Coluna do Amaral

Dias das crianças “manchado” pela tragédia de Janaúba – MG. Enfim, que cada pai possa aproveitar o dia das crianças para valorizar cada momento de maneira especial.

Hoje é um dia especial para todas as crianças brasileiras, 12, mas, também uma data para reflexão sobre os inocentes que morreram brutalmente queimados na creche “Gente Inocente” da cidade de Janaúba, Minas Gerais no último sábado,7.

Inicialmente, falar de criança é nos remeter ao tempo de todos nós. Da lembrança das professoras, dos colegas e das brincadeiras. É lembrar dos pequenos que foram criados ou cuidados pelos irmãos mais velhos. Daquelas que correm, gritam e até jogam pedras na casa dos outros. Do sorriso encantador que vê diversão em tudo e quando não satisfeitas, gritam ou berram para receber atenção.

E o que dizer de uma criança que foi acordada pra ir à escola, tomou café e o pai ou a mãe deixou na porta da creche com um beijo, abraço e um tchau carinhoso? E a chegada com alegria em casa todos os dias? E a bagunça de lei que vai dar lugar ao silêncio e tristeza? E as roupinhas que ficaram no guarda roupas? O quarto ainda desarrumado e alguns brinquedos espalhados do dia anterior…E a festinha do dia 12 de outubro que a escola tinha planejado para as crianças com sua professora?

Criança é tudo de mais encantador que existe ao ponto de Jesus ordenar aos seus discípulos que deixassem as crianças se aproximarem dele. Infelizmente, um ser com mente diabólica entristeceu também o coração de Deus.

É claro que estas não são as primeiras crianças que morreram consumidas por fogo no país, mas pré meditado para matar de forma massiva numa creche é inédito. Nada de vingança de ex marido para matar mulher e filhos menores; Tampouco, acidente provocado por fiação elétrica irregular ou explosão de botijas de gás em favelas. Trata-se de um ato covarde de ter fechado uma sala de aula, jogado gasolina e ateado fogo em dezenas de crianças.

Uma tragédia que destruiu a alegria de muitas famílias e deixou o Brasil em luto. Um episódio que ficou um vazio e uma dor incomparável para os pais de quem morreu e das crianças que ficarão com sequelas para a vida nas marcas no corpo e na alma.

Triste mundo que os insanos e psicopatas não querem mais morrer sozinhos e querem levar consigo outros inocentes por bala, fogo ou outras formas de destruir a vida humana. Será que nesse mundo globalizado estamos fadados a assistir quem consegue gerar o maior trauma contra a vida dos outros das piores maneiras possíveis? Muitos questionamentos, para muitos estudos acerca do comportamento do homem contemporâneo doente, solitário e perigoso. Enfim, que cada pai possa aproveitar o dia das crianças para valorizar cada momento de maneira especial como se fosse o último, afinal o dia de amanhã não sabemos. FELIZ DIA DAS CRIANÇAS PARA TODOS OS BRASILEIRINHOS E BRASILEIRINHAS.