Cidade de Tarauacá promoverá campeonato de baladeira

O evento está marcado para começar às 8h do próximo domingo na praça da cidade de Tarauacá.

Com direito a premiação, Tarauacá terá um campeonato de baladeira, também conhecida em algumas regiões do país com estilingue. 

Crianças e adolescentes da cidade se organizam para participar da disputa inusitada que é promovida pela Associação de Moradores do Bairro da Cohab em parceria com a Rádio Comunitária Nova Era FM.

O objetivo do torneio, além da competição é a conscientização dos jovens sobre o uso da baladeira, um brinquedo tradicional originário da Índia, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, informa o Portal Tarauacá, site de notícias da cidade.

A baladeira

Conhecido também por setra, baladeira e atiradeira, sua utilidade é medir a pontaria dos participantes. É composto de três partes distintas: o gancho ou forquilha (cabo), o espástico e a malha.

A forquilha é feita preferencialmente de laranjeira, goiabeira ou jabuticabeira. Nas extremidades das duas hastes da forquilha, amarra-se o elástico diretamente na madeira.

O elástico usado é de câmaras-de-ar de pneus de automóveis, onde risca-se à lápis duas paralelas e corta-se duas tiras longas de mais ou menos trinta centímetros de comprimento e um centímetro de largura. A malha é uma parte do couro onde vai o projétil: pedra, mamona verde ou pelota de barro cozido.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Esta notícia está na categoria Geral. Marcar o link.