Decreto torna vacinação de aves de reprodução obrigatória no Acre

Conforme decreto, todas as aves com finalidade de reprodução e poedeiras no Acre vão ter que ser vacinadas contra a doença de Newcastle.

Um decreto assinado pelo governador do Acre, Tião Viana, torna obrigatória a vacinação contra a doença de Newcastle (patologia contagiosa que infecta aves) em todas as aves de reprodução e poedeiras no estado.

O documento foi publicado na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado.

O gerente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Mário César, informou que o decreto alterou a lei original de 2008, que institui o Programa Estadual de Sanidade Avícola para atualizar alguns pontos.

“Nós solicitamos uma emenda de alguns trechos, porque esse decreto precisava de atualização. Alguns pontos estavam errados ou precisavam ser atualizados. Um dos pontos é que dizia que só quem poderia emitir Guia de Trânsito de Animais (GTA) seria médico veterinário do serviço oficial e não é isso. Fora a questão da obrigatoriedade da vacinação”, explicou o gerente.

Conforme a publicação, todas as aves vivas em trânsito no Acre devem ter o GTA. O novo decreto determina que só podem emitir esse documento aqueles médicos veterinários que não forem vinculados ao serviço oficial de defesa sanitária animal.

O decreto proíbe ainda a movimentação de aves, ovos, ração, subprodutos da propriedade avícola que sejam considerados com maior predisposição de disseminação de doenças.

Plantão 3 de Julho Notícias 8ª Edição

Caos na Educação de Epitaciolândia: O vereador Alcione Ferreira esteve na escola rural Castelo Branco, onde constatou que o direito de um local apropriado para os alunos estudarem está sendo violado pela gestão do Prefeito Tião Flores, pois a escola está oferecendo riscos para as crianças e funcionários, é possível ver nas imagens que a caixa d’água da escola está apresentando um grande risco de desabar por conta que a madeira que a sustenta apodreceu.

Do G 1 Acre

Esta notícia está na categoria Geral. Marcar o link.