Coluna do Astério

Enxugando gelo

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, afirmou em uma de suas entrevistas que, “a corrução no Brasil é sistêmica”. Traduzindo grosso modo: as engrenagens do poder favorecem a corrupção em todos os níveis. O novo ministro do Trabalho e seu chefe de gabinete, indicados pelo PTB, em substituição a filha do Roberto Jeferson acabam de ser destituídos do cargo flagrados pela PF com as caças na mão.

Para complicar ainda mais a situação a Justiça brasileira vive de fazer lambança. O STF tem sido um péssimo exemplo para as demais esferas do poder judiciário. A Câmara e o Senado (ó coitados, como diz a Concessa) estão cuidando do próprio umbigo para garantir a reeleição. O Executivo, na figura do presidente Temer e seu staf em um país sério já estariam na cadeia. Não perdem por esperar.

Enquanto isso a fome aumenta, a inflação sobe, os bancos (agiotas oficiais) vivem da usura tirando a pele e o sangue de empresários e de famílias endividadas até a alma. Fosse no tempo em que se pagava dividas com filhos não se contariam os escravos. A violência aumenta assustadoramente. O crime organizado está cada vez mais organizado como transnacionais atuando em vários países. O sangue corre no asfalto. As forças armadas nos quartéis esperando em berço esplêndido a 3º Guerra Mundial para atuar. Quem sabe um golpe militar.

E o sistema continua o mesmo, favorecendo a corrução. O mais grave é que, no caso do eleitoral, a população contribui em muito porque, além de sistêmica, a corrupção também é endêmica. O festival de compra e venda de votos já começou. Enquanto isso os órgãos de controle, de fiscalização e de repressão à corrupção – como dizia minha avó pernambucana -, ficam apenas enxugando gelo.

Telejornal 3 de Julho Notícias 14ª Edição

Veja na 14ª edição as principais informações da semana como: queimadas na região do Alto Acre, o que o Prefeito Tião Flores gastou com diárias, acidentes em Brasileia e Epitaciolândia e outros.

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.

Esta notícia está na categoria Asterio. Marcar o link.