Referência em reabilitação, visual e intelectual, CER III será entregue está semana

O primeiro Centro Especializado em Reabilitação auditiva, visual e intelectual, CER III, será inaugurado na próxima sexta-feira, 28, em Rio Branco.

A unidade será referência no atendimento ambulatorial especializado em reabilitação para pacientes com deficiência auditiva, visual e intelectual.

Localizado no mesmo complexo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e também contando com o suporte do Lago do Amor, o CER III vai ofertar consultas oftalmológicas, otorrinolaringológicas, consultórios interdisciplinares, triagem, local para exames de audiometria e visuais, além de espaços para reabilitação, atendimento terapêutico, acolhimento familiar, dentre outros, visando, sobretudo, ofertar um atendimento assistencial integrado entre as diferentes especialidades.

Segundo o secretário adjunto de atenção à Saúde, Raicri Barros, a unidade cumprirá um papel especifico dentro da rede. “O CER III conta com três grandes serviços de saúde dentro de uma estrutura que se dispõe a consolidar um especial trabalho que a Sesacre já oferece. Teremos ali uma atendimento médio de 500 pacientes mês, um investimento de cerca de 5 milhões em estrutura, outros 7 milhões em equipamentos e mobiliário para o funcionamento desse serviço”, destaca Raicri Barros.

O CER III contará com uma equipe multidisciplinar composta por otorrinolaringologista, oftalmologista e neurologista, além de fonoaudiólogo, psicólogo fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiros e técnicos. A unidade, cuja capacidade mínima de atendimento mensal é de 150 pacientes em reabilitação auditiva, 200 pacientes em reabilitação intelectual e 150 em reabilitação visual, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e no período da tarde das 14 às 18 horas.

Estrutura

O espaço vai dispor de salas de triagem, consultórios oftalmológico, otorrinolaringológico e neurológico, atendimento terapêutico em grupo e individual na área infantil e adulto, cabine de audiometria, consultórios interdisciplinares para avaliação clínico-funcional, salas de orientação de mobilidade, estimulação precoce e de atividades da vida diária, além de total infraestrutura como banheiro familiar e adaptado, copa, refeitório, fraldário, recepção, estacionamento, área de embarque es desembarque de pacientes para melhor atender os usuários e seus acompanhantes.

Alcione é punido com 905 dias de suspensão por agressão a árbitro

Decisão unânime foi tomada em julgamento sem a presença do atleta ou de advogados do clube, que enviou um ofício avisando ausência. 

Por Diego Torres

O julgamento da agressão do jogador Alcione, do Atlético Brasileense, sobre o árbitro Marcos Nogueira foi realizado na tarde da ultima quinta-feira (20), na sede da Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs), em Rio Branco, com a presença dos dirigentes da entidade e dos advogados da vítima.

Alcione acertou uma cabeçada e um chute no rosto de Marcos Nogueira durante a partida final da segunda divisão estadual entre Fluminense da Bahia e Atlético Brasileense, na noite do dia 11 de setembro (terça-feira).

Em decisão unânime, o atleta foi suspenso por 905 dias, o que resulta em dois anos, cinco meses e 25 dias longe das quadras. Além de não poder praticar o futsal no estado, Alcione também não pode se aproximar de nenhum centro esportivo que esteja acontecendo algum jogo da modalidade realizado pela federação.

A decisão foi na justiça desportiva, porém, também corre processo do juiz de futsal contra o jogador no juizado especial criminal, podendo acarretar em mais punições, como explica Fábio Santos, advogado do acusador.

– O Marcos recebeu um laudo de afastamento de 30 dias e o segundo, que ainda sairá, vai informar se ele vai ficar mais tempo afastado ou se volta ao trabalho.

Se afastar por mais um dia sequer, o processo será obrigado a sair da juizado especial criminal e vai pra justiça comum, que julga crimes de maior gravidade. Ele deve passar por uma avaliação em 20 dias que dirá se seguirá afastado ou se poderá voltar, enquanto isso, esperaremos – diz.

Com dez opções gastronômicas, ‘Food Truck Festival’ vai passar por Brasileia

Festival começa nesta quinta (20) em Rio Branco e depois vai passar pelas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Festival de comida em food trucks vai passar por quatro cidades do Acre durante o mês de setembro — Foto: Divulgação

Após o sucesso da primeira passagem pelo Acre, a organização do “Food Truck Festival” decidiu ficar um mês no estado e passar pelas cidades de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Ao todo, dez opções gastronômicas com preços entre R$ 15 e R$ 25 reais vão ser oferecidos nos caminhões.

O evento começa nesta quinta-feira (20), à18h, em Rio Branco e segue até o domingo (23) no estacionamento da Arena da Floresta.

O organizador do festival, Luiz Carlos Morfim, destacou que os food trucks já passaram por mais de 14 estados e 200 municípios. Entre as opções de comida e bebida oferecidas estão chopps, hambúrgueres artesanais, churros tradicionais e gourmets, além de sorvetes.

“Temos caminhões temáticos do Exército, bombeiros, cowboy Texas, caminhão com tema da Califórnia e até da série La Casa de Papel. Temos também o sorvete das casquinhas coloridas baseado nas casquinhas de Nova Iorque. Tem ainda crepe francês. Ou seja, temos várias opções diferenciadas, música ao vivo e entrada gratuita”, destaca.

O organizador diz que no ano passado o público foi bem expressivo e espera repetir o sucesso da primeira edição.

“Esperamos ainda mais pessoas. O local está sendo bem iluminado e a prefeitura fez um mutirão de limpeza. Esperamos que as pessoas venham apreciar a comida e se divirtam também”, destaca.

Do G1 Acre

SGA homenageia equipe de estagiários por conquista de Prêmio Iel 2018

Foi o dia de gestores e estagiários que compõem a gestão pública se confraternizarem em comemoração à conquista.

Recentemente a Secretaria da Gestão Administrativa (SGA) recebeu do Instituto Euvaldo Lodi (Iel) o Prêmio de Estágio edição 2018 na categoria Empresa Destaque, por meio do Programa Bolsa Estágio, executado pelo governo do Estado. 

Desde a implantação do programa no estado em 2016, o governo já realizou a convocação de mais de 800 estudantes. “Cada um tem o sonho e a vontade de fazer e foi nesse sentido que o governo implantou uma política pública pensada para ser um diferencial de inclusão social, uma oportunidade para o jovem que está no ensino médio, para o jovem que está na universidade”, explicou a gestora da SGA Sawana Carvalho.

Essa foi a primeira vez que a instituição realizou a inscrição no prêmio, que tem o objetivo de reconhecer as boas práticas e políticas afirmativas desenvolvidas pelos estados. “Vencemos e isso significa que estamos sendo um modelo para o Brasil, o que nos traz fortalecimento das nossas políticas públicas”, acrescenta.

Oportunidade para todos

O programa funciona como um banco de dados para as repartições públicas e contempla estudantes dos ensinos médio e superior.

Aos 69 anos, a acadêmica de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Ivete de Souza, foi uma das que aproveitou a oportunidade das portas abertas.

Atualmente ela participa da Rede de Humanização do Estado e contribui com a melhoria na prestação de serviços públicos ao cidadão. Sempre trabalhou na área de artes teatrais, chegando a aposentar-se em 2005. Segundo conta, não conseguiu ficar parada. “Me incentivaram a fazer o Enem e eu sempre tive o hábito de ler e ter livros em casa, por isso me arrisquei, mesmo achando que não daria certo competir com os jovens em plena atividade nos estudos. Mas deu certo e eu passei logo na primeira vez”, comenta.

Prestes a concluir a faculdade, a estagiária fala da satisfação em retornar ao trabalho por meio de um programa como esse. “É uma iniciativa que precisa ser levada adiante por beneficiar as pessoas com a oportunidade de trabalhar na área que elas gostam, tenho muita gratidão por isso”.

As seleções de estágio são públicas e mediadas pelo Iel.

Sema realiza I Seminário sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos

O evento ocorreu no auditório do MP/AC e reuniu diversas autoridades responsáveis pela defesa e proteção ao meio ambiente no estado.

Nesta quarta-feira, 19, no auditório do Ministério Público Estadual (MP/AC), foi realizado o primeiro Seminário de Avaliação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre. O evento ocorreu no auditório do MP/AC e reuniu diversas autoridades responsáveis pela defesa e proteção ao meio ambiente no estado.

Reconhecendo que a água é um bem público e constitui um direito humano fundamental à vida, o governo do Acre estabeleceu a Política de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado, por meio do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH/AC), priorizando a preservação, a qualidade e a quantidade, aliados à necessidade do uso racional e consciente para garantir sobrevivência às futuras gerações.

“Este é o primeiro plano da Amazônia. Ele prevê todas as ações que ocorrem nos diferentes seguimentos hídricos do território. Estamos avaliando os pontos fortes de avanços do PLERH/AC e de possíveis fragilidades que o plano tem em relação a sua implementação”, disse o gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus.

Entre as importantes ações contidas no plano, o gestor ressalta os programas de conservação e recuperação das nascentes e matas ciliares do Rio Acre, a implantação do saneamento ambiental dos quatro municípios isolados (Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa) e o monitoramento hidrometeorológico, que permite informações precisas sobre o nível dos rios e se há presença de chuvas em determinadas regiões.

Durante o seminário foi instituída, por meio de portaria, uma comissão permanente para o acompanhamento e avaliação das ações de implementação das metas pré-estabelecidas nesse instrumento de gestão nos próximos cinco anos.

A promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Acre estabeleceu no seu planejamento estratégico, objetivos a serem trabalhados a partir da construção do plano. De acordo com a promotora Rita de Cássia, 70% da água existente no estado é utilizada na agricultura, o que gera preocupação aos órgãos de defesa e proteção dos recursos hídricos.

“Somos referência na defesa do meio ambiente e buscamos junto aos órgãos sobre a implementação do plano, diretrizes e metas sobre como está sendo trabalhado dentro do estado, tendo em vista a preocupação com os recursos hídricos e suas nascentes, desde a conservação e preservação. E com a criação da comissão vai tornar o processo de identificação dessas ações mais eficaz”, ressaltou a promotora.

Tendo em vista que a variabilidade do clima no planeta tem gerado inúmeras crises hídricas na região amazônica, embora seja uma região de abundância de água além disso outro fator bastante discutido no seminário é a qualidade dos mananciais. “Estamos discutindo com os demais estados que compõem a Amazônia sobre a questão da abundância de água que temos em quantidade e que infelizmente estamos perdendo em qualidade, essa é uma das indicações de revisão do plano estadual de recursos hídricos”, disse.

Sobre o plano

Lançado no dia 20 de junho de 2012, pelo governador Tião Viana, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, o Plano Estadual de Recursos Hídricos-PLERH/AC é pioneiro na Amazônia. Construído de maneira participativa, o Plano e resultou na ampliação e modernização da Rede Hidrometeorológica para Monitoramento de Eventos Hidrológicos Críticos – viabilizados por meio de um termo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Águas (ANA) –, bem como na implantação do monitoramento de qualidade de água.

A Sema desenvolve o Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Acre, que adota práticas de restauração da vegetação, combinadas com mecanismos de formação, comunicação e educação ambiental.

Por meio desse programa é realizado o enfrentamento ao desmatamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) e assoreamento dos cursos de água, coibindo a extinção das nascentes. Tudo isso, resulta na conservação das águas, mitigação dos impactos e adaptação aos eventos extremos, cheias e secas, que a cada ano se agravam mais no mundo.

Comissão permanente

A comissão permanente é formada por servidores dos seguintes órgãos: Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Ministério Público do Acre (MP/AC), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap), Secretaria de Obras Públicas (Seop), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Se Liga Ai é uma das 20 melhores experiências do Brasil em saúde para jovens

De um total de 73 projetos inscritos, o “Se Liga Aí” foi classificado entre as 20 melhores experiências que trabalham adolescentes e jovens na área de saúde.

O projeto “Se Liga Aí”, criado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde do Adolescente, surgiu em 2015 para discutir temas como saúde sexual e reprodutiva, Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs), malefícios do uso do álcool e outras drogas, tendo como público jovens e adolescentes.

Desde então, o projeto vem crescendo e ganhando destaque. Um reflexo do crescimento do projeto é a sua mais recente conquista. O “Se Liga Ai” foi classificado pela segunda vez consecutiva para participar do 3º Laboratório de Inovação em Saúde de Adolescentes e Jovens 2017/2018.

O evento, a ser realizado entre os dias 20 e 21 de setembro, em Brasília, é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e tem como objetivo identificar experiências exitosas em saúde para a população jovem e adolescente, identificando e valorizando as inovações de diversas regiões do país.

A classificação do projeto se deu após visita de representantes do Ministério da Saúde, da comissão avaliadora do Laboratório de Inovação na Atenção em Saúde, que conheceram o projeto e puderam selecionar um dos Jovens Multiplicadores, como são chamados os voluntários que atuam no projeto.

Ediney de Souza, Jovem Multiplicador, que mora em Brasileia, foi escolhido e irá à Brasília, representar o Acre e contar a experiência desenvolvida no estado que tem mudado a vida de centenas de outros jovens e já tem apresentado resultados positivos como a diminuição nos índices de gravides entre os adolescentes nos municípios onde já foi implantado.

“Estou muito animado e imaginando como vai ser a experiência. É uma honra poder representar o projeto e o estado, poder mostrar o trabalho que realizamos juntos com outros jovens e ainda dividir experiências e ideias para solucionar as dificuldades que enfrentamos”, afirma Souza.

O “Se Liga Aí” já formou mais de 300 Jovens Multiplicadores no Acre e está presente em 11 municípios do estado.

“Se a experiência é de jovem pra jovem, nada melhor que um jovem atuante no projeto para contar sua experiência, como ele participa e o que mudou na sua e na vida de quem é alcançado pelo ‘Se Liga Aí’, diz a coordenadora do projeto, Karoline Soster.

Brasileense Marcio Garcia vai representar o Acre no campeonato de Fisiculturismo

Eduardo Araújo de 34 anos, Marcio Garcia de 38 anos e Wellington Carvalhosa, de 25 anos, embarcaram na quinta-feira (13).

O Estado do Acre terá três representantes no campeonato nacional de Fisiculturismo que acontece na cidade de Guarulhos, no Estado de São Paulo, nos dias 14 e 16 deste mês.

Sem apoio do poder público ou de empresários locais, os competidores custearam com os próprios recursos os gastos com passagens, estadia, inscrição e alimentação durante os dias que participarem do evento que reúne atletas de todos os estados brasileiros do esporte que mais vem ganhando espaço.

Eduardo Araújo de 34 anos, é formado em Biomedicina, ele treina há mais de 15 anos, e é o atual campeão acreano na categoria bodybuilder senior, até 80 quilos. O atleta vem se preparando há mais de cinco meses para concorrer ao título nacional na mesma modalidade e espera ficar entre os primeiros colocados.

Outro competidor que carrega conquistas em seu curriculum é Marcio Garcia de 38 anos, estudante do curso de Educação Física na Universidade federal do Acre. Ele também irá competir na categoria, bodybuilder senior, ate 90 quilos. O atlte dedica grande parte de sua jornada diária a preparação para o campeonato.

O terceiro representante do Acre no circuito nacional de fisiculturismo é Wellington Carvalhosa, de 25 anos, técnico em eletrotécnica, também tenta trazer um dos troféus na categoria Mensphisiq ate 75kg. O trio embarcou com a esperança de divulgar o esporte e despertar o interesse de patrocinadores.

Plantão 3 de Julho Notícias 13ª Edição

PF faz buscas na casa de candidato em Brasiléia; suspeita é de compra de voto. A Polícia Federal fez buscas, na casa do candidato a deputado estadual Joaquim Lyra, após uma denúncia de suposta compra de voto. Após as buscas na residencias, o candidato prestou depoimento na sede da PF em Epitaciolândia.

Reabilitação e lazer: “Lago do Amor” inaugura nesta quinta-feira

Em meio a movimentada rodovia federal, BR 364, existe um refúgio estrategicamente sendo preparado como nova opção de lazer, cultura e saúde para os acreanos.

O Lago do Amor, nome sugestivo ao que vai proporcionar, como momentos agradáveis aos visitantes que buscam lazer e um ambiente de bem-estar e acolhimento, inaugura nesta quinta-feira, dia 13.

Mais do que um espaço para relaxar ou praticar atividades físicas e recreativas, o novo cartão postal de Rio Branco também terá papel fundamental na recuperação de pacientes atendidos no Hospital Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) e também do CER III – Centro de Referência Especializado em Reabilitação. Isso porque, como parte dos complexos de saúde, o Lago do Amor será utilizado na reabilitação dos pacientes, com estrutura própria para a fisioterapia, atividades ao ar livre e também dentro do lago, com auxílio de pedalinhos, caiaques, entre outros suportes aquáticos.

“Uma obra com toda infraestrutura necessária para atender tanto os pacientes do Into e CER III, que vão usar o Lago para suas reabilitações, como também para à população em geral, que vai contar com um espaço para atividades esportivas, de lazer e culturais, além da própria beleza do lugar que conta com projetos de arborização e paisagismo e de iluminação”, disse o secretário estadual de Obras Públicas, Átila Pinheiro.

