Prefeita Fernanda Hassem: Equipe do NASF de Brasiléia é destaque Nacional

Esse trabalho, que se dá de forma Inter setorial, conta com o apoio da Prefeitura de Brasileia.

O projeto “Vida Saudável” foi destaque nacional na 1ª edição do informativo divulgado pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde (MS), com a Criação de um Grupo de Instrumento para o Enfreamento da Obesidade, o trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Brasiléia.

O grupo Vida Saudável em Brasiléia, criado no segundo semestre de 2017, surgiu mediante o crescente número de demandas de consultas individuais por obesidade, no município, e tem como objetivo o fortalecimento e qualificação da atenção às pessoas com excesso de peso, por meio da integralidade.

Atualmente o NASF está trabalhando com 40 pessoas, que participam ativamente das reuniões, e segundo o coordenador do Núcleo de Apoio à saúde da Família I, Vandico Lopes, a tendência é aumentar a quantidade de participantes, devido à grande procura que está sendo realizada nas unidades de saúde do município.

Esse trabalho, que se dá de forma Inter setorial, conta com o apoio da Prefeita Fernanda Hassem, e tem desencadeado mais vinculação dos clientes, ao mesmo tempo em que promove a conscientização para escolhas alimentares saudáveis, estímulo à realização de atividades físicas, através do fomento ao autocuidado.

Os encontros acontecem quinzenalmente no Centro Cultural do município na área de abrangência da ESF Simão Mansour Bartha, e algumas vezes, no Polo de Academia de Saúde da UBS Antonio Monteiro dos Reis, sempre às quintas-feiras, das 17 às 18h, em fevereiro nos dias 7 e 21, com a mobilização feita por todas as equipes de ESF.