Crica

Coluna do Crica

O vereador Joelso Pontes (PP) quer a unidade da oposição, em Brasiléia, em cima de um único candidato a deputado estadual. Claro, desde que seja ele. Esperto, este Joelso!

Publicados

Crica

A guerra aberta dos buracos da BR 364

Virou um suplício viajar de Sena Madureira a Rio Branco. A cada palmo é buraco disputando espaço com outro buraco. E ninguém toma uma providência. Ninguém assume a paternidade. “Fica o DNIT empurrando a responsabilidade para o Governo e vice e versa”, protestou ontem na Aleac o deputado Nelson Sales (PV), para quem a situação está colocando em perigo as pessoas que passam pela rodovia, seja em carros particulares ou nos coletivos. Nelson (foto) atribuiu a piora da conservação da estrada à retirada das balanças, que regulavam o peso transportado pelas carretas. “Com a desativação o que se vê na parte noturna são carretas sobrecarregadas transitando livremente”, denunciou o parlamentar, que pediu além da recuperação urgente a volta das balanças. O certo é que, não só pela crítica do deputado, mas por dezenas de outras, o DNIT está atuando com a rapidez de um jaboti quando se trata da rodovia BR-364!. Cuidado para não cansar!

Subam para as colinas, preparem os obuzes!

Alerta máximo! Alerta máximo! Subam para as colinas! Companhia de Obuzes de prontidão! Engatilhem as suas metralhadoras Ponto 50! Armas Anti-Tanques em posição de tiro! Cesário Braga irá mesmo assumir a presidência regional do PT. Alerta máximo! Alerta máximo!.

Apenas transcrevi

Recebi telefonema do presidente do PHS, Manoel Roque, agradecendo por ter colocado o episódio da sua exoneração e o seu descontentamento com a cúpula petista na íntegra, neste espaço. Apenas transcrevi o que me disse no que noticiei. Tem que ter alguém a não dizer amém e sim senhor, nesta aldeia da imprensa de tantos améns e sim senhor.

Não tem mesmo trava

Denunciou um fato político, não tem quem segure este espaço de publicar, aqui a censura é zero. Só não publicamos aberrações, ataques pessoais, fatos mentirosos, o resto: vale tudo!

Mal orientado

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Manoel Marcos (PRB), é um político reto, mas está sendo mal orientado na condução da “CPI dos Transportes”. O vereador Jackson Ramos (PT), por ser secretário-geral da mesa diretora, jamais poderia ser o Relator da CPI. É óbvio! É proibido pelo Regimento Interno.

Outro equívoco

Outro equívoco do presidente Manoel Marcos (PRB) é no tocante à exclusão do vereador Enerson Jarude (PSL) da comissão da CPI dos Transportes. Pela proporcionalidade partidária não poderia ficar fora. Deverá ser reconduzido pela Ação Cautelar impetrada na justiça.

Erros de orientação

Mas, nos dois casos não houve nenhuma má-fé do presidente Manoel Marcos (PRB), mas uma falta de uma melhor orientação por parte dos assessores da mesa, no tocante à aplicação do Regimento Interno da Câmara Municipal de Rio Branco.

Ruas dos buracos

O programa “Ruas do Povo”, em grande parte foi mal executado e se diluiu. Virou o “Ruas dos Buracos”. Só ficaram os buracos. Sei que é inverno, que a prefeitura não pode entrar a todo vapor por causa das chuvas, mas poderia acelerar os trabalhos de recuperação, que estão devagar, quase parando. Prefeito Marcus Alexandre, a cidade está ficando a capital das crateras! Que tal uma frente de emergência, antes do verão?

Leia Também:  Coluna do Crica

Moro não é Deus!

O Juiz Federal Sérgio Moro merece o respeito pela bela cruzada da moralidade. Mas no momento que abusa da autoridade, pensa ser Deus, mandar buscar coercitivamente um blogueiro, aprende o seu material de trabalho por se negar dar suas fontes, se apequena e veste a toga de censor. Não interessa a que partido pertença o blogueiro. Fonte é sagrada.

Dilma foi perfeita

A ex-presidente Dilma foi uma desgraça como gestora do país. Mas foi perfeita quando se tratava da liberdade de imprensa. E ninguém sofreu mais ataques que ela. Mas sempre disse que, preferia uma imprensa que cometesse erros, que fosse cáustica, do que uma imprensa amordaçada.

Muito simples

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, está pensando ser presidente dos EUA. Só pode! Baixou uma norma que só recebe os vereadores dia de quarta-feira. Tem um ditado que diz que quando se quer conhecer alguém lhe dê o poder. Se os vereadores fossem independentes baixaria um procedimento que só o receberiam com audiência marcada.

Não é pelo trombamento

Um gestor não vai ganhar notoriedade pela sua arrogância e por trombar com a classe política. Numa guerra entre vereadores e o prefeito Ilderlei Cordeiro, perde o prefeito. O que ganha se empavonando no cargo? Humildade, prefeito Ilderlei, cabe a qualquer hora.

Caminho traçado

O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDSB) diz que o caminho seu está traçado e nenhum político vai conseguir mudar. Levará seu nome para ser candidato ao Senado e somente recuará se as pesquisas o colocarem num baixo patamar de aceitação.

Com que direito?

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) comentava ontem que, se tem um partido que não deixará de ter candidato a senador próprio é o PSDB, pelo fato de que terá candidato próprio para a Presidência da República. Corretíssimo o raciocínio. Seu candidato é o Major Rocha (PSDB).

O buraco é mais embaixo

Está todo mundo zumbindo nos ouvidos do prefeito Marcus Alexandre para que saia candidato a governador. Não tanto porque terão a garantia de que vai ganhar, mas porque pode endurecer o jogo. Só que o buraco é mais embaixo, ganhar do senador Gladson Cameli (PP) não é ganhar da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Não se faz política no emocional.

Muito simples: é o interesse próprio

O Marcus Alexandre é o nome mais forte do PT. Não discuto. Mas o interesse dos deputados, dos candidatos a deputado, do senador Jorge Viana (PT), não é nem por acharem que ganha, mas o temor do candidato do PT ser alguém de baixa densidade eleitoral e os puxar para o fundo.

Leia Também:  Coluna do Crica

Voltarão os mesmos

“Voto em Lista” é a perpetuação desta patifaria que existe hoje no Congresso. No “Voto em Lista” só elegem-se os que estão na cabeça da lista e quem faz esta lista é a cúpula partidária. O candidato novo não terá chance alguma de ficar na relação na frente dos caciques.

Esporte é salutar

Muito boa a iniciativa dos deputados Léo de Brito (PT) e Daniel Zen (PT) de se juntarem para trabalhar na reorganização em toda a sua plenitude dos Jogos Escolares, que andaram capenga.

Sagrado direito

Nesta questão da TLEXFREE o vereador Roberto Duarte (PMDB) apenas exerceu o sagrado direito do advogado defender o seu cliente. Ninguém pode ser condenado sem ter o direito de defesa. E nem cabe discussão. E nem crítica ao profissional.

Desde que seja eu

O vereador Joelso Pontes (PP) quer a unidade da oposição, em Brasiléia, em cima de um único candidato a deputado estadual. Claro, desde que seja ele. Esperto, este Joelso!

Como se encanta rápido!

O deputado Jairo Carvalho (PSD) se dizia ontem encantado com o presidente do BASA, Marivaldo Melo, candidato a deputado federal, e maravilhado com a sua pessoa. Maravilhado o deputado Jairo vai ficar é quando o Marivaldo vir para a campanha e abrir a mala preta.

Convocação vetada

O prefeito Marcus Alexandre terá a sua convocação para a CPI dos Transportes vetada pela sua base política na Câmara Municipal de Rio Branco. A oposição já foi comunicada e protesta. Quem delibera neste tipo de situação é a maioria, porque é assim que funciona o parlamento.

Embargo de gaveta

Continua em embargo de gaveta no TJ, o Mandado de Segurança para a instalação da “CPI da Venda de Casas”. Não se sabe quando entrará em pauta para a sua votação.

Doe órgãos

No momento que você doa órgãos de um familiar, você esta salvando vidas.

O anofelino tem dono certo

Devagar com o andor que o anofelino é de barro e tem dono certo, deputado Luiz Gonzaga (PSDB)! Cruzeiro do Sul virou o campeão em casos de malária, no Acre. Nisso o parlamentar este certo, como em denunciar e pedir providências. Só que a competência do combate é do município e não do Estado. Quem tem de contratar agentes de endemias, botar as equipes nas ruas é o prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB). E não se trata de defender um governo com quem não tenho afinidade, mas falo em legalidade. O que o governo fez até aqui foi ajudar as prefeituras do Juruá sem ter a obrigação jurídica. Aliás, em abril, o governo já comunicou, segundo o secretário de Saúde, Gemil Junior, que todos os encargos ficarão com a prefeitura do município. Vamos deixar cada qual com o seu cada qual. E sem choro e sem politicagem.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA