Prefeito Zum não tomou providencia e Moto-taxistas fecharam a ponte que liga Assis Brasil e Iñapari/Peru

A classe dos moto-taxistas afirma que estavam perdendo espaço no Brasil para os toritos peruanos.

 Por Alemão Monteiro 

A classe dos Moto-taxistas do município de Assis Brasil entrou em contato com a redação do 3 de julho noticias para informar que os mesmos haviam fechado pela manhã a ponte que liga Assis Brasil e Iñapari/Peru, o motivo seria a falta de passageiros para os moto-taxis devido à livre circulação dos toritos (veículo peruano) que cobram mais barato por passagem.

Os moto-taxista diz que o prefeito Zum (PSDB) através do poder público municipal não tomava nenhuma providência, resolveram fechar por completo a ponte no intuito de chamar a atenção do prefeito para o problema.

Após o fechamento da ponte, o prefeito Zum resolveu negociar com a classe para que a passagem da ponte fosse desbloqueada, mas os moto-taxistas impuseram condição para liberar a ponte, foi quando os moto-taxista deram um prazo de 15 dias para o Zum resolver esta situação caso não for resolvido eles voltarão a bloquear a passagem da ponte.

Ao ver que a classe dos moto-taxistas não estava brincando, o prefeito Zum afirmou um acordo de que iria contratar dois fiscais para que os mesmos fiscalizem a entrada e saída desses veículos peruanos e para que este problema seja resolvido.

A algum tempo atrás foi feito uma reunião com os representantes do Peru, representante do sindicato dos toritos, presidente do sindicato dos moto-taxistas e a prefeitura municipal de Assis Brasil onde fecharam um acordo, onde os toritos só podia trazer passageiros até a praça Central e não podiam circular na cidade tendo assim que voltar para o Peru, mas ao longo do tempo esta regra deixou de ser cumprida e os toritos estavam fazendo frete até nos ramais.

Sem ter um retorno financeiro alguns taxistas começaram a passar necessidades e com isso resolveram tomar esta atitude, mas após o acordo firmado entre a classe dos moto-taxistas e a prefeitura a ponte teve o acesso liberado e estão todos no aguardo.

Prefeitura de Brasileia e SENAR formam 15 novos operadores de maquinas agrícolas

Encerrou no último domingo, 15, o curso de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas, realizado pela Prefeitura Municipal de Brasileia em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O curso foi realizado no Centro de Reflorestamento e Divulgação Ambiental no quilometro 26, sentido Assis Brasil, e formou 15 novos operadores em máquinas agrícolas. A capacitação teve duração de 56 horas, iniciando na segunda-feira, 9, e encerrando no domingo, 15 de outubro.

O curso realizado faz parte da programação elaborada pela Prefeita, Fernanda Hassem,quando, antes mesmo de assumir o mandato, buscou parcerias com todas as instituições ligadas ao sistema S, com a Federação de Indústria e Comércio do Acre, Associação Comercial e Sebrae.

O instrutor de mecanização do SENAR, Roberto Souza da Silva, parabenizou a iniciativa da prefeita em se preocupar em levar capacitação para a população de Brasileia.

“Quero parabenizar a equipe da prefeitura saudando o secretário municipal de agricultura Antônio Francisco,que juntamente com a prefeita Fernanda trouxe esse curso para a região levando conhecimento para esses 15 alunos que participaram da capacitação e que agora poderão ajudar no desenvolvimento e na produção agrícola das comunidades rurais de Brasileia”, ressaltou Roberto.

“Cunha funcionava como um banco de corrupção de políticos”, diz Funaro

Parlamentares acreanos que engrossaram as fileiras de apoio ao ex-presidente da Câmara ficam sob suspeita. Parlamentares de oposição no Acre ajudaram a eleger Eduardo Cunha presidente da Câmara dos Deputados.

Os últimos dias foram de muitas revelações sobre os diversos crimes praticados pelo ex-deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), em conluio com próceres do PMDB nacional, como Romero Jucá, Henrique Eduardo Alves, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco e o presidente da República Michel Temer. Operador do PMDB em esquemas de corrupção, o doleiro Lúcio Funaro, também delator da Operação Lava Jato, diz, em seus depoimentos tornados públicos em vídeo pelo jornal Folha de São Paulo na semana finda,  que Cunha, preso e condenado a mais de 15 anos de cadeia, “funcionava como um banco de corrupção de políticos”. A declaração foram extraídas dos relatos feitos por Funaro à Procuradoria-Geral da República (PGR) em 23 de agosto último.

“Eduardo funcionava como se fosse um banco de corrupção de políticos, ou seja, todo mundo que precisava de recursos pedia para ele, e ele cedia. Em troca mandava no mandato do cara”, disse Funaro às autoridades da Lava Jato, dando a medida da influência do ex-cacique peemedebista. “[Cunha] não precisava nem ir atrás de ninguém. Fazia fila de gente atrás dele.”

Modus Operandis

Foi nesse cenário que Eduardo Cunha protagonizou na política brasileira, sendo peça principal no processo de impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff. Funaro também revelou que Cunha recebeu R$ 1 mi para ‘comprar’ votos para o impedimento de Dilma, colocando sob suspeição todos àqueles que aderiram a tese do impeachment. Em sua caminhada à presidência da Câmara, no início de 2015, Cunha recebeu apoio irrestrito de alguns parlamentares acreanos, na figura dos deputados federais Jéssica Sales (PMDB), Flaviano Melo (PMDB), Alan Rick (DEM) e Major Rocha (PSDB), que se declararam adeptos da campanha do peemedebista e também foram favoráveis à deposição de Dilma Rousseff. Nas suas andanças por terras acreanas, Cunha também contou com a recepção do senador Gladson Cameli, como registra a foto que ilustra o presente texto.

Segundo as novas denúncias apresentadas por Funaro, Cunha chegou a financiar as campanhas de deputados federais que lhes garantissem apoio para que se tornasse presidente da Câmara, o que veio a acontecer em fevereiro de 2015. À época, ele recebeu 267 votos, entre esses estavam os votos dos deputados acreanos.

Dias antes, mais precisamente no dia 07 de janeiro de 2015, Eduardo Cunha esteve no Acre em busca de apoio à sua candidatura. Naquele dia, ele reuniu com Gladson Cameli, com deputados federais Wherles Rocha, Jéssica Sales, Alan Rick, Flaviano Melo e com a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB).

O jornal Folha de S.Paulo exibiu em primeira mão em seu site um vídeo com o depoimento em questão. No filmete de quase dois minutos, Funaro descreve o modus operandi do pagamento de propinas a partir de desvios do Fundo de Investimentos do FGTS, da Caixa Econômica Federal. Segundo o relato, entre 60% e 65% de cada operação ilícita eram reservados ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, depois que ele assumiu a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa, em 2011. Mesmo tendo o cargo em 2013, acrescentou Funaro, Geddel manteve influência no banco com o amparo de Cunha, à época em pleno exercício do mandato de deputado e prestes a se tornar presidente da Câmara, em 2015.

“O resto [40% a 35%] eu e o Cunha meiávamos no meio [sic] ou eu dava 5% a mais para o Cunha e o resto para mim. Dependia da operação e da necessidade de caixa que ele tinha”, continuou Funaro, definindo sua relação com Cunha como “muito boa”. Ele explicou que não se importava em repassar valores mais elevados para Cunha, uma vez que estava em jogo o “projeto político” do ex-cacique peemedebista.

“Eu apostava que ele, realmente, ia chegar onde chegou, que foi chegar a ser a pessoa que tinha mais importância, mais poder no Brasil. Em um período curto de tempo, mas ele chegou [ao cargo de presidente da Câmara]“, arrematou o delator.

Funaro teve acordo de colaboração judicial homologado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), no início de setembro. Temida pelo governo, a delação do operador, que compunha o grupo de Eduardo Cunha na Câmara – e, como o cacique peemedebista, está preso há meses –, fortalece a tese de obstrução de Justiça em consideração na segunda denúncia da PGR contra o presidente Michel Temer. Segundo o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Temer avalizou a compra do silêncio tanto de Funaro quanto de Cunha.

Esquema de corrupção

Acusado de participar dos desvios na Caixa Econômica, em parceria com Cunha, Funaro confessou crimes, descreveu o envolvimento de parlamentares nas negociatas e entregou provas “fortes” de movimentação ilegal de dinheiro durante as negociações da delação premiada. Tais relatos se somaram às delações e gravações de Joesley Batista e outros executivos da J&F na peça de acusação contra o presidente.

O peemedebista é alvo de inquérito no Supremo que apura o envolvimento dele, do ex-assessor da Presidência Rodrigo Rocha Loures, entre outros, em crimes como corrupção, obstrução à Justiça e organização criminosa. O ex-procurador-geral da República suspeita que Temer usava Rocha Loures para executar negócios escusos, receber propina da JBS e atrapalhar a Lava Jato já no exercício do mandato.

Segundo as investigações, Funaro fez revelações consistentes e reveladoras que reforçam as acusações de Joesley contra o presidente. Foi com base em depoimentos dele que a Polícia Federal prendeu o ex-ministro Geddel Vieira Lima por obstrução à Justiça.

Um dos peemedebistas mais próximos de Temer, Geddel é acusado de sondar a mulher do doleiro sobre a intenção dele de fazer delação premiada. Dinheiro não faltava para comprar o silêncio de Funaro, segundo a Polícia Federal, que encontrou 15 malas e caixotes recheados de dinheiro em endereço atribuído ao ex-ministro. Funaro confirmou o que áudios de conversa fora da agenda presidencial entre Temer e Joesley, em 7 de março, sinalizaram: que recebeu dinheiro da JBS, a mando de Temer, em troca de seu silêncio.

Com informações do site Congresso em Foco

Acabou a lua de mel: Azeda o clima entre Ilderlei Cordeiro e Vagner Sales

Uma fonte revelou, que os ânimos estão a flor da pele, é jogar uma fagulha e vai acabar em incêndio.

 Por Luiz Carlos Rosa / Coluna Política em Tempo 

Acabou a lua de mel, depois das últimas demissões de Ilderlei Cordeiro, que atingiram a base do ex-prefeito Vagner Sales, o clima que já era pesado entres os dois grupos do PMDB/CZS, agora é de retaliação de ambas as partes. 

Clima pesado

Cada dia está mais azedo o clima entre os dois grupos. De um lado correligionários do prefeito Ilderlei, do outro fiéis devotos do Salismo Vagniano, se digladia por espaço dentro da máquina pública do município  e nas bases eleitorais.

Pode rachar

Entre os líderes de ambos os lados, já há quem admita abertamente a possibilidade de um racha definitivo. Embora o presidente do PMDB/CZS, Jonathan Donadoni, tenha atuado incansavelmente para aparar as arestas, o clima é pesado de parte a parte. Não seria uma surpresa se viessem a apartar as panelas.

Disputa pela base

Um outro ponto forte de divergência entre o grupo do atual e do ex-prefeito, é a disputa pelos cabos eleitorais. De um lado o pré-candidato e tio do prefeito, Rudilei Estrela, secretários, e um vereador. De outro, cinco vereadores, Vagner, e a filha, a deputada Jéssica Sales, tem travando uma batalha diária por espaço e lideranças.

Sobe um, desce outro

Durante os últimos dias, têm sido uma constante o assédio as bases dos aliados. Comentava um vereador da oposição, que em algumas casas mal desce a turma do Rudilei Estrela, já chega a turma da Jéssica Sales, para desmanchar o que foi feito. E emedou, já fui procurado pelos dois lados, mas vou esperar mais um pouco, se o Ilderlei abraçar a candidatura do tio eu posso pensar no assunto, se não vou de Jéssica. Parece que no fim dessa disputa, os trapiches das casas de lideranças oposicionistas de Cruzeiro do Sul, vão precisar de reforma.

Vereador da Vila

Um vereador de uma famosa Vila nas proximidades de Cruzeiro do Sul, tem sido disputado a tapa pelos dois lados. Emissários de Rudilei Estrela, e o próprio Rudilei, estiveram recente em seu gabinete tentando lhe convencer a apoia-lo.

Cancelando agenda

Já no último fim de semana, cancelando outras agendas, a deputada Jéssica Sales (PMDB), esteve por lá a pretexto de prestigiar um evento musical. Me disse um membro do PMDB: “manter nossos apoiadores tradicionais é questão de honra”. Tá explicado o porque da deputada ter cancelado agendas para ir a tal vila.

Preocupação

Dirigentes de partidos da oposição, tem manifestado preocupação em relação as eleições para deputados federais de 2018. A maioria dos Partidos acha, que a oposição pode fazer apenas três deputados federais.

O óbvio

Um dos dirigentes, me fez uma leitura bastante interessante e óbvia, dizia ele: “a maioria dos partidos de oposição não se prepararam para a eleição federal. A exceção do PP, todos os demais tem no máximo um ou dois candidatos competitivos.”

Então

Não precisa de grande esforço para constatar isso. Vamos lá: PMDB só tem dois nomes, Jéssica Sales e Flaviano, DEM também dois, Bocalom e Alan Rick, PSDB apenas um, Rocha, PSC, Antônia Lucia, e para por aí. Todos os demais candidatos competitivos vem do PP ou da FPA.

Jesus afinou a viola!

Depois de ter andado descontente e até ter feito críticas ao secretário estadual de Educação, Marcos Brandão, o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT), já afinou a viola. Segundo membro da executiva estadual do PDT, está tudo certo com o Tchê e o governador! “conversa foi antes de ontem! Fica no PDT!” me dizia ele na última quinta, então a conversa deve ter ocorrido na terça (10).

Pensa num querido

“O Jesus é um cara decente e não é bobo! Teria que começar do zero! E o PDT é um partido grande, organizado e terá uma legenda boa à sua disposição! Ele (Jesus) goza da confiança de todos do PDT! Pensa num querido!” Foram essas as palavras usadas pelo dirigente trabalhista, para botar um ponto final nas especulações em torno da saída de Jesus Sérgio do PDT.

Puro Sangue?

O PDT pode vir puro Sangue me dizia um cacique trabalhista. “temos nomes para isso, o partido vai discutir a verás essa possibilidade.” Segundo apurou a coluna, dirigentes do partido do interior, estarão em Rio Branco nos próximos dez dias, tratando com a executiva estadual a possibilidade de montar chapa própria de deputado estadual.

Apenas sondagem

Demorou pouco o namoro entre o ex-prefeito Deda e o PDT. Fonte revelou a coluna que Deda e a deputada Maria Antônia estão sondando partidos, já que o PROS não teria se preparado para montar chapa, e eles estariam tentando encontrar um porto seguro de olho em 2018.

De caso pensado

Depois de ter escrito a matéria “tiro pela Culatra”, falando do efeito devastador da pesquisa do DEM na oposição, me liga uma liderança ligada aos democratas acreanos é diz: “ foi de caso pensado. No DEMOCRATAS existe muita revolta com Gladson e Bestene, por conta do episódio do vice, onde depois de ter prometido ao partido, Cameli voltou atrás.” Segundo o benemérito liberal, amigo do DEM, Bocalom até hoje não engoliu esse sapo cururu. E continua com Cameli atravessado na garganta.

O pecado do Amado

O prefeito Ilderlei Cordeiro de Cruzeiro do Sul, dizem pessoas próximas a ele, não é um bom articulador, nem tem em seu grupo político, alguém que o seja. Segundo informações, quem fazia essa função era o ex-secretário de administração Manfrine Costa. Nos últimos dias, a falta de quem articule política na gestão municipal, tem custado caro ao prefeito “Amado”, todo dia é um desgaste e uma nova sangria política. Tá esperando o quê, para chamar o homem de volta, Amado?

A volta de Costa

A novela da volta do ex-secretário de administração da prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul continua. Foi alardeada dias atrás pela própria base do prefeito, que Manfrine Costa estava retornando ao primeiro escalão da Gestão municipal, e desde então, está tudo no mais absoluto silêncio. Gente ligada ao ex-secretário garantiu a Coluna que Costa está as ordens, apenas esperando pela boa vontade do Amado.

Leo do Juruá

O deputado Leo do PT, estará mais para Leo do Juruá, que do PT, nas eleições do ano que vem. Nove em cada dez petistas do Juruá, vai de Leo de Brito para federal. Os poucos que sobrarem devem se divide entre Sibá Machado e os outros candidatos da legenda.

Cuidado Josa

Um amigo me dizia essa semana: “o deputado Josa da Farmácia, está 90% fechado com um ex-vereador e suplente, da atual legislatura, que tem fama de comprador de votos. Segundo ele, se pudesse aconselhar o deputado, diria para ele conversar com o presidente do PMDB, Jonathan Donadoni, que teria levado um toco do ex-vereador nas eleições de 2014. E concluiu: eu diria, cuidado Josa”!

Raimundinho da Saúde

Me liga uma pessoa ligada a secretária estadual de saúde. Entre uma amenidade e outra dispara: “ Raimundinho não ganha nem mais pra presidente de bairro. Ele não tem mais os contatos dentro das unidades de saúde, não como tinha antes. E tem muita gente descontente, com promessas de campanha não cumpridas.” E deitou a falar adjetivos impublicáveis. Como onde há fumaça  há fogo. É bom Raimundinho e seu grupo ir abrindo o olho, 2018 tá logo ali.

Fica Coronel Emilio

Foi só aparecer uma possibilidade de o Coronel PM Emilio ser transferido do CPO II, com base em Cruzeiro do Sul, que surgiu um movimento de PMs, PCs, PFs, Agentes Penitenciários, MP e membros do Judiciário pela sua permanência. Coronel Emilio é um oficial exemplar, um bom soldado a serviço da tropa e da sociedade, é justo o reconhecimento e meritória a campanha. Segundo apurado pela coluna a caixa de mensagens do Cel Ricardo, comandante Geral da PM/AC foi inundada com mensagens de operadores de segurança, empresário e até autoridades de mandato. E não é de se estranhar, a manifestação de respeito e reconhecimento de seu trabalho, por meio do movimento que defende sua permanência no CPO II. A Coluna engrossar e endossa o coro #ficacoronelemilio.

Vereador Valadares do PMDB é notificado pelo TCE por pratica ilegal de acumulo de funções

A notificação partiu do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE) sendo unanimidade nos termos do voto do Conselheiro-relator.

 Por Alemão Monteiro com Informação do TCE 

Foi publicado no Diário Oficial, um Acórdão de N° 10.470/2017, a respeito do acumulo, ilegal, de função do vereador Francisco Valadares Neto do PMDB, que também e Vereador e Procurador Jurídico do Município de Brasileia.

Esse tipo de acumulo de funções é uma violação do princípio constitucional da moralidade, vedada expressamente pelo Estatuto da Advocacia (OAB).

Onde é vedado o exercício de mandato eletivo com a advocacia, não havendo, portanto, possibilidade de acumulação de cargo, segundo a Lei Federal de n° 8.906/94, artigo 3° parágrafo 1°.

Segundo o relator, conselheiro Antônio Cristóvão, caso o vereador Valadares queira manter o seu cargo de Procurador Jurídico do Município de Brasileia terá que se restringir deixar o cargo de vereador do município, da prática fiscalizatória inerente à atividade parlamentar, e caso a opção seja pelo o exercício de Vereador, o servidor (Valadares Neto) será afastado do cargo tendo que optar por uma das remunerações.

Depois de pagar 15 mil, juiz manda soltar vereador Joelson Pontes preso pela a Polícia Federal na Operação Labor

O vereador afastado pagou R$ 15 mil de fiança para ser liberado e voltar para casa. Ele não poderá viajar por mais de 15 dias sem autorização.

O juiz Clóvis Lodi, da Comarca de Brasiléia, é o responsável por colocar novamente nas ruas o vereador Joelson Pontes (PP), preso durante a quarta fase da Operação Labor, da Polícia Federal, sob suspeita de envolvimento com um esquema que desviou milhões de reais da prefeitura de Brasiléia.

Fora das grades, Joelson terá que se apresentar, mensalmente, à Justiça e informar as atividades que estiver desenvolvendo. Além disso, está proibido de frequentar bares, devendo permanecer em casa a partir das 19 horas, salvo em caso de trabalho ou para frequentar a igreja. 

O vereador Joelson Pontes também ficará fora do mandato, ou seja, afastado das atividades na Câmara Municipal, portanto também sem salário.

Deputada Leila Galvão participa de atividade em comemoração ao dia da Criança

A deputada Estadual Leila Galvão participou do evento que aconteceu voltado ao público infantil, onde a mesma em seu pronunciamento falou da gratificação em poder prestigiar junto de tantas crianças o dia em comemoração a elas.

 Por Alemão Monteiro 

A deputada Leila que não tem medido esforços para fazer-se presente na região do Auto Acre mais uma vez mostrou que está sempre apoiando os projetos voltados à população sendo uma realização da Prefeitura ou do estado do Acre, independentemente em qualquer ocasião à deputada está presente.

Mas desta como muitas outras vezes a deputada se sentiu muito feliz em vê a felicidade no rosto de cada criança já que se trata do futuro da nação.

“Esse é um momento de muita alegria para as crianças. Esses pequenos são muitos importantes em nossas vidas e em nossa sociedade. Fico feliz de contam os com as pessoas que se juntaram voluntariamente e fazem parte do Projeto Amigos na Comunidade, à Prefeitura e toda a equipe que abraçou essa causa. Temos que ter o compromisso, enquanto poder público de abrigar essas crianças com todo afeto e as politicas públicas que elas merecem. Parabenizo a todas as crianças, que Deus as abençoe”.

 Veja o Vídeo 

Presidente da Câmara Rogério Pontes participa de atividade em comemoração ao diz das Crianças

O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia vereador Rogério Pontes participou na manhã desta quinta-feira (12) da atividade que aconteceu na quadra poliesportiva do Bairro Leonardo Barbosa em comemoração ao dia das crianças.

 Por Paula Alcântara Assessoria CMB 

O evento que aconteceu no qual o presidente Rogério Participou junto do vice- presidente Rozevete Honorato é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Brasiléia, projeto Amigos da Comunidade, Ministério Público, SESC, SEBRAE, empresários locais, e outros com o intuito de levar alegria para a comunidade neste dia tão especial que é comemorado o dia das crianças.

Rogério em seu pronunciamento, falou da importância de se comemorar esta data e ressaltou a satisfação de vê estampado no rosto das crianças àquela alegria que contagia qualquer pessoa com tanta pureza.

“Essa ação é de fundamental importância e é hora de juntar os esforços e dar as mãos para promover um dia de lazer às crianças mais carentes do município. Parabenizo aos Amigos na comunidade, à Prefeita Fernanda Hassem e toda equipe e aos demais envolvido. Enquanto representante do Poder Legislativo, estarei sempre disposto a contribuir com essas ações. Parabéns a todas as crianças de Brasiléia” destacou Rogério Pontes.

Conheça um pouco mais da iniciativa de se comemorar o dia das crianças que virou tradição no Brasil.

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que "fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País", e que criava uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI: "Será comemorado em todo o país, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência.

Segundo a pesquisadora Ângela de Castro Gomes, o "comemorar", na acepção semântica, poderia ter diversas interpretações, por exemplo, poderia significar "trazer à memória", "fazer recordar" e a estreita ligação com os projetos sociopolíticos, sociais, de educação e saúde do governo Vargas, neste caso em particular, referindo-se às políticas de proteção à infância, maternidade e família.

O fato é que, por alguma razão, a data de 25 de março ficou apenas "no papel". Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data de 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. 

No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, e fizeram ressurgir o antigo decreto de 1924. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

 Veja o Vídeo 

Prefeitura de Brasiléia realiza atividades em comemoração ao dia das crianças

Projeto Amigos na Comunidade em parceria com a Prefeitura realizam atividades em comemoração ao dia das crianças no Bairro Leonardo Barbosa e no José Moreira. 

Graças a uma parceria firmada entre integrantes do projeto Amigos Na Comunidade, Prefeitura de Brasiléia, demais instituições como Ministério Público, SEBRAE, SESC e empresários locais, foram realizadas no dia 12 de outubro duas atividades voltadas às crianças do município.

A primeira, no Bairro Francisco José Moreira e a segunda, no Leonardo Barbosa. Ambas as atividades tiveram o objetivo de comemorar essa data tão especial com brincadeiras, apresentações musicais, distribuição de brinquedos, lanche e muita diversão.

Com o lema “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, de Mahatma Gandhi, a equipe do Projeto Amigos na Comunidade ressalta a importância da humanização no relacionamento entre as pessoas, criando uma situação de encontro em que a atividade do voluntariado e amor ao próximo pode propiciar aproximação, acolhimento, comunicação e possibilidade de crescimento para aqueles que vivem em comunidades carentes. 

“Essa é a nossa terceira edição do Projeto Amigos na Comunidade, a Prefeita Fernanda já tem sido parceira há dois anos atrás. Temos o apoio de diversos profissionais e parceiros. Estamos trazendo sorrisos e resgatando o nosso dessas crianças, que é o nosso principal objetivo”, destacou Aline Silveira, uma das coordenadoras do Projeto.

 Veja o Video 

A Prefeita Fernanda Hassem participou da atividade e destacou a importância da ação, parabenizando a todos pela importante data.

“Um dia de alegria e de festa para a nossa criançada de Brasiléia. Quero fazer aqui um reconhecimento ao Projeto Amigos na Comunidade, que há três anos é desenvolvido e ultrapassa barreiras e traz alegria e vida por onde passam. Antes de ser prefeita eu já participava desse projeto e a nossa equipe veio para ser voluntária. A pureza e a inocência das crianças nos transmitem paz, nos contagiam, nos fazem caminhar cada dia mais com um olhar especial por se tratar do nosso futuro. Feliz dia das crianças para todas as crianças do nosso Brasil, principalmente da nossa querida e amada Brasiléia”, finalizou a Prefeita.

 Veja o Video 2 

A Deputada Estadual Leila Galvão destacou a importância de se comemorar essa data.

“Esse é um momento de muita alegria para as crianças. Esses pequenos são muitos importantes em nossas vidas e em nossa sociedade. Fico feliz de contam os com as pessoas que se juntaram voluntariamente e fazem parte do Projeto Amigos na Comunidade, à Prefeitura e toda a equipe que abraçou essa causa. Temos que ter o compromisso, enquanto poder público de abrigarem essas crianças com todo afeto e as politicas públicas que elas merecem. Parabenizo a todas as crianças, que Deus as abençoe”.

 Veja o Vídeo 3 

Para o Presidente da Câmara vereador de Brasileia Rogério Pontes esse é um momento de dar as mãos.

“Essa ação é de fundamental importância e é hora de juntar os esforços e dar as mãos para promover um dia de lazer às crianças mais carentes do município. Parabenizo aos Amigos na comunidade, à Prefeita Fernanda Hassem e toda equipe e aos demais envolvido. Enquanto representante do Poder Legislativo, estarei sempre disposto a contribuir com essas ações. Parabéns a todas as crianças de Brasiléia”, destacou Rogério Pontes.

Deputada Leila Galvão destaca Caravana do Desenvolvimento em Xapuri

O programa é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em parceria com Senai e Sesi. Estima-se que apenas em Xapuri cerca de mil pessoas sejam beneficiadas.

Durante sessão, a deputada Leila Galvão (PT) falou sobre o projeto Caravana do Desenvolvimento em Xapuri. 

A Caravana do Desenvolvimento é um mutirão de capacitação e qualificação profissional que oferece cursos gratuitos nas áreas de informática, noções básicas de planejamento estratégico, Cozinha Brasil, aperfeiçoamento em instalações elétricas, técnica em pinturas especiais e aperfeiçoamento em pinturas de obras, dentre outros. 

“Acompanhamos o início dessa parceria estabelecida pela Fieac, que promove junto ao Senai e Sesi cursos que beneficiarão principalmente os jovens que buscam um ofício. É gratificante ver uma instituição como essa promover algo que de fato vai fazer diferença na vida das pessoas”, ressaltou.

Leila Galvão destacou também que fez uma indicação ao governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), para que sejam feitas melhorias nos ramais de Xapuri.