RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Detran emite quase 2 mil habilitação com ‘QR Code’ para evitar fraudes

Código pode ser lido por aplicativo no celular e agentes vão ter acesso a dados e foto do condutor. Condutores podem continuar usando modelo antigo de CNH, desde que esteja dentro da validade.

Publicados

Geral

Código pode ser lido por aplicativo no celular e agentes vão ter acesso a dados e foto do condutor. Condutores podem continuar usando modelo antigo de CNH, desde que esteja dentro da validade.

Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) já emitiu 1,9 mil carteiras de habilitação com o uso do “QR Code”, que passou a ser adotado no início de março após uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O código dá acesso às informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e os agentes de trânsito vão poder checar dados e foto do condutor.

O diretor-geral do Detran-AC, Pedro Longo, explicou que a medida tem o objetivo de evitar falsificações e fraudes na CNH. O código, que fica na parte interna do documento, pode ser lido com a câmera do smartphone, através do aplicativo Lince – que foi disponibilizado para download nos sistemas Android e IOS.

“Vai ser possível checar se a carteira está válida, se existe alguma infração ou qualquer outra irregularidade. Queremos coibir as falsificações e garantir uma maior segurança no momento da fiscalização”, destaca.

Leia Também:  Adolescente de 16 anos morre eletrocutado ao conduzir boiada na zona rural de Xapuri

O diretor explica que não há uma meta ou período estipulado para renovar todas as carteiras de habilitação. Ele afirma que o processo vai ser gradativo e deve ocorrer naturalmente, à medida que os condutores façam a renovação da CNH. Além disso, destaca que os motoristas que estejam com a CNH dentro da validade não precisam fazer a mudança imediatamente.

“Não vai ser cobrada nenhuma taxa adicional do condutor. A mudança vai garantir que os agentes de trânsito tenham maior agilidade ao checar essas informações, tudo fica mais fácil e pode ser feito pelo celular”, finaliza.

Detran-ACDo G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Homem é preso com receitas falsas e diz que trocava remédios por droga

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA