Polícia Militar do Acre lança Grupamento Especializado Rotam

A equipe, composta por 38 militares recém-formados no curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimentos (INC), atuará, a princípio, na capital e nos municípios próximos.

Com o objetivo de reforçar o combate à criminalidade e melhorar ainda mais a prestação do serviço de segurança pública ao cidadão acreano, a Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou na manhã desta segunda-feira, 17, no Quartel do 3º Batalhão, o lançamento do Grupamento de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas, o ROTAM.

Para potencializar o patrulhamento nos locais e horários de maior incidência de delitos, desarticular ações dos grupos criminosos e prestar apoio às demais guarnições, cada viatura terá quatro policiais.

De acordo com o tenente coronel Edener Franco, que comandará o grupamento, a atuação diferenciada é marca da Rotam, que deverá intervir, principalmente, em ocorrências de maior vulto. “Nas ocorrências ou eventos mais graves, como um sequestro ou assalto com reféns, por exemplo, o Rotam terá a primeira atuação, antes da unidade especializada, que é o Bope. Caso precise de uma ação mais enérgica, estarão mais próximos para realizar as ações policiais”, explicou o oficial.

Na ocasião, os militares fizeram uma demonstração do modo de atuação do Rotam às autoridades presentes, entre os quais estavam o governador do estado, Tião Viana, o secretário de segurança, delegado Vanderlei Thomas, e a diretora do Detran, Shirley Torres.

Reforço e Atuação Conjunta

O Rotam é mais uma estratégia do comando da PMAC para reduzir os crimes por meio das ações intensivas e ostensivas das equipes que estão diariamente nas ruas e realizam o patrulhamento e atendimento de ocorrências 24 horas por dia.

O grupamento atuará em conjunto com as demais modalidades de policiamento, entre elas a Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), que utiliza motocicletas, e as equipes de Rádio Patrulha dos batalhões.

Vale salientar que a PMAC segue ainda com as operações “Longo Alcance”, do Bope, “Cavalo de Aço” e “Álcool Zero, do BPTran, além da “Ronda nos Bairros”, que também terão o apoio do Rotam.

Esta notícia está na categoria Geral. Marcar o link.