RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

Se existe alguém que, não pode reclamar da administração do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), este é o seu padrinho e tutor, da sua candidatura á campanha eleitoral, bancando tudo financeiramente, o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB)- foto-.

Publicados

Crica

Padrinho não reclama do afilhado

Se existe alguém que, não pode reclamar da administração do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), este é o seu padrinho e tutor, da sua candidatura á campanha eleitoral, bancando tudo financeiramente, o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB)- foto-. Ele é tão responsável quanto o Ilderlei, pelos desacertos do momento e, os que ainda vierem ocorrer na atual gestão. Não adianta agora querer encarnar a figura de Pilatos e lavar as mãos. O Vagner foi aconselhado por vários amigos a escolher outro nome para disputar a sua sucessão. Mas, no seu estilo turrão, de não ouvir ninguém, ele insistiu em dar o batismo e a crisma ao seu afilhado. Agora o leite é derramado e não adianta tentar recolocar no copo. Aplica-se ao presente caso a velha máxima popular de que o padrinho e tutor é o responsável pelas travessuras que o afilhado vier a cometer. Vai ter que assistir tudo de camarote sem um pio.

A PALAVRA É O VENENO DA ALMA

Esta máxima romana é perfeita. A palavra mal usada pode fazer ruir reputações. Por isso é que se diz que, ou se deve ficar calado ou dizer coisas que valham mais que o silêncio. O candidato ao Senado, Márcio Bittar (PSDB), no seu ego inflamado foi infeliz ao proclamar que, o senador Gladson Cameli (PP), não é o candidato que gostaria de apoiar. Como se estivesse fazendo isso obrigado. Por mais que a frase saiu dentro de um contexto o melhor que faz é não remendar.

CABE UMA PERGUNTA

O Márcio Bittar (PMDB) acha que existe um candidato melhor que o senador Gladson Cameli (PP), no atual contexto, para disputar o governo? Não consigo vislumbrar ninguém mais forte.

BAILE PRÉ-CARNAVALESCO

A desatinada frase do candidato ao Senado, Márcio Bittar (PMDB), do Gladson Cameli não ser o candidato ideal da oposição, como não poderia deixar de ser, serviu de mote para a festa de primeiro grito de carnaval do PT, puxado pelo Crooner petista,Cesário Braga. Foi como o gol contra no futebol. O PT deitou e rolou nas redes sociais. Era tudo que queria para fechar o ano.

PREVISÕES DO PAI JOAQUIM

O Babalaô Pai Joaquim jogou ontem seus búzios, e previu:  -O presidente do PDT, Luiz Tchê, vai dar uma loba no PODEMOS e PRB, e sair de chapa própria para a ALEAC, inclusive, com ele integrando. A história de que o PDT terá chapa própria para Federal é conversa fiada. Mais na frente dirá que não conseguiu, como forma de empurrar todos para o chapão do PT. E bom os partidos nanicos que sonham com a chapinha com o PDT junto, não duvidar de Pai Joaquim.

OUTRA PREVISÃO

Na nova rodada de búzios Pai Joaquim viu um baixinho careca, de fala mansa e aprumada, tramando para implodir a chamada “chapinha dos nanicos”, e ficar só o “chapão” para deputado federal, com todos os partidos da FPA. Tudo indica que Pai Joaquim viu o Carioca.

Leia Também:  Coluna do Crica

REAVALIANDO FILIAÇÃO

Encontrei ontem o deputado Eber Machado (PSDC). Disse estar avaliando a sua entrada no PDT, por não crer que o partido conseguirá sozinho formar uma chapa para a Câmara Federal. Naquela que seguro morreu de velho, Eber já estuda alternativas que não sejam o chapão do PT, para a disputa de Federal. Na política tem sim que, se medir os passos a serem dados.

SÓ UM IDIOTA POLÍTICO

Só mesmo um idiota político para não crer que o PT vai jogar todas as suas cartas para destruir a “chapinha dos nanicos”. E por um motivo forte: a sobrevivência dos seus três deputados federais é prioridade. O PT tem uma chapa com três deputados próprios e mais os deputados César Messias (PSB) e Perpétua Almeida (PCdoB). Em não tem nomes de média densidade, para completar a legenda. Pode acabar o PT elegendo um, o PSB outro e o PCdoB o terceiro.

MATEMÁTICA QUE ASSUSTA

Eleger apenas um deputado federal é o fantasma que está assombrando a cúpula do PT.

NÃO FAÇAM AS CONTAS

Com o quadro atual é bom a oposição deixar de fazer as contas que o prefeito Marcus Alexandre (PT) não será mais candidato a governador. Não foi denunciado, portanto, não é réu, em nenhuma das ações abertas contra ele. E também por ser o melhor nome da FPA.

ALGO DE EXTRAORDINÁRIO

Para o prefeito Marcus Alexandre (PT) não ser candidato teria que acontecer um fato jurídico muito grave, como por exemplo, a sua condenação. Fora isso: esqueçam a sua substituição.

QUESTÃO SIMPLES

A questão entre o PT e os partidos tradicionais de oposição é que, os petistas não têm um nome que possa substituir com a mesma densidade de votos o prefeito Marcus Alexandre (PT), e os oposicionistas alguém do porte eleitoral do senador Gladson Cameli (PP). Ponto final

AINDA É UMA DÚVIDA

A oposição tem ainda a candidatura ao governo do Coronel PM Ulysses Araújo (PATRIOTA), mas ainda é uma grande dúvida eleitoral e não dá para uma avaliação isenta, vamos ver como estará nas pesquisas do meado de 2018. Qualquer outra análise fica no campo da ilação.

PATRULHA DA LOROTA

Um grupo de xapurienses está dando um show de humor ao fundar um time de futebol com o nome de “Caxinguba”, que é uma árvore que dá frutos apreciados pelos veados. Uma brincadeira com o folclore que Xapuri é o paraíso dos gays. Tomara que não apareçam aquelas patrulhas dos chatonildos loroteiros do politicamente correto, dizendo ser um ato de homofobia. O mundo sem o humor seria sempre cinza e taciturno.

TESE ROMÂNTICA

A tese de que os dois candidatos da aliança que apóia a candidatura do senador Gladson Cameli (PP) ao governo, Márcio Bittar (PMDB) e Sérgio Petecão (PSD), devem fazer uma campanha colada no outro pedindo votos, tem sentido prático, mas é o puro romantismo.

Leia Também:  Coluna do Crica

CONTA A SER FEITA

Mas tem uma conta a ser feita em cima desta tese: alguém acha que uma das vagas de senador, por acaso, não será do PT? Se alguém achar é por ingenuidade. E uma sendo do PT, sobraria uma vaga. Então, esta história de campanhas coladas existirá Dia de São Nunca.

LEI DO MURICY

A campanha de senador será a da Lei do Muricy, cada candidato cuidando de si. E como existem sete candidatos ao Senado e somente duas vagas, não dá para se pensar em dobradinha. Nada é mais infiel numa eleição para o Senado que o chamado segundo voto.

PURO FOLCLORE

Um exemplo como essa história de dobradinha é folclore. O senador Jorge Viana (PT) foi adotar esta prática com o candidato ao Senado Edvaldo Magalhães (PCdoB), Edvaldo afundou e prejudicou Viana, que perdeu em alguns colégios eleitorais e a sua votação não foi a esperada. Portanto, cuidado com o andor que este santo é de barro.

ERRO DE AVALIAÇÃO

Os grupos que trabalham a formação de uma chapa para deputado federal e deputado estadual, colocando o PRB de escanteio, não fiquem esperando que os dirigentes do partido fiquem imóveis sendo crucificados. Estão empurrando com o ato, o PRB para a oposição. Até mesmo, porque, politicamente, não lhe restará outro caminho. É bom não testarem.

COORDENAÇÃO DESTRAMBELHADA

A coordenação política da FPA, mostra com essas confusões, estar destrambelhada.

NOME MOLDADO

Somente um fato novo muito relevante impedirá que no próximo ano o médico Eduardo Veloso (PSDB) não venha ser oficialmente anunciado como o candidato a vice-governador na chapa ao governo do senador Gladson Cameli (PP). Sacá-lo seria trombar com o PSDB.

EXTREMAMENTE ANTIPÁTICO

Falar na instalação de novos radares na Capital é de cara uma medida extremamente antipática e, principalmente, se levarmos em conta estarmos num ano pré-eleitoral.

EXPLICAR MELHOR

O diretor do DETRAN, Pedro Longo, poderia dar uma explicação mais clara para não sair nessa história como o “homem dos radares”, já que, ele será candidato a deputado estadual.

O JOGO NÃO COMEÇOU

Tudo que você leu ou assistiu este ano sobre a disputa do governo esqueça, porque isso não passou de um treino de aquecimento. O jogo para valer vai começar depois do carnaval, que será quando as candidaturas serão colocadas nas ruas. E a partir dos candidatos a governadores estarem em plena campanha é que as pesquisas começarão a dar algum norte. Como por exemplo: se vamos para um segundo turno, se a candidatura alternativa posta, pela primeira vez decolará, ou mesmo se um dos postulantes ganhará no primeiro turno. Só algo que mexa com uma das candidaturas antecipa o real debate eleitoral de 2018. Aguardemos!.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica: Sibá foi sincero; equilíbrio do próprio espírito, como governar?

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA