Coluna do Astério

O angu do presidente Evo Morales

Antes de comentar o assalto a um quartel em Cobija onde armas de grosso calibre foram roubadas quero recordar alguns fatos.

A eleição do senhor Evo Morales, o “Cocaleiro”, à presidência da Bolívia trouxe muita esperança para os nativos, que são maioria, mas não governavam.

Um dia, na frente da casa da minha sogra, a dona Nazinha Hassem, passava uma xôla, cabelos trançados, saia grande e colorida, pela tostada pelo sol, mãos calejadas, rosto sofrido, abordei e perguntei:

_ Senhora, por que Evo?

_ Evo é pelos pobres, pelos niños, pelos velhos, pelas mulheres…

Fiquei feliz e emocionado em saber que alguém iria restaurar a dignidade do povo boliviano, notadamente os excluídos em séculos de governos corruptos oriundos dos colonizadores espanhóis.  

O presidente Evo melhorou muito a situação da Bolívia, mas cometeu erros graves. Permitiu (sem controle algum?) a ampliação do plantio de coca, abriu as fronteiras para o Peru e a Colômbia e rompeu com o governo americano que combatia a produção e o tráfico de cocaína. A princípio, os maiores prejudicados foram o Brasil, EUA e países da Comunidade Europeia, que estão sendo entupidos de pó.

Agora o feitiço se volta contra o feiticeiro e o povo boliviano pode ter que pagar um alto preço. O Brasil já paga! É o número dois do mundo em viciados e mais de 60 mil assassinatos por ano, principalmente jovens.

Para as organizações criminosas o céu é o limite. Dominar as fronteiras é importante, não mais do que o controle absoluto do cultivo, produção, transporte e comercialização da cocaína que, no Brasil, era liberada até a década de 50. Vendida nas farmácias.

Assaltos, roubos, assassinatos em território boliviano é apenas o efeito colateral da opção feita pelo presidente Evo Morales. Como dizia minha avó Marquinha:

_ Quem fez o angu que coma!

Urgente: Plantão 3 de Julho Notícias

Veja no Plantão 3 de Julho Noticias tudo sobre o envolvimento do Policial Civil envolvido no roubo das armas da delegacia de Policia Civil de Brasileia, Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.

Esta notícia está na categoria Asterio. Marcar o link.