Prefeita Fernanda Hassem participa de reunião com MP para tratar do descarte de resíduo solido no lixão de Brasileia

A busca por soluções na área de resíduos reflete a demanda da sociedade que pressiona por mudanças motivadas pelos elevados custos socioeconômicos e ambientais.

O Ministério Público (MP-AC) de Brasileia promoveu uma reunião na última quarta-feira (10) a respeito do Aterro Sanitário de Brasileia, descarte dos lixos e resíduos sólidos por parte dos empresários e gestores municipais.

A preocupação com os resíduos vem sendo discutida há algumas décadas nas esferas nacional e internacional, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. Assim, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicionamento dos três níveis de governo, da sociedade civil e da iniciativa privada.

O Promotor de Justiça Dr. Ocimar Junior falou a respeito do assunto. “Hoje conversamos com a grande gama de empresários da região, que são os geradores de resíduos sólidos, esses materiais que não podem ser reutilizados ou reciclados tem que ter uma destinação específica por conta do seu ciclo de vida útil. E objetivo é fazer a tratativa e esperamos que daqui aos 60 dias que foram pactuados sejam desenvolvidas ações por esses empresários e também pelos municípios”, explicou Ocimar.

A busca por soluções na área de resíduos reflete a demanda da sociedade que pressiona por mudanças motivadas pelos elevados custos socioeconômicos e ambientais. Se manejados adequadamente, os resíduos sólidos adquirem valor comercial e podem ser utilizados em forma de novas matérias-primas ou novos insumos.

A prefeita Fernanda Hassem, que também participou da reunião destacou o compromisso da atual gestão em realizar todas as adequações estabelecidas pelo MP-AC em relação ao Aterro Sanitário. “Nós compreendemos que é o 1º passo para uma educação ambiental e que é preciso a união do poder público com a iniciativa privada para que consigamos atingir o objetivo principal, que é ter nossa cidade protegida, com qualidade e limpa, onde todos façam sua parte”, destacou Fernanda Hassem.

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, esteve presente juntamente com empresários dos dois municípios e secretários das gestões municipais.

Veja o Vídeo: 3 de Julho Entrevistas

Veja nesta entrevista o Gerente regional do Sebrae, Jorge Saad, explicando as principais ações do Sebrae durante o primeiro semestre e quais foram as principais atividades do Sebrae voltadas para o agronegócio, indústria e comércio, Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.