RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Exposição sobre o povo Huni Kuin em São Paulo segue até o dia 13 de fevereiro

Aberta desde dezembro de 2017, no prédio do Itaú Cultural, em São Paulo, a exposição Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuin do Rio Jordão, chama atenção de quem passa por lá.

Publicados

Cultura

Aberta desde dezembro de 2017, no prédio do Itaú Cultural, em São Paulo, a exposição Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuin do Rio Jordão, chama atenção de quem passa por lá.

 Por Márcia Moreira / Assessoria 

A mostra – disponível até o dia 13 de fevereiro – é desenvolvida colaborativamente por representantes desta etnia, ao lado da editora Anna Dantes, do artista Ernesto Neto e da equipe do Itaú Cultural, com organização do Pajé Dua Buse, que é a força deste povo, por meio da qual representam suas pesquisas, seus tratamentos de cura e conhecimentos ancestrais, juntando ciência e a arte com pinturas, cerâmicas, tecelagens e elementos do cotidiano.

Ao todo, a exposição conta com dois pisos do prédio, e traz detalhes como a reprodução das pinturas dos rios, desenhos e cadernos originais que registram pesquisas, relatórios de tratamentos e inventários de plantas nos parques medicinais, vídeos com a fala de pajés, mural de transformação dos pajés antigos em plantas medicinais para curar seu povo, uma jiboia – símbolo de transformação para eles – acompanhada de 36 bancos que representam cada uma das aldeias dos rios do Jordão e Tarauacá.

Leia Também:  Pela Promulgação do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

“A exposição é simples, sem mistério, não tem aparato tecnológico. Os desenhos não têm moldura, as imagens aéreas do Jordão são incríveis, tem 100% de acessibilidade, despretensioso ao extremo. A cara do Acre”, aponta a diretora-presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins,

Em entrevista para a Rádio EBC, a editora Anna Dantes contou que uma das mais importantes características dessa exposição é que os pesquisadores dela são os próprios Huni kuins: “A indicativa desse projeto foi a partir do fechamento de cadernos de todas as aldeias dessa etnia, e a partir disso vimos que era um trabalho maravilhosos e que poderia resultar nessa mostra”.

A indígena Rita Dani, que trabalha na exposição, destaca que não foi fácil levar a cultura da floresta do Acre para um lugar tão longe como São Paulo. “Foi um grande desafio, mas ficamos agradecidos e satisfeitos por trazer informações do nosso povo para cá, pois para todos nós, tanto indígenas, quanto brancos, é importante mostrar e saber de onde os Huni Kuin vieram e de onde surgiram”, afirma.

Leia Também:  Rio Amônia: Um dia com o povo Ashaninka da Aldeia Apiwtxa

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Prefeito Zequinha Lima anuncia show de Nadson Farinha na praça Orlei Cameli em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

O evento será no dia 30 de abril, na praça Orlei Cameli.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o Governo do Estado, Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul vai realizar no dia 30 de abril, a festa do trabalhador, com atração nacional que será o cantor Nadson O Ferinha. O evento contará com bandas locais, na Praça Orleir Cameli – Centro, a partir das 21h até as 3h da manhã e também terá a participação da Economia Solidária.

“Homenagear o trabalhador é reconhecer e valorizar o papel essencial que desempenham na sociedade. Essas homenagens não apenas celebram suas contribuições para o progresso econômico e social, mas também destacam a dignidade e o respeito que merecem por seu trabalho árduo e dedicação. É uma maneira de mostrar gratidão”, destacou o governador Gladson Cameli.

“O trabalhado é essencial, para o desenvolvimento do nosso município, por isso resolvemos trazer uma atração nacional e as locais para celebrar esse momento único que é o Dia do Trabalhador. Será uma grande festa e quero agradecer o apoio do governador Gladson Cameli e da Associação Comercial”, enfatizou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Pela Promulgação do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

O evento será promovido pela Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e com apoio da Fundação Elias Mansour, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.

Atração Nacional

Nadson de Jesus Alves é um cantor e compositor brasileiro de arrocha. O Ferinha é bastante conhecido pelas suas versões em arrocha de sucessos como a culpa é nossa, posta aí e cadê seu namorado moça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA