Saúde Itinerante atende mais de 600 pessoas em Porto Acre

O sábado, 30, foi de atendimento de saúde para a comunidade do Projeto de Assentamento Tocantins, localizado no município de Porto Acre.

As salas da escola São Raimundo Nonato se transformaram em consultórios onde a equipe de 14 profissionais do Saúde Itinerante, entre eles, 9 médicos, atenderam a população.

Foram ofertadas consultas com pediatras, clínicos gerais e ginecologistas, além de exames laboratoriais e ultrassonografias. E quem precisa de medicamento, recebe na hora, sem nenhum custo.

O Projeto de Assentamento Tocantins tem cerca de 2 mil pessoas e a presença do Saúde Itinerante é uma oportunidade para que famílias que teriam que se deslocar até os centros urbanos possam receber atendimento em saúde com qualidade.

É o caso da família da Sebastiana da Silva e do seu José Arístides. Se você achou numerosa a família na foto abaixo, saiba que ainda está faltando muita gente. Os dois têm 11 filhos. O menor deles, nos braços da mãe, com apenas um mês de vida. “Esse tipo de atendimento é muito importante para a nossa comunidade. Como a minha família é muito grande, fica muito caro para levar todo mundo pra cidade”, diz Arístides.

A comodidade também foi elogiada pela dona de casa Núbia de Jesus. “O melhor é a gente receber o atendimento bem pertinho de casa. Fazia muitos dias que eu tava precisando de uma consulta e hoje consegui e ainda fiz exames. Esse programa é muito bom”.

Quem também esteve presente durante todo o dia de atendimento foi o prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, que agradeceu a parceria com o governo do estado e lembrou que seu município possui cerca de 2 mil quilômetros de ramais, o que evidencia ainda mais a importância dos atendimentos do Saúde Itinerante.

“Só tenho a agradecer ao governo estadual pelo apoio que estamos tendo. Porto Acre é como se fosse cinco municípios em um só, o que torna ainda maior o desafio de levar saúde à essa população que se encontra nas áreas rurais”, enfatiza o prefeito.

Rui Arruda, secretário estadual de saúde, fez questão de prestigiar o programa que há 18 anos leva cidadania, por meio do atendimento de saúde, a comunidades nos lugares mais distantes das cidades. “O Saúde Itinerante representa a nossa missão que é fazer com que o cidadão ande menos e o governo possa ir até onde ele está e leve as políticas públicas. Muito bom chegar aqui e presenciar essa equipe de profissionais comprometidos em oferecer um atendimento com qualidade para essas pessoas”, enfatiza.

Saúde Itinerante

O programa já percorreu os 22 municípios do estado, realizando atendimento médico especializado, consultas, exames e distribuição de medicação. Só nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 12 mil pessoas foram atendidas.

3 de Julho Entrevistas 7ª Edição

Veja a entrevista com a Prefeita de Brasileia Fernanda Hassem que fala do andamento das obras que estão sendo realizadas no município, da arrecadação do IPTU, das programações em comemoração ao aniversário de Brasileia e outros assuntos.

Esta notícia está na categoria Saúde. Marcar o link.