Presidente da Câmara Rogério Pontes participa de atividade em comemoração ao diz das Crianças

O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia vereador Rogério Pontes participou na manhã desta quinta-feira (12) da atividade que aconteceu na quadra poliesportiva do Bairro Leonardo Barbosa em comemoração ao dia das crianças.

 Por Paula Alcântara Assessoria CMB 

O evento que aconteceu no qual o presidente Rogério Participou junto do vice- presidente Rozevete Honorato é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Brasiléia, projeto Amigos da Comunidade, Ministério Público, SESC, SEBRAE, empresários locais, e outros com o intuito de levar alegria para a comunidade neste dia tão especial que é comemorado o dia das crianças.

Rogério em seu pronunciamento, falou da importância de se comemorar esta data e ressaltou a satisfação de vê estampado no rosto das crianças àquela alegria que contagia qualquer pessoa com tanta pureza.

“Essa ação é de fundamental importância e é hora de juntar os esforços e dar as mãos para promover um dia de lazer às crianças mais carentes do município. Parabenizo aos Amigos na comunidade, à Prefeita Fernanda Hassem e toda equipe e aos demais envolvido. Enquanto representante do Poder Legislativo, estarei sempre disposto a contribuir com essas ações. Parabéns a todas as crianças de Brasiléia” destacou Rogério Pontes.

Conheça um pouco mais da iniciativa de se comemorar o dia das crianças que virou tradição no Brasil.

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que "fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País", e que criava uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI: "Será comemorado em todo o país, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência.

Segundo a pesquisadora Ângela de Castro Gomes, o "comemorar", na acepção semântica, poderia ter diversas interpretações, por exemplo, poderia significar "trazer à memória", "fazer recordar" e a estreita ligação com os projetos sociopolíticos, sociais, de educação e saúde do governo Vargas, neste caso em particular, referindo-se às políticas de proteção à infância, maternidade e família.

O fato é que, por alguma razão, a data de 25 de março ficou apenas "no papel". Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data de 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. 

No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, e fizeram ressurgir o antigo decreto de 1924. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

 Veja o Vídeo