RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Saúde Itinerante atende mais de 600 pessoas em Porto Acre

O sábado, 30, foi de atendimento de saúde para a comunidade do Projeto de Assentamento Tocantins, localizado no município de Porto Acre.

Publicados

Saúde

O sábado, 30, foi de atendimento de saúde para a comunidade do Projeto de Assentamento Tocantins, localizado no município de Porto Acre.

As salas da escola São Raimundo Nonato se transformaram em consultórios onde a equipe de 14 profissionais do Saúde Itinerante, entre eles, 9 médicos, atenderam a população.

Foram ofertadas consultas com pediatras, clínicos gerais e ginecologistas, além de exames laboratoriais e ultrassonografias. E quem precisa de medicamento, recebe na hora, sem nenhum custo.

O Projeto de Assentamento Tocantins tem cerca de 2 mil pessoas e a presença do Saúde Itinerante é uma oportunidade para que famílias que teriam que se deslocar até os centros urbanos possam receber atendimento em saúde com qualidade.

É o caso da família da Sebastiana da Silva e do seu José Arístides. Se você achou numerosa a família na foto abaixo, saiba que ainda está faltando muita gente. Os dois têm 11 filhos. O menor deles, nos braços da mãe, com apenas um mês de vida. “Esse tipo de atendimento é muito importante para a nossa comunidade. Como a minha família é muito grande, fica muito caro para levar todo mundo pra cidade”, diz Arístides.

Leia Também:  Concurso da saúde oferece 1.062 vagas permanentes no AC

A comodidade também foi elogiada pela dona de casa Núbia de Jesus. “O melhor é a gente receber o atendimento bem pertinho de casa. Fazia muitos dias que eu tava precisando de uma consulta e hoje consegui e ainda fiz exames. Esse programa é muito bom”.

Quem também esteve presente durante todo o dia de atendimento foi o prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, que agradeceu a parceria com o governo do estado e lembrou que seu município possui cerca de 2 mil quilômetros de ramais, o que evidencia ainda mais a importância dos atendimentos do Saúde Itinerante.

“Só tenho a agradecer ao governo estadual pelo apoio que estamos tendo. Porto Acre é como se fosse cinco municípios em um só, o que torna ainda maior o desafio de levar saúde à essa população que se encontra nas áreas rurais”, enfatiza o prefeito.

Rui Arruda, secretário estadual de saúde, fez questão de prestigiar o programa que há 18 anos leva cidadania, por meio do atendimento de saúde, a comunidades nos lugares mais distantes das cidades. “O Saúde Itinerante representa a nossa missão que é fazer com que o cidadão ande menos e o governo possa ir até onde ele está e leve as políticas públicas. Muito bom chegar aqui e presenciar essa equipe de profissionais comprometidos em oferecer um atendimento com qualidade para essas pessoas”, enfatiza.

Leia Também:  Malária e Dengue assustam a população de Marechal Thaumaturgo: População cobra ações de controle e combate por parte da saúde municipal

Saúde Itinerante

O programa já percorreu os 22 municípios do estado, realizando atendimento médico especializado, consultas, exames e distribuição de medicação. Só nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 12 mil pessoas foram atendidas.

3 de Julho Entrevistas 7ª Edição

Veja a entrevista com a Prefeita de Brasileia Fernanda Hassem que fala do andamento das obras que estão sendo realizadas no município, da arrecadação do IPTU, das programações em comemoração ao aniversário de Brasileia e outros assuntos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Concurso da saúde oferece 1.062 vagas permanentes no AC
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA