RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Saúde Itinerante atende mais de 600 pessoas em Porto Acre

O sábado, 30, foi de atendimento de saúde para a comunidade do Projeto de Assentamento Tocantins, localizado no município de Porto Acre.

Publicados

Saúde

O sábado, 30, foi de atendimento de saúde para a comunidade do Projeto de Assentamento Tocantins, localizado no município de Porto Acre.

As salas da escola São Raimundo Nonato se transformaram em consultórios onde a equipe de 14 profissionais do Saúde Itinerante, entre eles, 9 médicos, atenderam a população.

Foram ofertadas consultas com pediatras, clínicos gerais e ginecologistas, além de exames laboratoriais e ultrassonografias. E quem precisa de medicamento, recebe na hora, sem nenhum custo.

O Projeto de Assentamento Tocantins tem cerca de 2 mil pessoas e a presença do Saúde Itinerante é uma oportunidade para que famílias que teriam que se deslocar até os centros urbanos possam receber atendimento em saúde com qualidade.

É o caso da família da Sebastiana da Silva e do seu José Arístides. Se você achou numerosa a família na foto abaixo, saiba que ainda está faltando muita gente. Os dois têm 11 filhos. O menor deles, nos braços da mãe, com apenas um mês de vida. “Esse tipo de atendimento é muito importante para a nossa comunidade. Como a minha família é muito grande, fica muito caro para levar todo mundo pra cidade”, diz Arístides.

Leia Também:  Como uma mulher deve tratar de uma ferida no útero

A comodidade também foi elogiada pela dona de casa Núbia de Jesus. “O melhor é a gente receber o atendimento bem pertinho de casa. Fazia muitos dias que eu tava precisando de uma consulta e hoje consegui e ainda fiz exames. Esse programa é muito bom”.

Quem também esteve presente durante todo o dia de atendimento foi o prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, que agradeceu a parceria com o governo do estado e lembrou que seu município possui cerca de 2 mil quilômetros de ramais, o que evidencia ainda mais a importância dos atendimentos do Saúde Itinerante.

“Só tenho a agradecer ao governo estadual pelo apoio que estamos tendo. Porto Acre é como se fosse cinco municípios em um só, o que torna ainda maior o desafio de levar saúde à essa população que se encontra nas áreas rurais”, enfatiza o prefeito.

Rui Arruda, secretário estadual de saúde, fez questão de prestigiar o programa que há 18 anos leva cidadania, por meio do atendimento de saúde, a comunidades nos lugares mais distantes das cidades. “O Saúde Itinerante representa a nossa missão que é fazer com que o cidadão ande menos e o governo possa ir até onde ele está e leve as políticas públicas. Muito bom chegar aqui e presenciar essa equipe de profissionais comprometidos em oferecer um atendimento com qualidade para essas pessoas”, enfatiza.

Leia Também:  Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado pelo Hemoacre

Saúde Itinerante

O programa já percorreu os 22 municípios do estado, realizando atendimento médico especializado, consultas, exames e distribuição de medicação. Só nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 12 mil pessoas foram atendidas.

3 de Julho Entrevistas 7ª Edição

Veja a entrevista com a Prefeita de Brasileia Fernanda Hassem que fala do andamento das obras que estão sendo realizadas no município, da arrecadação do IPTU, das programações em comemoração ao aniversário de Brasileia e outros assuntos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Balanço: Prefeitura de Cruzeiro do Sul reduz casos de dengue e malária no município

Publicados

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta sexta-feira, 19, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue e a malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue e 12% de malária.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, o número de casos de dengue chegou a 361, e reduziu para 192 em 2024. O número de casos de malária, que em 2023 atingiu 828 pessoas, neste ano foi de 725.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, o objetivo é manter em constante redução a taxa de incidência de casos de dengue e de malária entre a população. Destacando que o combate tem sido exitoso graças ao trabalho conjunto da população e prefeitura.

Leia Também:  Sena Madureira registrou 55 casos de Aids, diz Secretaria de Saúde

“A redução nos casos é fruto do sucesso de todos. A equipe segue empenhada e não mede esforços nas ações de vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 4,5 toneladas de lixo e entulho dos bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

Leia Também:  Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado pelo Hemoacre

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA