Estudantes e gestores de Sena participam de encontro com a Educação

Gestores e coordenadores de Sena Madureira conversam sobre a educação do município.

Por  Thais Farias 

Estudantes de Sena Madureira participam de bate-papo com o secretário de Educação do Acre (Foto: Thais Farias/SEE)Seguindo o plano de encontros com os estudantes da rede pública do Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realizou mais uma dessas reuniões, agora em Sena Madureira, distante 144 quilômetros da capital. Cerca de 180 alunos do 1º ano do ensino médio da escola Dom Júlio Matiolli participaram do bate-papo com o titular da pasta, Marco Brandão, no auditório da instituição.

Durante a conversa, tratou-se sobre o futuro, o conhecimento e os elementos fundamentais para o sucesso na vida estudantil e profissional. “É muito bom ter acesso a esse tipo de debate porque abre nossos olhos para o que é realmente importante na nossa vida e nos faz continuar acreditando nos nossos sonhos. Aqui, ouvimos pessoas experientes que servem de exemplo para nós, que somos jovens”, conta o aluno Antônio Cleiton, de 15 anos.

Para o secretário, o diálogo com os adolescentes se faz necessário, principalmente, para reafirmar a importância da educação na vida dos jovens. “É uma de nossas prioridades manter esse olhar cuidadoso com esses meninos e meninas, a fim de que se tornem cidadãos conscientes e preocupados em dar continuidade à busca pelo conhecimento”, afirma.

Além dos alunos, gestores e coordenadores do núcleo da educação no município também conversaram com o titular da pasta. Entre os assuntos debatidos, estiveram o rendimento e a permanência dos alunos nas instituições de ensino. Uma intervenção que objetiva ajudar formadores dos núcleos, com uma gestão comprometida em melhorar o ensino, driblando as dificuldades encontradas no dia a dia.

O encontro é uma oportunidade para que os profissionais da educação troquem experiências e conheçam os serviços da SEE para com os avanços dos indicadores de cada escola. A ideia é que, juntos, possamos adequar o planejamento entre a equipe gestora para que assim os alunos desenvolvam suas habilidades em sala de aula”, conta Marco Brandão.

Arturiete de Oliveira, gestora da escola Instituto Santa Juliana, disse que o encontro proporciona um resultado positivo no andamento dos trabalhos na escola. “É uma força que a gente tem da Secretaria de Educação para sabermos o que devemos fazer e, também, sermos orientados. Contribui muito, pois passam informações que a gente precisa para continuar com os planos de aula”, garante.

A ideia é difundir projetos escolares que tenham papel fundamental na autonomia dos alunos, na qualidade do ensino e no alcance dos indicadores que a secretaria busca obter. O foco são alunos do 6º ano ao ensino médio, fase que requer maior empenho e direcionamento nas adequações necessárias dos grupos de estudos, atividades e projetos escolares. “Assim, as escolas passam a coibir a entrada dos menores para o crime, trabalhando noções e valores para que esses jovens não sejam vulneráveis a essas situações e fujam do abandono escolar.”

Telejornal 3 de Julho 10ª Edição

Veja nesta edição: Médico do município de Brasileia vai a óbito após sofrer um acidente em São Paulo; Marcha Para Jesus leva multidão às ruas de Rio Branco; Prefeitura de Brasileia realiza festa do Dia das Mães ; Município de Epitaciolândia cedia a 4ª edição do movimento viver ciência; Operação apreende quatro traficantes em Epitaciolândia; Prefeita Fernanda Hassem participa de reunião com Ministro da Educação; Excesso de velocidade resulta em acidente na Marinho Montes, em Brasileia; Em menos de 12 horas 4 jovens foram executados em Rio Branco; Trabalhador luta com 4 criminosos e funcionários da limpeza são quem atende na recepção do hospital de Brasileia, curta a nossa Página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube.