cidades figuram entre as categorias D e E. Os destinos ainda não possuem grande fluxo turístico e precisam de mais apoio para geração de empregos e locais para hospedagem.

“É por meio da categorização e do mapa que as prefeituras podem concorrer e receber recursos dos editais disponibilizados pelo governo federal. Quem compõe o relatório também pode receber os recursos do Estado”, afirmou Rachel Moreira.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Empreendedorismo: Governo fortalece turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia

Publicados

em

Comunidade da Trilha recebendo os certificados da capacitação – Foto: cedida

Visando organizar e fortalecer o turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, realizou nos dias 23 a 25, cursos para a comunidade.

Em parceria com a SOS Amazônia e com financiamento do Programa REM do Banco KFW, foram ministrados para 33 pessoas da comunidade, os cursos de qualidade no atendimento ao turista e condução de turistas em ambientes naturais.

A moradora da trilha, Evelina Liberalino, conhecida como Nena, participou dos dois cursos ofertados. “Conhecimento é sempre válido e necessário. Para nós que atuamos com a recepção de turistas é bom esse tipo de curso que nos capacita a atender melhor”, garante.

Além disso, foi feito o mapeamento de necessidades levantadas pelos próprios moradores e pelos técnicos da Secretaria a fim de melhorar o turismo na região.

“O programa de capacitação do Turismo de base comunitária é um dos alicerces do turismo acreano. Nossas equipes vêm capacitando e preparando toda a cadeia de receptivo turístico dessas comunidades. O turismo de base é gerador de renda o ano inteiro para as famílias que ali vivem. Esse papel de transformação social é muito gratificante!”

Leia Também:  PM do Acre é condecorado pelos serviços prestados à Segurança do Brasil

Trilha Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é referência no circuito de trilhas, compostas por caminhadas que podem durar até quatro dias na floresta, onde o turista vivencia o cotidiano dos habitantes das matas.

O trajeto percorre seringais e várias partes da reserva, permitindo ao caminhante sentir a floresta densa e preservada em toda sua plenitude, com cheiros e sons da mata e das inúmeras espécies de animais que ali habitam.

Sendo apontada como uma das mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), pelo blog de turismo escalando. O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Assessoria – Agência / Secom

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Leia Também:  Coletivo Travessias na Floresta realiza mapeamento de novas trilhas em Capixaba

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA