Saúde espera ampliar vacinação contra gripe no próximo sábado com o Dia D

A campanha se iniciou priorizando o público alvo da zona rural e de comunidades de difícil acesso do estado.

Por Lane Valle

Pouco mais de 25,7 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no Acre desde o início da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que teve início oficialmente no último dia 23 de abril.

Com um alcance vacinal ainda abaixo do esperado para o momento – apenas 14% do público alvo se imunizou (a meta deste ano é vacinar 195,6 mil pessoas e alcançar cobertura de 90% de cada grupo elegível) –, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) espera potencializar a vacinação no próximo sábado, 12, quando haverá o Dia D de mobilização nacional da campanha contra a gripe.

De acordo com a gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio da Sesacre, Dora Holanda, todas as salas de vacina estarão atendendo neste dia como forma de incentivar e facilitar a vida de quem não consegue tempo durante a semana, por conta do trabalho e outros afazeres, a procurar uma unidade de saúde para se vacinar.

“A campanha se iniciou priorizando o público alvo da zona rural e de comunidades de difícil acesso do estado. Já por experiência de campanhas passadas, conseguimos uma melhor cobertura vacinal durante e após a mobilização do Dia D, que acontece justamente para fazer esse chamamento e sensibilizar a população sobre a importância da vacina. Todos os pontos de vacinação nos 22 municípios, inclusive postos móveis estarão disponíveis para vacinar neste sábado”, destaca.

Para alcançar a meta de 2018 de imunização contra a gripe, Holanda reforça ainda que estão disponíveis 101 postos fixos de vacinação, 35 postos móveis, além de 511 profissionais – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e de apoio – e 76 meios de transportes (carros, barcos, motos e outros). A campanha de vacinação contra influenza segue até o dia 1º de junho.

Em Rio Branco, a abertura do Dia D será na Tenda do Calçadão da Benjamin Constant, próximo ao Terminal Urbano, a partir das 8h, e todos os centros de saúde do município estarão funcionando para oferecer a vacina das 7 às 17hs. A equipe da Secretaria Estadual de Saúde, que coordena a Divisão de Imunização estará mobilizada na sede do PNI, próximo ao Teatrão, monitorando as ações do Dia D nos 22 municípios.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários definidos para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza no ano de 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

Vale lembrar que não é preciso esperar o Dia D. As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde de todos os municípios acreanos.

Telejornal 3 de Julho 8ª Edição

Urgente Veja o Vídeo: Sem foro privilegiado, Jorge Viana entra no olho do furacão da Lava Jato, Prefeita Fernanda Hassem participa de reunião na AMAC, MP abre inquérito para apurar irregularidades na Câmara de Brasileia, PRF prende peruana com cocaína próximo de Xapuri, Em Epitaciolândia meliante é preso com meio quilo de entorpecente, Curta nossa página e se inscreva no nosso canal do YouTube.

Esta notícia está na categoria Saúde. Marcar o link.