Detran intensifica ações de educação e fiscalização durante Carnaval 2018

Detran e BPTran realizam o trabalho de fiscalização em parceria. As atividades visam à conscientização e a prevenção de acidentes de trânsito.

Por Ana Flávia Soares 

Uma festa tranquila e sem acidentes. É o que Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) deseja para todos, por isso nesta segunda-feira, 5, iniciou-se o Projeto Carnaval 2018,  intensificando as ações educativas em toda a capital.

Com o objetivo de sensibilizar os participantes da festividade para a adoção de comportamentos seguros em relação ao trânsito, os educadores do Departamento estão realizando blitze e abordagens educativas em pontos estratégicos da cidade, as ações se estendem até o dia 13 de fevereiro.

Durante as atividades são distribuídos materiais educativos: pulseira álcool zero, ventarolas, panfletos, além dos diálogos de conscientização que os educadores mantem com os cidadãos. “Alertamos sobre os riscos de acidentes em locais com concentração excessiva de pessoas, as consequências de misturar bebida alcoólica e direção”, explica a educadora, Cléa Machado.

Também serão distribuídos jogos americanos em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, com mensagens que os conduzam à reflexão sobre os riscos que um motorista imprudente pode causar.

Já no que diz respeito à fiscalização, desde o dia 03 o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar juntamente com a Coordenadoria integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), deu início a Operação Pré Carnaval, potencializando a Operação Álcool Zero (OAZ), para coibir a condução de veículos por condutores sob efeito de álcool.

“A partir do dia 10, inicio do carnaval, as ações serão intensificadas e ampliadas para os municípios de Sena Madureira, Senador Guiomard e estradas estaduais”, afirma o comandante do BPTran, tenente-coronel Bino.

As ações preventivas também estarão presentes nos bairros, no entorno dos locais onde serão realizadas as festas de carnaval das diversas comunidades de Rio Branco, bem como no Carnaval da Gameleira e Arena da Floresta.

Esta notícia está na categoria Geral. Marcar o link.