RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Convênio entre governo e Acrepeixes impulsiona ainda mais a piscicultura do Acre

A Acrepeixes hoje está atendendo cerca de 350 famílias produtoras.

Publicados

Tudo sobre Política

A Acrepeixes hoje está atendendo cerca de 350 famílias produtoras.

Da Assessoria

O governador Tião Viana recebeu na manhã desta quarta-feira, 3, a visita de representantes da Central de Cooperativas Acrepeixes, que fizeram um agradecimento especial por toda a parceria para o desenvolvimento da piscicultura no Acre.

Através de um convênio de R$ 5 milhões, a Acrepeixes, que representa sete cooperativas de criadores, tem levado assistência técnica na área para todo o estado. Com uma equipe de profissionais do setor, eles têm realizado melhorias de infraestrutura, orientação de processos, além de comprar e distribuir alevinos e ração entre os cooperados.

Eles também construíram cerca de 30 hectares de lâminas d’água feitas em modelo trifásico, onde cada hectare vai produzir cerca de dez toneladas de peixe para o mercado estadual, além de exportação.

“Eu sempre digo que a piscicultura tem duas fases: uma antes do governador Tião Viana e outra junto com ele. Eu sou de um tempo que a gente sem noção colocava peixe dentro de um buraco d’água e não produzia nada, só tínhamos prejuízo. Hoje, com o investimento do governador nós podemos dar um potencial pra cada produtor tirar pelo menos seis toneladas de peixe por ciclo”, conta Milton do Nascimento, presidente da Acrepeixes.

Leia Também:  Jenilson Leite participa da XIII edição da feira do peixe e da agricultura familiar de Bujari

Tião Viana lembrou durante o encontro que a piscicultura no Acre se constrói a partir do fortalecimento do complexo Peixes da Amazônia, uma iniciativa público-privada e comunitária. Além disso, só em sua gestão mais de 5 mil tanques de criação comunitários foram construídos, garantindo renda e segurança alimentar para milhares de famílias produtoras.

A Peixes da Amazônia apoia fortemente o convênio com a Acrepeixes. Recentemente a empresa se prepara para enviar 12 toneladas de pescado para o mercado dos Estados Unidos, enquanto deve em breve fechar um negócio inicial de 16 toneladas com a Turquia, gerando aquisição garantida para os associados da Acrepeixes.

José Roberto da Silva, técnico da Acrepeixes completa: “O governador Tião Viana tratou a piscicultura como área prioritária, então junto com esse convênio estamos ajudando a mudar a cara dessa cadeia no Acre. Poucos governadores fizeram esse tipo de investimento”.

Veja o Vídeo: 3 de Julho Entrevistas

Veja nesta entrevista o Gerente regional do Sebrae, Jorge Saad, explicando as principais ações do Sebrae durante o primeiro semestre e quais foram as principais atividades do Sebrae voltadas para o agronegócio, indústria e comércio, Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

Leia Também:  Perpétua cobra do governo o cumprimento da Lei do piso salarial da Educação: “A lei precisa ser cumprida”

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Conselho de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre, estará realizando visitas na região do Juruá

Publicados

em

A Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+ da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), estão entre os dias 14 e 19 de abril, realizando visitas institucionais na região do Juruá no Acre, nos município de Cruzeiro do Sul (AC), Rodrigues Alves (AC) e Mâncio Lima (AC).

A iniciativa tem como foco articular e sensibilizarem as gestõe municipais para a criação dos conselhos municipais LGBT+, para a realização da 2ª Conferencia Regional LGBT+ do Juruá que ocorrerá no mês de Junho de 2024, sediada no município de Cruzeiro do Sul (AC), bem como tratarem dos serviços de implementação do Centro de Referência LGBT+ do Acre.

Na ocasião estiveram em reunião com o Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Zequinha Lima, com as secretarias de Assistência social, Cultura, Equipe do CREAS do município, com a Fundação de Cultura Elias Mansour, promovendo ações necessárias para a implementação das políticas afirmativas aos direitos humanos da população LGBT+ do Acre.

A comitiva promovida pela SEASDH, realizou visitas de articulação e mobilização na gestão do executivo municipal de Mâncio Lima (AC) e Rodrigues Alves (AC), para que gestores e profissionais desses municípios entendam a importância de estarem construindo ações afirmativas para o segmento LGBT+ dos seus territórios e da região do Juruá, bem como a participação deles na Conferência Regional LGBT+ do Juruá.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul paga direitos trabalhistas de servidores da CBCN

“O que depender do município de Cruzeiro do Sul, vamos auxiliar para que possamos estar ajudando a realização da Conferência LGBT+ do Juruá e dar encaminhamento as politicas afirmativas de enfrentamento a qualquer discriminação, voltada a população LGBT+ de nosso município,” declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

A prefeita em exercício do município de Mâncio Lima, Ângela Valente, também reafirmou a importância dos encontros.

“Muito importante a vinda da comitiva em nosso município, todos precisamos aprender sobre como podemos auxiliar para criarmos uma cultura de paz, respeito e dignidade para todas as pessoas, sem haver qualquer discriminação,” declarou Ângela Valente.

O Presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ do Acre, falou sobre a importância das parcerias.

“É muito importante a parceria que a SEASDH, através da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da Diretoria de Direitos Humanos, está oportunizando para que o Conselho possa estar indo aos municípios do Acre, articulando ações e se colocando a disposição para que possamos construir juntos as politicas afirmativas de direitos humanos em favor da população LGBT+ do Acre”.

Leia Também:  Deputado Jenilson Leite afirma que pequenos produtores poderão quitar dívidas no Banco da Amazônia com até 85% de desconto

Germano Marino, chefe da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da SEASDH, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“ Desde que assumi a chefia dessa divisão, recebi a missão da Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, para que tivéssemos uma parceria com todos os movimentos LGBT+, do controle social, para que pudéssemos atuar em conjunto e buscar as melhores oportunidades para as politicas afirmativas de valorização dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre. Estamos nos mobilizando e atuando em conjunto com outros movimentos e principalmente com o Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+, para que possamos chegar com as ações, as capacitações, os letramentos, o incentivo ao esporte, a cultura, a empregabilidade, renda, saúde, dignidade, para todos os LGBT+ dos 22 municípios acreanos. E isso só e possível, porque temos um governador preocupado não apenas com obras, mas com o desenvolvimento humano das pessoas do nosso Estado”.

A comitiva segue nesse mês de maio até junho em visitas a outras regiões do Estado, na articulação e promoção dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre, buscando garantir a participação das gestões municipais, militância LGBT+, dentre outros movimentos e agentes públicos, na realização das Conferências Regionais e articulação de serviços de atendimento aos LGBT+ acreanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA