RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Prefeitura de Brasileia realiza alvorada em comemoração aos 107 anos do município

Iniciando as comemorações dos 107 anos de Brasileia, a prefeitura juntamente com a banda da Policia Militar (PM) de Rio Branco resgatam uma das mais antigas tradições da cidade, o alvorada, que há cinco anos não era mais realizado.

Publicados

Política

Iniciando as comemorações dos 107 anos de Brasileia, a prefeitura juntamente com a banda da Policia Militar (PM) de Rio Branco resgatam uma das mais antigas tradições da cidade, o alvorada, que há cinco anos não era mais realizado.

 Por Raylanderson Frota 

Fernanda Hassem de Brasileia

Brasileia se originou a partir de um antigo Seringal Carmen, em 3 de Julho de 1910 (Foto: Raylanderson Frota)

A alvorada percorreu as principais ruas e pontos da cidade, despertando a população que aos poucos saia de suas casas e ficavam olhando pela janela para saudar os músicos que passavam.

O morador João Evangelista, 84 anos, ficou muito emocionado ao poder reviver essa tradição no município. “É muito emocionante poder vivenciar essa festa novamente, desde a minha infância que todos os anos, no dia 3 de julho, era comum os músicos militares passar pelas ruas tocando e cantando os parabéns para a cidade. Estou muito honrado e agradecido com a prefeita Fernanda Hassem e o Vice – prefeito Carlinhos do Pelado por trazer novamente a tradição e a alegria ao povo de Brasileia” destacou Evangelista.

Leia Também:  Prefeito sai da toca! Everaldo se tranca no seu Gabinete e se recusa receber moradores da Zona Rural de Brasiléia

Durante a caminhada foi realizada a queima de fogos preparada e organizada pela equipe da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Hoje é uma data muito importante, Brasileia comemora 107 anos e nós estamos aqui juntamente com a banda da Policia Militar para poder saudar e parabenizar os munícipes de Brasileia dando continuidade a nossa festa”, informou Ramiege Silva, secretária de Educação.

A alvorada teve inicio em frente a prefeitura passando pelas ruas Odilon Pratagi até a praça Valdemir Lopes e dando continuidade até os principais pontos da cidade encerrando na saída da cidade com destino a Assis Brasil. E as atividades continuam no decorrer de todo o dia até a noite com o desfile das bandas de fanfarra de Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia e Rio Branco.

História de Brasileia

Localizado a 237 km ao sul de Rio Branco, na fronteira com a Bolívia, tem limites com os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira e Xapuri. Brasileia se originou a partir de um antigo Seringal Carmen, em 3 de Julho de 1910, usando o nome de Brasília.Posteriormente, em 1943, o nome da cidade foi mudado, para não ser confundida com a nova capital federal. Recebendo um novo nome, derivada da união das palavras Brasil (Bras) e Hiléia (floresta), utilizada até hoje.

Leia Também:  Policia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na casa do Prefeito Everaldo e ex-secretários

Fernanda Hassem de Brasileia 2

Fernanda Hassem de Brasileia 3

Fernanda Hassem de Brasileia 4

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Edvaldo apresenta projeto de decreto legislativo para sustar atos que destituíram diretora e coordenadora de ensino da Escola Armando Nogueira: “oportunizar o direito de defesa”

Publicados

em

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou, nesta quarta-feira (17) um projeto de decreto legislativo que visa sustar as portarias que destituíram dos cargos de diretora, a servidora Ada Cristina Nunes, e a coordenadora de Ensino, Robenilde Mesquita de Abreu. Ambas trabalham na Escola Estadual de Ensino Médio Armando Nogueira. As portarias foram assinadas pelo secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho.

“Nós estamos diante de um novo ato numa escola que tem como símbolo o Armando Nogueira, perseguido pela ditatura, um acreano. Se afastou de forma arbitrária, apressada e ilegal, não apenas a diretora, mas também a coordenadora de Ensino porque expuseram uma prática conhecida de todas as escolas que é a entrega da merenda escolar de qualidade inferior. Quando se abre esse debate, a Secretaria de Educação ao invés de expor quem está cometendo o erro, pune para dizer para as demais escolas que é assim o riscado. Foi por isso que eu tomei essa iniciativa. Eu não vou pedir para nenhum deputado que apoie esse decreto. Só vou pedir a oportunidade para debater na Comissão de Constituição e Justiça esse decreto, na presença delas [professoras destituídas], para lhes contar o que elas me contaram”, disse Edvaldo Magalhães.

Leia Também:  Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fecha operação na Amazônia com ator Leonardo DiCaprio e o bilionário Jeff Bezos

Ainda de acordo com o parlamentar, a Secretaria de Estado de Educação cometeu “um ato antidemocrático” e “ilegal”, além de “estar se omitindo de tomar providências e joga a responsabilidade para as unidades de ensino”.

“Esse decreto é para provocar a oportunidade do direito de defesa dessas duas profissionais da Educação. Amanhã é dia de paralisação da Educação, estarão em luta. Agora estão querendo transformar as professoras em ladra da merenda escolar. Não se discute que àquele servidor de apoio, que estão com três salários atrasados, eles vão e comem, aliás está proibido”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA