RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Acre tem o melhor ensino e está entre os que mais avançam no país, aponta Ideb

Fato que colocou o estado como o melhor avaliado na Região Norte, estando em primeiro lugar entre alunos do 1º ao 5º ano, segundo lugar do Norte no 6º ao 9º, e nono lugar, a nível nacional, entre os que mais avançam no ensino médio.

Publicados

Educação

Fato que colocou o estado como o melhor avaliado na Região Norte, estando em primeiro lugar entre alunos do 1º ao 5º ano, segundo lugar do Norte no 6º ao 9º, e nono lugar, a nível nacional, entre os que mais avançam no ensino médio.

Todos os municípios do Acre inseridos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) alcançaram a meta projetada para o ensino fundamental, de acordo com o resultado divulgado nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC). 

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) trabalha com a média estadual do Ideb, que é a somatória da média de cada um dos municípios e de cada escola da rede pública de ensino. O Ideb avalia a competência dos alunos em resolver as questões exigidas e a permanência do estudante na escola, coibindo a evasão de alunos do ambiente escolar.

Conforme o secretário Marco Brandão, “no cenário geral estamos entre os 10 melhores estados avaliados com relação aos avanços. E se juntarmos Norte e Nordeste em algumas séries, como do 1º ao 5º ano, por exemplo, ficamos em segundo lugar”.

O resultado do Ideb é fruto de uma série de ações desenvolvidas pelo governo do Estado para avançar na educação. 

Leia Também:  Escola Franklin Roosevelt recebe campanhas de Saúde e Educação Ambiental em Plácido de Castro

“Constatamos que continuamos crescendo com o somatório dessas ações. Melhoramos nas habilidades dos alunos, pois mostraram que estão aprendendo mais e evadindo e reprovando menos. Com isso conseguimos obter um resultado positivo, fruto de um trabalho sério com formação de professores, recuperação das estruturas, de mudanças nas metodologias das escolas, na formação de gestores e coordenadores e preparação de material”, destaca Brandão.

O Acre ultrapassou a meta exigida para as turmas até o 5º ano a nível regional, alcançando a média de 6.1, mesma média marcada a nível estadual com alunos da mesma série. Neste mesmo critério, o Acre vem alcançando a média estabelecida pelo Ideb nos últimos seis balanços, desde 2007.

Brasileia é o município em destaque no estado, conseguindo a nota de 7.9 no Ideb 2017, entre alunos do ensino fundamental do primeiro ciclo, até o 5º ano.

Para a diretora de Ensino da SEE, Rúbia de Abreu Cavalcanti, o resultado demonstra o avanço das políticas educacionais do governo do Acre. “Esse resultado significa que os alunos do Acre estão aprendendo mais. Para fortalecer as capacidades leitoras, escritoras e de raciocínio lógico dos alunos temos melhorado a formação dos professores, o acompanhamento pedagógico das escolas, o nível de atividades repassados em sala de aula e a valorização profissional”, ressalta.

Leia Também:  Alunos recebem a visita dos militares da Companhia de Policiamento com Cães

O Acre figura entre as unidades federativas que, gradativamente, ao longo de 20 anos, assegura o acesso, a permanência e o sucesso aos alunos acreanos. Segundo a SEE, a utilização dos resultados de avaliações da rede tem sido primordial na tomada de decisão tanto pelas equipes técnicas do Estado, quanto dos gestores escolares. “São esses resultados que permitem o olhar mais minucioso sobre o desempenho da rede estadual, dos municípios, das escolas, das turmas e também dos alunos”, assegura Marco Brandão.

Desafios

A evolução do Ideb traz alternativas na reflexão sobre os rumos da política estadual, sobretudo no que diz respeito à consolidação de capacidades leitoras, escritoras e domínio de raciocínio lógico matemático. É preciso assegurar a todos os alunos o alcance a padrões adequados de desempenho, com a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular, com formação de professores e contínua valorização dos profissionais da educação, com currículo flexível que dialogue com a vida dos alunos e que desenvolva neles habilidades acadêmicas e socioemocionais.

Telejornal 3 de Julho Noticias 16ª Edição

Veja nesta edição do Telejornal: Apreensão de entorpecente em Brasileia, prisão de agressor em Epitaciolândia, briga generalizada na cavalgada de Epitaciolândia, inauguração do Hospital Regional do Alto Acre e outros.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Professores, condutores e monitores do Transporte Escolar passam por treinamento de primeiros socorros

Publicados

em

Visando uma melhor qualidade de atendimento aos alunos, professores, motoristas e monitores do Transporte Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Epitaciolândia participam de um treinamento de primeiros socorros.

O treinamento está sendo realizado durante todo o dia desta sexta-feira, 05, no auditório do Sinteac, ministrado pelo 5º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal do Alto Acre.

De acordo com o secretário da Educação, Raimundo Gondim, é preciso destacar que a capacitação em primeiros socorros pode fazer toda a diferença em situações de emergência, salvar vidas e minimizar os danos causados pelos acidentes.

“Por isso, é fundamental que os servidores públicos municipais da educação de Epitaciolândia sejam treinados regularmente e estejam sempre preparados para agir em caso de emergência”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Concurso Banco do Brasil 2014 - Edital e Inscrição
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA