RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

Em meio a tantas especulações acerca de como será composta a chapa majoritária da FPA, a não ser que aconteça um ponto fora da curva, a formação deverá ser mesmo Marcus Alexandre (PT) para governador e Emylson Farias (PDT) como vice. As investidas do PCdoB, com Moisés Diniz (PCdoB) e do PSB, com César Messias, são improváveis que venham a ter sucesso. E por uma questão básica:

Publicados

Crica

Só um ponto fora da curva muda a chapa da FPA

Em meio a tantas especulações acerca de como será composta a chapa majoritária da FPA, a não ser que aconteça um ponto fora da curva, a formação deverá ser mesmo Marcus Alexandre (PT) para governador e Emylson Farias (PDT) como vice. As investidas do PCdoB, com Moisés Diniz (PCdoB) e do PSB, com César Messias, são improváveis que venham a ter sucesso. E por uma questão básica: o Emylson é o candidato escolhido pelo governador Tião Viana, que como será o comandante da campanha eleitoral, por ser a sucessão estadual, tem todo o direito em fazer a escolha. A única possibilidade de Emylson Farias não ser o vice é o governador desistir desta idéia e, ao que tudo está a indicar, não há sinais que possa ocorrer.

ALERTA COMUNISTA

O dirigente do PCdoB, Panthio, mandou uma longa contestação ao método de escolha do candidato a integrar a chapa de Marcus Alexandre, no posto de vice. Defende que seja ocupado pelo deputado federal Moisés Diniz (PCdoB). Como é um texto longo, peguei só dois trechos que, sintetizam o que pensa, com advertências: “Alguns dirigentes petistas precisam calçar as sandálias da humildade e compreender que, são nos momentos mais difíceis que precisamos de mais ajuda, eles acham que a crise de desgaste de 20 anos de poder não existe”. Outro parágrafo: “Acho muito arriscado, o Marcus Alexandre ir para uma campanha das mais difíceis, como a que se avizinha, sem os comunistas animados. Quem sabe não seja o início do fim desse formato da Frente”.

NÃO ENGOLEM

Este não é um pensamento isolado, mas pelo que tenho ouvido, é o que pensa a cúpula do PCdoB, que não aceitará passivamente ficar de fora da chapa majoritária. Prenúncios de embates na FPA sobre a escolha do vice. Os comunistas não dão o caso como encerrado.

NANICOS DECIDIDOS

Ex- deputado federal Henrique Afonso, vereador Manuel Marcos, deputados Eber Machado e Jesus Sérgio, Cristovão Pontes, Silvia, são alguns dos nomes certos na chapinha que envolve os partidos nanicos para a disputa de vagas na Câmara Federal. É melhor arriscar do que ir para o chapão do PT, com a certeza de que serão engolidos. Como foram os cinco deputados do PEN.

GARANTIA QUE NÃO FECHA

O senador Gladson Cameli (PP) anunciou ontem a liberação de mais de 30 milhões de reais para o DNIT, como garantia que o tráfego na BR-364 será mantido durante todo o inverno.

VIROU BRINCADEIRA

Pela segunda vez em poucos dias, bandidos entram no DETRAN, rendem o vigilante, tomam sua arma e o colete a prova de balas. Virou brincadeira, nem os órgãos públicos escapam da ação dos marginais. O DETRAN virou uma espécie de depósito de armas para a bandidagem.

ESPINHA DORSAL

Este apagão da internet quebrou a espinha dorsal do encontro de governadores que acontece na Capital. O Acre ficou ontem praticamente isolado do restante do País na comunicação. E o fato só pode ser debitado às operadoras do sistema de telecomunicações e a ninguém mais.

Leia Também:  Coluna do Crica

EQUAÇÃO SIMPLES

Para o experiente ex-deputado federal Osmir Lima, se os partidos nanicos insistirem na formação de um chapão, a oposição corre o risco de conquistar menos mandatos de Federal.

OS MÓRBIDOS

Quando Letícia, a mulher do Lula, morreu houve quem comemorasse de forma mórbida e doentia o acontecimento. O mesmo se repete agora com a doença do presidente Temer. É o nível mais degradante que se pode chegar por causa de um simples partido ou ideologia.

CENA ANTIPÁTICA

Repudiada por quem passava pela Gameleira do Mercado Novo, a ação de dois bravos fiscais da prefeitura mandando um evangélico que fazia a pregação da Bíblia, desligar a caixa acústica. Qual o mal para a municipalidade que este cidadão estava causando ao pregar o que está na Bíblia?

MARCANDO COLADO

O vereador Gilson da Funerária (PP-Senador Guiomard) continua a marcar colado o prefeito André Maia, mesmo ambos sendo da oposição. Fez uma postagem no cemitério da cidade denunciando que, há dois meses os coveiros não recebem os seus salários da prefeitura.

BECO SEM SAÍDA

Os coveiros estão num beco sem saída: os vivos não pagam e não podem cobrar dos mortos.

MILAGRE DO TEMER

Algo de bom redundou o anúncio da vinda do presidente Temer ao Acre. O acesso ao aeroporto, que estava cheio de crateras e os postes sem iluminação, num passe de mágica tomaram providências. A avenida ficou sem um buraco e completamente iluminada.

CHANCES ZERO

Da deputada federal Jéssica Sales (PMDB) ser a vice do Marcus Alexandre (PT). Da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT) ser convidada para vice do Marcus. E o PMDB fazer uma coligação com o PT. Boatos que circularam nas redes sociais, com chance zero de ocorrer.

MORRERIAM ABRAÇADOS

Até porque uma coligação, no Acre, entre PMDB e PT, seria o casamento de sucuri com jacaré, morreriam entrelaçados perante a opinião pública. Só sobrevivem por que são adversários.

PORTA NA CARA

Liguei ontem para um cardeal do PT sobre a possibilidade do boato de aliança com o PMDB. E a resposta foi curta: “porta fechada”.

CASAMENTO POPULAR

O senador Sérgio Petecão (PSD) resolveu casar com a companheira Marfisa Petecão, no casamento coletivo a acontecer no “Arena da Floresta”, junto com centenas de casais. Não vejo como populismo, o Petecão mesmo antes do mandato tinha um comportamento popular.

NÃO CABE DISCUSSÃO

Numa conversa ontem com uma pessoa da cúpula petista, esta me confirmava o que para a coluna já é óbvio: martelo batido para o vice do Marcus Alexandre, ser o secretário de Segurança, Emylson Farias (PDT). Quem quiser suscitar um debate na FPA vai perder tempo.

ÚLTIMA BÓIA

Para o PCdoB, sinta-se satisfeito se conseguir emplacar o Moisés Diniz (PCdoB) de suplente numa das chapas do Senado. O PT sacaria a Nazaré Araújo ou a Márcia Regina? É a pergunta.

PELO MENOS NO VISUAL

Pelo menos no visual, Porto Acre ficou mais agradável na gestão do prefeito Bené Damasceno.

TERMINARÁ NUM CHAPÃO

Acabará prevalecendo a pressão do PMDB e os candidatos a deputado federal da oposição acabarão num chapão único. Já vejo alguns dirigentes querendo desistir da chapa própria.

Leia Também:  Coluna do Crica

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Sem a presença do Temer para avalizar a vinda de recursos para a Segurança, tudo o que for assinado neste sentido vai virar um mero Protocolo de Intenções, sem garantia de liberação.

FICARÁ NUMA PRENSA

Numa chapa que terá César Messias, Léo de Brito, Raimundo Angelim, Sibá Machado e Perpétua Almeida e Lourival Marques, é difícil um prognóstico de quem embarcará na balsa para Manacapuru.

CATAR VOTOS FORA

Até ontem dez nomes estavam relacionados como possíveis candidatos a deputado estadual em Sena Madureira. O que significa numa conta simples, que se alguém deste grupo quiser se eleger tem de buscar votos fora. Tem ainda os que não são de lá, mas têm votos no município.

DNA DIFERENTE

O presidente do PMDB, deputado federal Flaviano Melo, desmentiu com uma frase o boato de que o PMDB poderia se coligar com o PT: “o DNA do PMDB é diferente do PT”.

HÁ CONTROVÉRSIAS

No tocante ao Acre, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) tem razão, PMDB e PT não se misturam, mas no plano nacional o PMDB sempre mamou no governo Lula e indicou o Temer vice da Dilma. São os responsáveis diretos pelo que está acontecendo de mal no País.

DADO COMO CERTA

Fontes ligadas ao prefeito André Maia não descartam seu apoio ao candidato Marcus Alexandre (PT). Não confirmou ainda, mas já disse que não tem candidato a governador, o que é uma pista. A lógica seria dizer que apoiará o Gladson Cameli (PP), que é da oposição.

NÃO CHAMEM PARA O TACACÁ

Favor não chamar o deputado federal Major Rocha (PSDB) e o Coronel PM Ulisses para tomar tacacá na mesma banca, alguém pode sair queimado. De antigos aliados passaram a ser rivais na política. A candidatura ao governo de Ulisses acabou com a chance de marcharem juntos.

ENTRE O CÉU E O INFERNO

O ex-prefeito James Gomes, estará entre o céu e o inferno na próxima eleição para o governo: se o senador Gladson Cameli (PP) se eleger, sua vaga será preenchida pela suplente Mailza Gomes, sua mulher. Se perder, ficará só com o gostinho de ser quase marido de uma senadora.

OUTRA CARA MELHOR

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, começa a dar outra cara à cidade, com o asfaltamento de ruas e a melhoria da imagem urbanística. Não se pode exigir que em pouco tempo na gestão possa operar o milagre de recuperar toda a cidade, que pegou arrasada.

VALEU A INTENÇÃO

Este encontro que está acontecendo em Rio Branco perdeu muito do seu brilho pela ausência do presidente Temer. Não porque representasse algo politicamente falando, mas por ser quem está com a chave do cofre e poderia deixar amarrado algum recurso para a Segurança. Espera-se que, o que for deliberado nos debates com os governadores, consiga unir a bancada federal na busca da viabilização dos pleitos levantados. Pelo menos valeu a boa intenção do governador Tião Viana em buscar um a saída para o problema da volatilidade das nossas fronteiras.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Após ser indicado para ser secretário de Educação, Minoru é tratado na oposição como “Cavalo de Tróia”

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA