Hemoacre ganha reforço com entrega de novo veículo

O Hemoacre estima que o ideal seria uma média de 40 doações ao dia, mas esse número quase nunca é alcançado.

Por Agnes Cavalcante

Na manhã desta quarta-feira, 5, o Hemoacre ganhou uma importante ajuda para auxiliar nas ações de coleta de sangue e, caso necessário, em situações de emergência com os usuários da unidade, quando o secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, entregou uma caminhonete à unidade.

“Ficamos felizes por fazer mais uma entrega ao Hemoacre, um setor vital para saúde. Estamos buscando investir cada vez mais, além de tentar conscientizar as pessoas sobre a importância desse gesto de solidariedade humana que é a doação de sangue”, afirma Arruda.

Saluá Pinheiro, gerente administrativa do Hemoacre, destaca que o investimento na aquisição da caminhonete – R$ 138 mil – é extremamente importante para a unidade. “Não medimos esforços para manter o setor de captação de sangue do Hemoacre com bolsas em quantidade suficiente para atendermos as demandas que recebemos. Com essa caminhonete, poderemos ser mais ágeis com as possíveis eventualidades, já que muitas vezes temos doares que não possuem transporte para ir fazer a doação.”

Trabalho que salva vidas

O Hemoacre é responsável por abastecer os estoques de bolsa de sangue de todas as unidades de saúde do Acre, sejam elas públicas ou privadas.

Quem mais necessita são os grandes hospitais, como o das Clínicas e o de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

Infelizmente, a quantidade de doadores não é suficiente para suprir as demandas, mesmo com quatro mil doadores cadastrados, já que nem todos doam com frequência.

O Hemoacre estima que o ideal seria uma média de 40 doações ao dia, mas esse número quase nunca é alcançado.

Na saúde, a tecnologia tem melhorado e criado possibilidades que antes eram inimagináveis. Mas o sangue humano é insubstituível e a alternativa para quem ainda luta pela vida e precisa de uma transfusão é contar com a solidariedade do próximo.

Telejornal 3 de Julho Noticias 16ª Edição

Veja nesta edição do Telejornal: Apreensão de entorpecente em Brasileia, prisão de agressor em Epitaciolândia, briga generalizada na cavalgada de Epitaciolândia, inauguração do Hospital Regional do Alto Acre e outros.

Esta notícia está na categoria Saúde. Marcar o link.