Coluna do Astério

Pesquisas eleitorais: Me engana que eu gosto! É uma forma de animar os correligionários e abater os adversários.

Não é porque uma pesquisa de opinião pública com objetivos eleitorais é registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que ela é verdadeira.

Existem muitas maneiras de manipulação. Todos os políticos denunciados por corrupção e caixa dois de campanha declararam que suas contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. Pois é…deu no que deu, que o diga a Lava Jato!

Com todo respeito aos profissionais que trabalham com seriedade, mas a história das pesquisas eleitorais no Acre raramente bate com a realidade.

Na mais recente, por exemplo, dá apenas 8% ao pré-candidato Marcus Alexandre em Brasiléia e 40% ao senador Gladson Cameli está completamente fora do real.

Qualquer menino buchudo sabe que não tem procedência. Na verdade, a pesquisa já faz parte da manipulação eleitoral da qual o eleitor é vítima.

É uma forma de animar os correligionários e abater os adversários. Nada mais que isso. Porém, os resultados das urnas mostram que a estratégia quase sempre não funciona.

Tem seu lado positivo. É assunto para uma semana nas redes sociais e futricas políticas. É uma verdadeira festa nos bares entre um gole e outro. Entretanto, daqui a alguns dias ninguém nem lembra mais da última e já espera a próxima pesquisa.

Enquanto não vem a do PT, a do coronel Ulisses, a da Globo (Ibope) vamos torcendo pelo Brasil na Copa do Mundo. Aliás, as pesquisas e bolsas de aposta indicam que o Brasil será hexacampeão. Será? Se depender de pesquisa no Brasil acho que não!

3 de Julho Entrevistas 3ª Edição

Veja a entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Brasileia, Rogério Pontes que conta um pouco sobre sua trajetória política e sobre os trabalhos do Poder Legislativo. Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de clicar no sininho, assim você estará ativando as notificações e terá mais facilidade de acessas nossos conteúdos.

:: Textos publicados nesta página são de inteira responsabilidade do colunista. Não refletem a opinião do Jornal.

.

Esta notícia está na categoria Asterio. Marcar o link.