RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Saúde reforça medidas para alcançar meta de vacinação

Tecnologia permite monitorar campanha de vacina nos municípios.

Publicados

Saúde

Tecnologia permite monitorar campanha de vacina nos municípios.

Por Jorge de Oliveira

Representantes das secretarias de Saúde de treze municípios acreanos, juntamente com coordenadores de sala de vacina e de vigilância epidemiológica e atenção básica, participaram na tarde desta segunda-feira, 21, de uma webconferência para tratar sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2018.

A webconferência teve como objetivo definir estratégias para alcançar a meta de vacinação contra a influenza para este ano, que é de imunizar, até 1º de junho próximo, 195,6 mil pessoas, uma cobertura dos grupos prioritários de 90% em todo o Acre.

De acordo com dados parciais apresentados, já foram aplicadas 70,2 mil doses da vacina. Entre os municípios com maior índice de cobertura, estão Brasileia (58,78%), Cruzeiro do Sul (57,66%) e Assis Brasil (50,69%).

“Acredito que se todos os municípios juntarem esforços para alcançar o público alvo, será, sim, possível alcançar essa meta”, prevê Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Leia Também:  FCCV realiza faxinaço na UBS José Matheus Arnaldo dos Santos, no bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul

Entre os grupos prioritários que devem ser imunizados, estão idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Vale lembrar aos interessados em vacinar que estão dentro dos grupos prioritários que basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima portando a carteira de vacinação.

Participaram, ainda, da webconferência o secretário Adjunto de Atenção à Saúde, Ráicri Barros, e o secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda.

Telejornal 3 de Julho 11ª Edição

Veja nesta edição: Jogador Valder Melo mais conhecido por cabeção do time Revolução Clube fez o gol mais bonito até o momento do Campeonato Regiçaneo Moura de Brito; Abertura dos Jogos Escolares 2018 em Brasileia tem início no Ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, Ministério Público vai apurar supostas irregularidades na aquisição de merenda escolar em Epitaciolândia,Policia Militar de Assis Brasil prende quatro indivíduos acusado de tráfico de entorpecente com emprego de arma de fogo para resguardar a boca de fumo e outras, curta a nossa página do facebook e inscreva-se no nosso canal do YouTube.

Leia Também:  Ministério da Saúde anuncia novo medicamento para hepatite C no Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura amplia idade do público para vacinação contra a dengue e leva imunizantes para escolas

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e também e são aplicadas nas escolas. Nesta quarta-feira,24, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar estudantes das Escolas Craveiro Costa e Hugo Carneiro, além de funcionários e pacientes do Hospital do Juruá.

A equipe já esteve nas Escolas Presbiteriana e a Maria Lima. Também vacinou homens do Comando de Fronteira Juruá, 61° BIS.

“Os coordenadores das Unidade Básica de Saúde entram em contato com os diretores de cada escola para conversar com os pais, porque cada aluno precisa ter em mãos a autorização e sua carteira de vacinação. Iniciamos na semana passada a vacinação nas escolas e tivemos um bom resultado”, pontuou o secretaria de saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto da Costa.

Além disso a coordenação de Hipertensos e Diabéticos, está realizando o mapeamento das pessoas com comorbidades para aplicar as doses em domicílio.

Leia Também:  Saúde prepara encontro com secretários municipais de todo o Acre

“Um dos nossos grupos prioritários são as pessoas com comorbidades, por isso, teremos equipes vacinando nas casas, porque essas pessoas precisam ter a imunidade em dia”, frisou Áureo.

Redução dos casos de dengue

Dados da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue no município.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, as equipes fazem vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou ele citando a mitologia adotada para o trabalho de combate à dengue.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Leia Também:  Into/Acre realiza mais de 200 atendimentos diários em Rio Branco

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 6 mil toneladas de lixo e entulho de 16 bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA