RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Sema realiza I Seminário sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos

O evento ocorreu no auditório do MP/AC e reuniu diversas autoridades responsáveis pela defesa e proteção ao meio ambiente no estado.

Publicados

Cultura

O evento ocorreu no auditório do MP/AC e reuniu diversas autoridades responsáveis pela defesa e proteção ao meio ambiente no estado.

Nesta quarta-feira, 19, no auditório do Ministério Público Estadual (MP/AC), foi realizado o primeiro Seminário de Avaliação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre. O evento ocorreu no auditório do MP/AC e reuniu diversas autoridades responsáveis pela defesa e proteção ao meio ambiente no estado.

Reconhecendo que a água é um bem público e constitui um direito humano fundamental à vida, o governo do Acre estabeleceu a Política de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado, por meio do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH/AC), priorizando a preservação, a qualidade e a quantidade, aliados à necessidade do uso racional e consciente para garantir sobrevivência às futuras gerações.

“Este é o primeiro plano da Amazônia. Ele prevê todas as ações que ocorrem nos diferentes seguimentos hídricos do território. Estamos avaliando os pontos fortes de avanços do PLERH/AC e de possíveis fragilidades que o plano tem em relação a sua implementação”, disse o gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus.

Entre as importantes ações contidas no plano, o gestor ressalta os programas de conservação e recuperação das nascentes e matas ciliares do Rio Acre, a implantação do saneamento ambiental dos quatro municípios isolados (Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa) e o monitoramento hidrometeorológico, que permite informações precisas sobre o nível dos rios e se há presença de chuvas em determinadas regiões.

Durante o seminário foi instituída, por meio de portaria, uma comissão permanente para o acompanhamento e avaliação das ações de implementação das metas pré-estabelecidas nesse instrumento de gestão nos próximos cinco anos.

Leia Também:  Sefaz apreende grande quantidade de mercadorias sem documentação fiscal

A promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Acre estabeleceu no seu planejamento estratégico, objetivos a serem trabalhados a partir da construção do plano. De acordo com a promotora Rita de Cássia, 70% da água existente no estado é utilizada na agricultura, o que gera preocupação aos órgãos de defesa e proteção dos recursos hídricos.

“Somos referência na defesa do meio ambiente e buscamos junto aos órgãos sobre a implementação do plano, diretrizes e metas sobre como está sendo trabalhado dentro do estado, tendo em vista a preocupação com os recursos hídricos e suas nascentes, desde a conservação e preservação. E com a criação da comissão vai tornar o processo de identificação dessas ações mais eficaz”, ressaltou a promotora.

Tendo em vista que a variabilidade do clima no planeta tem gerado inúmeras crises hídricas na região amazônica, embora seja uma região de abundância de água além disso outro fator bastante discutido no seminário é a qualidade dos mananciais. “Estamos discutindo com os demais estados que compõem a Amazônia sobre a questão da abundância de água que temos em quantidade e que infelizmente estamos perdendo em qualidade, essa é uma das indicações de revisão do plano estadual de recursos hídricos”, disse.

Sobre o plano

Lançado no dia 20 de junho de 2012, pelo governador Tião Viana, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, o Plano Estadual de Recursos Hídricos-PLERH/AC é pioneiro na Amazônia. Construído de maneira participativa, o Plano e resultou na ampliação e modernização da Rede Hidrometeorológica para Monitoramento de Eventos Hidrológicos Críticos – viabilizados por meio de um termo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Águas (ANA) –, bem como na implantação do monitoramento de qualidade de água.

Leia Também:  Bombeiros acreanos participam do CIBE Brasil 2017

A Sema desenvolve o Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Acre, que adota práticas de restauração da vegetação, combinadas com mecanismos de formação, comunicação e educação ambiental.

Por meio desse programa é realizado o enfrentamento ao desmatamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) e assoreamento dos cursos de água, coibindo a extinção das nascentes. Tudo isso, resulta na conservação das águas, mitigação dos impactos e adaptação aos eventos extremos, cheias e secas, que a cada ano se agravam mais no mundo.

Comissão permanente

A comissão permanente é formada por servidores dos seguintes órgãos: Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Ministério Público do Acre (MP/AC), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap), Secretaria de Obras Públicas (Seop), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Centro de Convivência do Idoso em Cruzeiro do Sul reinicia atividades para as pessoas da terceira idade

Publicados

em

(Assessoria) – O Centro de Convivência do Idoso reiniciou nesta sexta, 5, com um baile de boas-vindas, as suas atividades para as pessoas da terceira idade que frequentam o espaço. A partir de segunda-feira,8, pela manhã e tarde haverá trabalhos corporais, hidroginástica, artesanato,terapia ocupacional,passeios, palestras. As rodas de conversa, grupos de convivência no Espaço Café com Prosa,com jogos de baralho, dominó, dama e xadrez, também são retomados.

O Centro de Convivência do Idoso funciona de segunda a quinta-feira, nos horários das 7:30 às 11:30h e das 14:00 às 17:00h, oferecendo café da manhã e lanche da tarde. Às sextas-feiras, o centro opera em tempo integral, servindo café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A coordenadora Grazi Ramos enfatizou as parcerias importantes estabelecidas com o centro: “Essas atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social -CRAS , o Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS, o Grupo de Apoio ao Serviço Humanitário ,GASH que é o grupo coordenado pela primeira dama Lurdinha Lima. E a gente fez também duas parcerias importantes esse ano com duas universidades, que é o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, que oferece o curso de medicina em Cruzeiro do Sul, que vão desenvolver uns projetos aqui conosco, e também a Clarentiano, com o grupo da turma de fisioterapia” , elencou.

Leia Também:  Polícia prende em flagrante homicida que aterrorizava moradores da zona rural de Cruzeiro do Sul

Margarida Neves da Silva, 83 anos, falou sobre a importância do centro para sua vida ” Isso aqui representa tudo pra minha vida. É a nossa amizade, é o nosso bate-papo, é a nossa vivência de sexta-feira, o dia todinho, né? E aqui a gente encontra essas pessoas maravilhosas, porque é uma joia, é uma joia rara que a gente encontrou aqui, no nosso lar. Aqui representa o nosso lar”.

Maria do Carmo da Silva, 79 anos, frequenta o Centro do Idoso já há 20 anos. “Entrei com 58 anos, 20 anos que eu frequento aqui. Aqui é importante pra mim que eu antes vivia só. Quando eu venho pra cá, pra mim é tudo. Me encontro com os conhecidos, com os amigos”.

Segundo a primeira-dama Lurdinha Lima, o objetivo é oferecer um ambiente onde os idosos se sintam valorizados e apoiados:

“Quando eles chegam nessa casa são bem acolhidos, com muita alegria, com muita saúde, que muitos chegam aqui doentes e saem daqui curados dos seus problemas. Porque aqui é uma casa que oferta a eles atividade física, jogos, artesanato, cultura. Aqui eles vivem um pouco de tudo. Enquanto em casa muitos vivem numa solidão, aqui eles encontram amigos, fazem novas amizades, se divertem, sorriem. Então é um prazer para a gestão municipal poder proporcionar isso através do Centro do Idoso, juntamente com a assistência social que faz um trabalho maravilhoso junto com a coordenação do Centro “, enfatizou a primeira dama.

Leia Também:  Adolescentes do centro socioeducativo fazem buraco em cela e tentam fugir

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA