Câmara de Brasileia realiza a décima Sessão Ordinária de 2018

A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira a décima sessão ordinária do segundo ano legislativo da 14º legislatura.

A Câmara Municipal de Brasiléia realizou a Décima sessão ordinária do segundo ano legislativo da 14º legislatura, com a presença dos vereadores: Charbel Reis Saad (PP), Edu Queiroz (PT), Francisco Valadares Neto (MDB), Joelso Pontes (PP), Zé Gabriele (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Presidente Rogério Pontes (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato(PSB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e Sabá Morais (PT).

Em seu discurso na tribuna o Presidente da Câmara Rogério Pontes (MDB), solicitou também do gestor do DNIT a recuperação imediata da BR317, que liga Rio Branco a Brasiléia e Brasileia até Assis Brasil, intimou ao Presidente Geral que faça um trabalho de qualidade nessas rodovias , o Presidente da Câmara também reiterou sobre a denúncia a empresa Eletrobrás, referente aos talões de energia que possivelmente estão vindo com valores alterados que a empresa Eletrobrás responda a esse pedido solicitado o mais rápido possível, caso ao contrário, terá que buscar outros meios que possa resolver essa situação, acionar o Ministério Público para que tome as devidas providências.

O Vereador Charbel Reis (PP), no uso da tribuna, pediu que encaminhasse um oficio ao setor de cadastro ao Sr. Silvio, responsável pelo setor de cadastro, para manter e zelar a rodoviária do município de Brasiléia, cuidar bem desse patrimônio, que se encontra em pleno abandono. O Parlamentar fez uma observação sobre uma indicação conjunta, a respeito das melhorias do bairro oito de março que já foi solicitado em outras sessões, que, porém todos estão aguardando a resposta do pedido que já foram feito.

O Vereador Edu Queiroz (PT), no uso de suas atribuições, solicitou encaminhamento de um oficio para a prefeita Fernanda Hassem, sobre o parque da cidade, que venha ser revitalizado o parque do município de Brasiléia, para que possam ser utilizados pela população os moradores do município e também que venha ser cartão postal da cidade. O Parlamentar aproveitou para pedir que envie um oficio para a Prefeita Fernanda Hassem, para que tome uma providencia para tampar os buracos do asfalto do ramal 13. Enfatizando o seu argumento sobre a AGEACRE, o vereador Edu, disse, que existe uma resolução, uma regra, que deve ser aplicada de forma correta e não de forma errada, porque os caminhoneiros e taxistas estão sendo atuado o tempo todo, eles não receberam multas, mais porem estão se sentido prejudicado, o Parlamentar pediu a AGEACRE esse órgão responsável por essas resoluções que façam o possível de liberar os taxistas de trafegar de Brasiléia à Epitaciolândia e vice versa, sem que eles sejam atuados, prejudicados, que seja refeita uma resolução benéfica de uma forma coerente, para poder facilitar a vida dos taxistas e caminhoneiros.

O Vereador Francisco Valadares Neto (MDB), no uso da tribuna fez indicações de providências junto aos setores competentes da administração Pública Municipal de Brasiléia, segundo o parlamentar, outras indicações que já foram feitas, por exemplo; a Rua dois de novembro, (Bairro Raimundo chaar), rua industrial, (bairro Ferreira da silva) e avenida prefeito Rolando Moreira, a quantidade de buracos prejudica o transito, além de causar transtornos aos moradores. O Parlamentar disse em tribuna que devemos reconhecer o trabalho da Prefeita Fernanda Hassem, que algumas ruas estão sendo beneficiadas com a operação tapa buracos e outros serviços. Na oportunidade o Vereador Francisco Valadares Neto pede providencias sobre apagões de energia, por essa razão ele protocolou diretamente no Ministério Público de Brasiléia, representação para instauração de inquérito civil público para que possam ser averiguados os fatos, solicitando ao órgão ministerial que medidas sejam adotadas para evitar mais transtornos ao povo de Brasiléia.

O Vereador Joelson Pontes (PP), no uso de suas atribuições, fez às indicações, que a prefeitura de Brasiléia, venha atender o ramal filipino e o ramal da alegria do Carmo como também as pontes, que se encontra em estado precário. O parlamentar solicitou uma diligência ao PROCON, para que eles possam estar acompanhando, fazendo averiguação do município de Brasiléia e que possa fazer uma visita a câmara municipal de Brasiléia.

O Vereador Marquinho Tibúrcio (PSDB), no uso de suas atribuições, relatou a respeito da importância da reunião que será feita entre os taxistas e os caminhoneiros na vila de Epitaciolândia a onde terá a presença da AGEACRE, e na possibilidade de pedir que a AGEACRE intensifique na fiscalização que venha ser comprometedora mais intensa por conta dos motoristas clandestinos, que estão trafegando irregularmente nas ruas das cidades, enquanto isso os taxistas e motoristas da zona rural estão sendo prejudicados. O Parlamentar fez indicação a respeito do ramal 38, que esta sendo solicitado pela população que tirem o a tolero desse ramal, que esta dificultando o trajeto da população.

O Vereador Reinaldo da Silva Gadelha (MDB), no uso de suas atribuições, ele solicitou que a câmara municipal de Brasiléia envie um documento para a prefeitura para saber a questão de uso de tratores que foram solicitadas desde setembro, outubro de 2017 e ate agora não obteve nenhuma resposta. Fez indicação a respeito do transporte do ramal 19, os produtores rurais estão se sentindo prejudicado e os pais de alunos também não se sente seguros, devido as pontes que seus filhos tem que passar para poder ir para escola, são pontes que estão sem condições de uso adequado. Outra indicação é que o poder Executivo de prioridade a rota escolar.

O Vereador Rosildo (PT), no uso de suas palavras, fez indicação, solicitou que a prefeita Fernanda Hassem procure uma parceria para que traga alguns investimentos para o município de Brasiléia na área de conhecimento, trazer curso de aperfeiçoamento econômico, para a população ter incentivo de se desenvolver na área econômica.

O Vereador Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas palavras, fez indicações sobre a área da saúde, devido um posto de saúde no quilômetro 19 que se encontra adormecido por alguns tempos, uma obra iniciada em 2014, e em nome da sociedade foi feito o pedido ao chefe do Executivo, que de continuidade na obra de construção para que o posto de Saúde possa estar atendendo ao povo da região. O Parlamentar solicitou que a câmara municipal envie um documento para a Prefeita Fernanda Hassem, para que possa estar pedindo recursos, para que seja concluída a obra iniciada. A outra indicação é que a Câmara municipal de Brasiléia envie um documento a prefeitura de Xapuri e de Epitaciolândia, que as duas prefeitura venham fazer uma parceria, para atender essas escolas que pertence a esses municípios. O Parlamentar fez outra indicação, que a prefeitura de Brasiléia esteja fazendo melhoria em frente ao colégio Kairala na Rua Rubro Negro, através da secretaria de Obras pediu encarecidamente que seja estendida a operação tapa buraco, em frente ao colégio KJK, e que o poder executivo através da secretária de obras esteja construindo um bueiro na rua; Edilson Cadacho, Bairro Alberto Carlos.

O Vereador Sebastião leal Moraes (PT), no uso de suas atribuições, fez três indicações a primeira foi a respeito do ramal alegria do Carmo, que busca melhorias. A segunda indicação, que a prefeitura esteja vendo a construção de um porto de embarque e desembarque, para que os ribeirinhos tenham um acesso melhor pelo rio acre, que essa indicação esteja encaminhada ao setor competente. O Parlamentar fez outra indicação a respeito da Rua Pedro Alexandrino, que a secretaria de obras veja um meio de ligar ao bairro oito de março, para que o povo tenha um acesso melhor, mais próximo a escola das proximidades.