Lar Vicentino participa da campanha Novembro Azul

Idosos do Lar Vicentino, entre eles alunos do Programa Quero Ler, participam da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar sobre a saúde do homem, sobretudo no que diz respeito à prevenção do câncer de próstata. 

 

De acordo com a coordenadora do Lar Vicentino, Gislene Chalub, este momento para os idosos é muito importante porque a maioria deles, com idade entre 60 e 100 anos, nunca realizou o exame. “E para ajudar, fizemos então essa parceria com o Centro de Saúde da Vila Ivonete”, explica. Ao todo, foram realizados 45 exames de PSA.

Ela também falou sobre o Programa Quero Ler, que, na sua avaliação, ajudou a dar uma qualidade de vida melhor aos idosos. “São bem participativos e todos os dias é uma descoberta nova para eles”, disse.

Silvana Barros, professora do Quero Ler, explica que, ao todo, 16 idosos participam do programa. “Estamos há sete meses trabalhando com eles. Muitos já concluíram o primeiro ciclo, que é de seis meses, e agora vamos abrir outra turma”, afirmou.

O aposentado João de Oliveira Freitas, de 63 anos, chegou a estudar até a terceira série, mas está aprendendo tudo novamente. “Este curso do Quero Ler está sendo muito bom. Eu já tinha esquecido, mas agora estou voltando a ler e a escrever”, informou.

Além dos que estão aprendendo, há também os voluntários, como Gideão Freire de Alencar, de 74 anos. Como possui o ensino médio, ele ajuda os colegas que estão tendo acesso pela primeira vez às letras. “Acho importante ajudar as pessoas”, enfatizou.

Esta notícia está na categoria Saúde. Marcar o link.