Governo e prefeitura assinam termo de cooperação técnica na área de segurança

O objetivo da parceria é fazer a instalação de câmeras em todos os terminais de integração de Rio Branco.

Por Agnes Cavalcante

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes (Rbtrans), anunciou boas notícias à população nesta terça-feira, 14, entre elas a consolidação da parceria com o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), mediante termo de cooperação técnica que prevê a autorização das polícias ao monitoramento de todas as câmeras instaladas no Terminal Central e Terminal Rodoviário.

Há mais de um mês a prefeitura espalhou cerca de 90 câmeras nos dois locais, com o intuito de facilitar o acompanhamento de toda a movimentação dentro dos terminais, por meio do Sistema de Monitoramento de Terminais de Passageiros (Sismotp). Com o acesso em tempo real permitido à polícia, a prática de crimes poderá ser identificada e interceptada com mais agilidade. 

“Recebemos essa parceria com muita satisfação, porque apesar de haver policiamento nesses locais, sabemos que também há um fluxo muito grande de pessoas, o que os torna propensos à ocorrência de delitos e o acesso a essas imagens é essencial, para que possamos comprovar a autoria e submeter quem os pratica à justiça criminal. Primamos pela segurança pública sob todos os aspectos e é importante que nos ambientes públicos tenhamos ferramentas como essa para facilitar a ação das polícias”, enfatizou o secretário de Segurança Pública do Acre Vanderlei Scherer Thomas.

Também compareceram ao ato o comandante da Polícia Miitar do Acre, coronel Marcos Kinpara, e o secretário de Estado de Polícia Civil Carlos Flávio Portela.

Modernização do sistema de transporte coletivo

Na oportunidade, a Rbtrans também apresentou um conjunto de ações de melhorias do sistema de transporte coletivo na capital, como o lançamento de três aplicativos que vão possibilitar o acesso à legislação municipal que rege o sistema, assim como ao tempo previsto de percurso dos coletivos e horários de chegada. São eles, o RBTRANS Legis, Transporte Coletivo e Meu ônibus, ambos disponíveis para smartphones.

“São aplicativos que estiveram em fase de teste por cerca de quatro meses. Assim, o usuário poderá fazer a economia no tempo de espera e se organizar quanto às linhas que ele precisa pegar”, frisa o superintendente da Rbtrans Gabriel Forneck. 

Além disso, a prefeitura divulgou o planejamento de campanhas educativas que devem ser executadas em escolas nos próximos e assinou a ordem de serviço de reforma do Terminal Urbano, agora denominado como Terminal Central.

“Estão sendo investidos recursos próprios no valor de R$ 132 mil, permitindo a modernização que vai ajudar a organização da dinâmica e movimentação do terminal, que consideramos muito importante. Vamos melhorar grande parte das instalações, porque consideramos a importância e a urgência de assim procedermos”, pontuou a prefeita de Rio Branco Socorro Neri.

3 de Julho Entrevistas 12ª Edição

Veja nesta edição a entrevista com o Vice-presidente da Câmara de Brasileia, Rozevete Honorato ele que vai contar um pouco da sua carreira política e também falará da sua experiência como vereador de primeiro mandato.

3 de Julho Entrevistas 12ª Edição

Nesta entrevista o vereador Edu Queiroz falou da sua trajetória  política, inclusive dos seus três mandatos seguidos em legislaturas anteriores, assista!!!!

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.