RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Famosos

SEPMulheres capacita Organismos de Políticas para as Mulheres, em Brasileia

Equipe da SEPMulheres esteve em todas as 4 cidades do Alto Acre na criação dos Conselhos Municipais.

Publicados

Famosos

Equipe da SEPMulheres esteve em todas as 4 cidades do Alto Acre na criação dos Conselhos Municipais.

Por Luciano Pontes 

A Secretaria de Estado de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPMulheres) tem como principal objetivo,  estruturar mecanismos de suporte às mulheres na gestão pública, nos 22 municípios. Uma de suas estratégias é a articulação com as Prefeituras Municipais para o fortalecimento de seus Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres – OPM’s e os Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres – CMDM’s.

A SEPMulheres levou para a região do Alto Acre, que compreende os municípios de Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, a capacitação para as equipes das OPM’s. A secretária Concita Maia participou da  posse das conselheiras Municipais dos Direitos da Mulher de cada uma das 4 cidades.

Essa agenda tem como objetivo qualificar a atuação da gestão municipal para as mulheres, assim como o controle social e a participação da sociedade civil. Foram discutidas questões como os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres e o acompanhamento dos casos, assim como a prevenção a violência.

A SEPMulheres lançou também nos municípios a “Campanha Quem Ama, Abraça” na Comunidade, pelo fim das relações abusivas. Toda essa ação foi possível devido ao apoio da Secretaria de Desenvolvimento Para Segurança Social (SEDS) e das emendas parlamentares do deputado Raimundo Angelim.

Para Edinilce Nicácio, presidenta eleita do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Xapuri – CMDM, os desafios pela frente são grandes, mas a entidade estará fortalecida. “Acredito que todas nós, juntas, possamos fazer um excelente trabalho na defesa dos direitos da mulher xapuriense. Antes estávamos um pouco apáticas, mas com a implantação do Conselho e com a força que nós temos, acredito nessa garantia dos direitos dessas mulheres que sofrem com violência todos os dias dentro de suas casas e que muitas vezes se tornam invisíveis”, disse Edinilce.

Leia Também:  Acre e Piauí devem ter participação da Caixa em fundo para agroindustria

A vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora, esteve durante toda a capacitação e destacou: “Diante de alguns acontecimentos que presenciamos no dia a dia, vemos que os desafios são muitos e fica difícil tomar uma decisão quando você não tem um conselho atuante. Acredito que a partir desse momento as mulheres irão se sentir mais representadas e mais seguras. Iremos fazer com que as mulheres busquem ajuda através desse conselho”, destacou a vice-prefeita.

A perspectiva da capacitação foi de favorecer o desenvolvimento de ações em favor do atendimento especializado da mulher, o empoderamento do papel dos Conselhos Municipais da Mulher, fomentando sua criação nos municípios que ainda não o possuem, bem como fortalecer sua importância em prol da materialização do processo de construção das políticas públicas para as mulheres, principalmente no enfrentamento da violência e também na promoção de autonomia financeira.

“Para nós é uma honra poder estar no Alto Acre, em Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, lançando a campanha Quem Ama Abraça na Comunidade, que é uma ação de enfrentamento a violência contra as mulheres, falando sobre relacionamentos abusivos e participando desse momento histórico para as mulheres dos municípios do Alto Acre, que foi a posse do Conselho Municipal do Direito da Mulher de cada município”, destacou a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.

Leia Também:  Verª Tereza com certeza denuncia sucateamento de pontes na zona rural de Brasiléia

De acordo a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, as discussões voltadas à mulher contribuem para a redução das desigualdades, ampliam o respeito à diversidade, como também à solidariedade e justiça social.

“Esse enfrentamento é necessário para que possamos conscientizar toda a sociedade, não vamos esperar para se indignar que a gente sofra esse tipo de violência, ou que algum parente, ou amiga sofra esse tipo de agressão para que nos mobilizemos. Hoje Brasileia dá um importante passo para que possamos agir e dizer que o município abraça a causa das mulheres”, destacou Fernanda.

As ações de capacitação seguem agora para as regiões do Baixo Acre, Tarauacá/Envira e Juruá, atendendo assim até mesmo os municípios mais distantes do estado.

3 de Julho Entrevistas 7ª Edição

Veja a entrevista com a Prefeita de Brasileia Fernanda Hassem que fala do andamento das obras que estão sendo realizadas no município, da arrecadação do IPTU, das programações em comemoração ao aniversário de Brasileia e outros assuntos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Famosos

Surpresa: Apresentadora Gabriela Prioli dá carro de presente a professor de dança Jefferson Bilisco

Publicados

em

(IstoÉ) – Gabriela Prioli foi eliminada do quadro “Dança dos Famosos” no último “Domingão com Huck” (TV Globo), 7, e deixou a disputa juntamente com o professor Jefferson Bilisco, que era o seu par.

Nesta terça-feira, 9, a apresentadora emocionou o coreógrafo ao fazer uma surpresa. Ao lado do marido, Thiago Mansur, a advogada levou o coreógrafo até uma concessionária para entregar o presentão que ele não esperava.

Prioli arrancou lágrimas do parceiro de dança, a quem ela entregou, também, uma carta. Tomado pela emoção e sem condições de ler, Prioli fez isso em voz alta.

“Nada me deixou tão triste na nossa eliminação de pensar que eu era a razão da prioridade da sua experiência. Desde o começo, a nossa ligação teve algo de especial, as nossas crianças. Você, pai super recente, estava ali longe da sua cria para nos ensinar a dançar. Eu sei o que é deixar um bebê pequeno em casa e ali era um horizonte maior para a Pétala e isso é muito bonito de ver. Não foi à toa que você se emocionou no palco quando mencionaram as próximas gerações, você tava dançando para ela”, disse ela na carta.

Leia Também:  Fabio Assunção vai recorrer à Justiça por vazamento de vídeo íntimo: 'Criminoso'

“E toda vez que eu te pedia desculpas, você me entregava com toda generosidade do mundo mais entusiasmo e confiança. Muito grata por você me mostrar que eu era capaz de fazer coisas que eu não imaginava. Sou admiradora de quem se dedica a ensinar. Obrigada por ter sido esse baita professor”, completou a apresentadora.

O momento foi registrado em vídeo e publicado pelo dançarino em seu perfil no Instagram, como forma de agradecimento ao casal. Na legenda, Jefferson declarou que desde a fase de grupos do quadro a sintonia deles foi se desenvolvendo.

“Não só, é obra do destino. Tínhamos muito em comum. ‘Ava & Pétala’. ‘Gabi ou Pri’. Eu vi o quanto incrível é vê-la movimentar-se, você tem muita, mas muita facilidade de também se comunicar com o corpo dançando, eu super fiquei empolgado de assistir em um curto espaço de tempo você dançar e brilhar de uma forma extraordinária. A dança nunca mais sairá de sua vida, a mesma é transformadora”, escreveu ele.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA