RIO BRANCO

Cultura

Índios isolados desenvolveram pés especializados para subir em árvores

Não há restaurantes ou mercearias nas florestas tropicais do leste do Equador, por isso, se o povo Huaorani quiser comer, eles saem para caçar.

Publicados

Cultura

Não há restaurantes ou mercearias nas florestas tropicais do leste do Equador, por isso, se o povo Huaorani quiser comer, eles saem para caçar.

Índios isolados

Pessoas dessa tribo são especialistas em subirem em árvores para caçar primatas, que eles matam com dardos envenenados disparados de zarabatanas.

Há menos de 4.000 pessoas na tribo Huaorani e o pool genético pequeno, juntamente com a constante escalada de árvores levou-os a desenvolver pés muito planos, muitos dos quais têm seis dedos.

A carne do macaco é uma dádiva de sua dieta, que igualmente inclui javalis, tucanos, plantas e as ervas da floresta coletadas pelas mulheres.

Os Huaorani vivem não muito longe do Rio Napo, que eventualmente flui para a poderosa Amazônia no vizinho Peru.

O fotógrafo britânico Pete Oxford, tirou varias fotos e disse: “Os índios Huaorani são um povo da floresta altamente em sintonia com seu ambiente. Hoje eles enfrentam mudanças radicais em sua cultura para a proximidade da exploração de petróleo dentro de seu território e do Parque Nacional Yasuni e da Reserva da Biosfera.”

Leia Também:  Funcionário Da Recol Capota Caminhonete Em Rio Branco

Índios isolados 3

– Eles ainda caçam principalmente com zarabatanas e lanças comendo um monte de macacos e javalis.

Os Huaorani, que às vezes são chamados Waorani ou Waos, são uma tribo indígena ameríndia cuja língua não tem nenhuma relação com qualquer outra língua, nem mesmo quíchua, que é amplamente falada no Equador.

O Sr. Oxford disse:

“Em minha vida, o mundo testemunhou o encolhimento maciço nas culturas do mundo e no conhecimento indígeno. Estamos todos homogeneizando a mesma coisa.

Para mim isso é angustiante. Uma das minhas maiores alegrias é passar tempo com pessoas diferentes de mim. Estou muito ciente de que quando eu visitar “estrangeiros” eu não sou estrangeiro.”

Índios isolados 2

Índios isolados 1

Índios isolados 4

Índios isolados desenvolveram pés especializados

Fonte: Daily Mail

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Empreendedorismo: Governo fortalece turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia

Publicados

em

Comunidade da Trilha recebendo os certificados da capacitação – Foto: cedida

Visando organizar e fortalecer o turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, realizou nos dias 23 a 25, cursos para a comunidade.

Em parceria com a SOS Amazônia e com financiamento do Programa REM do Banco KFW, foram ministrados para 33 pessoas da comunidade, os cursos de qualidade no atendimento ao turista e condução de turistas em ambientes naturais.

A moradora da trilha, Evelina Liberalino, conhecida como Nena, participou dos dois cursos ofertados. “Conhecimento é sempre válido e necessário. Para nós que atuamos com a recepção de turistas é bom esse tipo de curso que nos capacita a atender melhor”, garante.

Além disso, foi feito o mapeamento de necessidades levantadas pelos próprios moradores e pelos técnicos da Secretaria a fim de melhorar o turismo na região.

“O programa de capacitação do Turismo de base comunitária é um dos alicerces do turismo acreano. Nossas equipes vêm capacitando e preparando toda a cadeia de receptivo turístico dessas comunidades. O turismo de base é gerador de renda o ano inteiro para as famílias que ali vivem. Esse papel de transformação social é muito gratificante!”

Leia Também:  Acre sedia etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

Trilha Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é referência no circuito de trilhas, compostas por caminhadas que podem durar até quatro dias na floresta, onde o turista vivencia o cotidiano dos habitantes das matas.

O trajeto percorre seringais e várias partes da reserva, permitindo ao caminhante sentir a floresta densa e preservada em toda sua plenitude, com cheiros e sons da mata e das inúmeras espécies de animais que ali habitam.

Sendo apontada como uma das mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), pelo blog de turismo escalando. O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Assessoria – Agência / Secom

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Leia Também:  Apresentação de dança da escola Adorarte no Centro cultural

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA