Governo começa distribuição dos kits do Programa Primeira Infância

Todo o material dos kits foram feitos com base em vivências e os livros de guia foram editados com textos das práticas realizadas. 

Por Samuel Bryan Assessoria 

O governador Tião Viana e a vice-governadora Nazareth Araújo, receberam na manhã desta sexta-feira, 26, a visita da coordenadora do Programa Primeira Infância (PIA) pela Secretaria de Saúde (Sesacre), Priscylla Aguiar, que anunciou a distribuição dos kits de trabalho do projeto.

O PIA foi criado com o objetivo de fortalecer a Rede de Serviços destinada às crianças menores de seis anos com atividades desenvolvidas em Rio Branco e outros nove municípios. A iniciativa do governo do Estado pretende sensibilizar a sociedade e instituições públicas sobre a necessidade de implementar políticas públicas que garantam o desenvolvimento infantil integral.

Dentro do programa estarão organizados serviços intersetoriais nos territórios onde as crianças vivem, que devem compreender o processo de desenvolvimento e as necessidades dos pequenos. As políticas de saúde da criança integram as metas do governo do Acre, que proporcionalmente é o segundo estado do país que mais investe em saúde pública.

E após capacitação de 400 profissionais, serão distribuídos kits para todos com as diretrizes do PIA e com orientações sobre como realizar atividades de desenvolvimento infantil integral.

“É um programa sublime. Fica minha gratidão pelo desenvolvimento desse trabalho que faz tanto por nossas crianças e o crescimento saudável delas, contribuindo ainda para a redução da mortalidade infantil”, conta o governador Tião Viana.

No Acre, o programa conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unesco), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e suporte financeiro da United Way Brasil e Fundação Bernard van Leer, além de toda articulação do Gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo e da primeira-dama Marlúcia Cândida.

Segundo Priscylla Aguiar, todos os materiais dos kits foram feitos com base em vivências e os livros de guia foram editados com textos das práticas realizadas juntos e ilustrados com desenhos feito por crianças das escolas públicas de Rio Branco.

“Vamos fornecer os kits pros agentes comunitários de saúde que realizam as visitas do Programa e fazem o trabalho junto da família. O guia foi criado por coordenadores do PIA e professores da Universidade Federal do Acre e vai nortear todo o trabalho, estimulando o desenvolvimento das crianças com atividades que organizamos”, ressalta a coordenadora.

Ainda conforme informações da chefe da Divisão do Eixo Políticas Para a Primeira Infância do gabinete da vice-governadora, Susie Lamas, o PIA já alcançou marcas importantes como 100 Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros capacitados e 10 planos municipais e um estadual desenvolvidos para a Primeira Infância.

Veja o Vídeo da entrevista com o vereador Mario Jorge

Vereador  conta um pouco sobre a sua trajetória e fala principalmente sobre o seu afastamento. Mário Jorge fala também que tinha pessoas interessadas em fazer com que ele perdesse seu mandato.

Durante a entrevista prestada pelo Vereador Mário Jorge ao 3 de Julho Entrevistas, afirmou que armaram contra ele com relação ao processo de afastamento.

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.