Cultura
Escola de Música do Acre inicia período de matrícula para alunos da rede pública de ensino
Cultura
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Escola de Música do Acre (Emac), inicia nesta segunda-feira, 30, a matrícula dos candidatos que estudam na rede pública de ensino e que foram selecionados para as vagas dos cursos de formação inicial.
Os alunos devem comparecer à sede da Emac, em Rio Branco, até o dia 7 de junho para efetuar a matrícula, portando os seguintes documentos: declaração escolar e uma foto 3×4, além de uma cópia da certidão de nascimento ou RG, outra do CPF e uma do comprovante de endereço.
Cerca de 5% das vagas foram destinadas para alunos com alguma deficiência ou transtornos e que estejam recebendo acompanhamento clínico e educacional especializado. Nesses casos, os estudantes deverão apresentar laudo médico.
Matrícula para a comunidade
Os membros da comunidade que foram sorteados para as vagas nos cursos da Emac também devem comparecer à sede da instituição entre os dias 6 e 10 de junho, para efetuar matrícula e apresentar os seguintes documentos: uma foto 3×4, além de uma cópia da certidão de nascimento ou RG, outra do CPF e uma do comprovante de endereço.
Atendimento
O horário de atendimento ao público para a efetivação de matrícula, nos dias indicados, é das 8 às 12h e 14 às 18h. A Escola de Música do Acre está localizada na Avenida Central, 92, Conjunto Tucumã II, no Distrito Industrial da capital. Para obter mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a Emac pelo número telefônico: (68) 3229-4918.
O ano letivo se inicia no dia 13 de junho e as aulas serão realizadas uma vez por semana, de forma presencial, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Cultura
Grupo junino CL na roça vai homenagear sanfoneiro acreano em apresentação de circuito no Acre
CL na roça volta às apresentações homenageando sanfoneiro acreano – Foto: Arquivo pessoal
O grupo junino CL na roça, criado há 22 anos, se prepara para se apresentar na primeira etapa do Circuito Junino de 2022, que começa nesta sexta-feira (10) no estacionamento do Via Verde Shopping. A quadrilha é a primeira a se apresentar no evento que vai durar 3 dias – 10, 11 e 12 de junho.
Na primeira etapa, além do início das festividades juninas no shopping ocorre também a escolha do Rei Caipira, da Rainha Caipira e da Rainha da Diversidade. A quadrilha nasceu dentro do bairro da Sobral, mas, atualmente conta com moradores de vários bairros da Baixada do Sol.
Com a temática, “Da sanfona ao coração: Viva Monteirinho nas noites de São João”, o grupo vai exaltar a cultura acreana fazendo uma homenagem a Monteirinho, ex-seringueiro conhecido pelos seus acordes na sanfona.
Apesar de não ter nenhum título, o grupo diz que sempre se destaca pelos temas que leva ao circuito. “Somos sempre revelação todos os anos, a gente é destaque pelas temáticas que escolhemos. Sempre estamos entre as cinco melhores”, disse uma das coordenadoras do grupo, Francilene Maria, mais conhecida como Lene.
Uma média de 35 pessoas devem se apresentar nesta sexta, contando com 12 pares, pessoal de apoio, e, claro, os noivos que se casam na apresentação.
“Esses últimos anos têm sido muito difíceis pra gente. Não gosto nem de falar, mas a pandemia deu uma freada muito grande no movimento e também, devido à violência, muitos pais não deixam seus filhos irem para a quadrilha, mas pra quem conseguiu participar, tem sido apaixonante”, conta.
Sobre a suspensão de dois anos do evento por causa da pandemia, Lene diz que o público, com a volta das atividades, tem demonstrado carinho pelo trabalho dos brincantes.
“É lindo a gente ver que a população está com fome de assistir a quadrilha. A gente sente que o povo está amando mais a gente e tratando com mais respeito.”
Nos ajustes finais, o figurino e detalhes cênicos ainda movimentam a equipe para que tudo saia como o esperado. “Está uma correria, mas vai dar certo”, finaliza. Tácita Muniz, G1 Acre
Grupo diz que sempre se destaca pelos temas que escolhe – Foto: Arquivo pessoal
-
Polícia6 dias atrás
Homem de 43 anos é preso com R$ 6 mil e vários frascos de anabolizantes adulterados em Rio Branco
-
Política4 dias atrás
Vereador Messias Lopes repudia as atitudes de Gladson Cameli sobre o caso do secretário de saúde, Sérgio Mesquita, de Epitaciolândia
-
Polícia6 dias atrás
Motorista de caminhão é preso com 60 kg de drogas durante patrulhamento da PRF na BR-317, em Capixaba
-
Educação6 dias atrás
Defensora pública participa de roda de conversa com estudantes da escola Craveiro Costa em Cruzeiro do Sul