Ainda de acordo com o secretário de Obras, a área do Lago do Amor, cerca de 10 mil metros², integra também o Parque Tucumã. No projeto, estão contemplados setores de passeio público como calçadas, escadas e rampas direcionadas à acessibilidade e ciclovia, além de mobiliário urbano, iluminação e fontes interativas.

“Uma obra de aproximadamente 2,5 milhões de reais que vem agregar na qualidade de vida das pessoas, que dá continuidade ao Parque do Tucumã e que a população vai estar ganhando de presente nesta quinta-feira”, reforça.

Além do projeto de arborização e da beleza do próprio lago que salta aos olhos, o local conta com área de caminhada, plataformas alternativas de convivência, fonte interativa, rampas direcionadas à acessibilidade, iluminação pública, estacionamento, ciclovias e lixeiras. Equipado com pavimento náutico para dar suporte aos pacientes em reabilitação, o Lago do Amor se torna um ambiente mais que completo para quem quer curtir um tempinho fora da correria da cidade.

Foram plantadas no local mais de 500 mudas, entre frutíferas e florestais para tornar o espaço mais saudável e agradável ao público. Ipês amarelos e brancos, Buriti e Açaí, além do plantio de flores e um pomar funcional são algumas das belezas naturais que farão parte do novo cenário. Destacando que toda a mata ciliar do lago também foi recuperada.

O Lago do Amor, localizado as margens da BR 364, no Tucumã – área adjacente ao Into, em Rio Branco, será entregue pelo governador Tião Viana nesta quinta-feira, dia 13, às 17 horas.

Plantão 3 de Julho Notícias 12ª Edição

Confronto entre presos no presídio deixa morto e feridos. Um novo enfrentamento entre presos aconteceu no presídio de Villa Bush, distante cerca de 8 km da capital do estado do Pando, onde tem como capital, a cidade de Cobija, no lado Boliviano.

Veja: Atrizes da Marvel nos Filmes vs Vida Real

Zoe Saldana como Gamora

Zoe Saldana como Gamora

O público foi apresentado a personagem Gamora, interpretada por Zoe Saldana, pela primeira vez, no popular filme, Guardiões da Galáxia.

Seus superpoderes incluem agilidade sobre-humana, super força e fator de cura mais rápido do que qualquer ser humano jamais pôde ter. Ela é uma guerreira feroz, uma lutadora bem treinada e, após assistirmos a sua primeira cena de luta, sabemos que ela não é alguém que queremos como inimiga. Esta mutante verde é boa de briga.

Zoe Saldana na vida real

Parece que Hollywood adora escalar Zoe Saldana para papéis que precisam de mudança de tom de pele. Assim como ela tem a pele verde em Guardiões da Galáxia, ela também tinha pele azul no filme 3D, Avatar, de James Cameron..

No entanto, não importa que cor de pele a atriz possua em seus filmes, Zoe ainda consegue se revelar uma atriz de talento. Mal podemos esperar para vê-la em tons de rosa ou verde em um futuro papel.

Brie Larson como Capitã Marvel

O universo Marvel é imenso e bem complicado, e se você não é  um fã dos quadrinhos, há uma chance de você não conhecer a maioria dos super-heróis menos importantes.

Porém, existe a possibilidade de que um filme seja feito sobre eles. Capitã Marvel é, provavelmente, um destes personagens que você ainda não conhece, mas que terá a oportunidade de conhecer no lançamento do filme Capitã Marvel. A personagem será interpretada por Brie Larson.

Brie Larson na vida real

Então, vamos falar mais sobre Brie Larson. Ela é uma atriz por quem as pessoas se apaixonam instantaneamente – ela possui uma personalidade interessantíssima!

Antes de você, também, se apaixonar pela Capitã Marvel, reveja os seus trabalho nos filmes Descompensada, em que ela interpreta a irmã de Amy Schumer, ou em Anjos da Lei, onde ela interpretou um par romântico com Jonah Hill.

Kate Mara em Mulher Invisível

O Quarteto Fantástico foi verdadeiramente um filme fantástico, mas não estamos aqui para falar de todos os personagens. Estamos aqui para falar de Sue Storm, também conhecida como a Mulher Invisível, que na adaptação para o cinema é interpretada por Kate Mara.

Sue pode ser a única mulher do time e isso quer dizer que ela é tão forte quanto o resto. A sua habilidade de se tornar invisível quando quiser, assim como o poder de criar escudos de força foi muito útil para todo o time em diversos momentos.

Kate Mara na vida real

Você já deve ter visto Kate em diversos papéis de incríveis em blockbusters e programas de TV de sucesso.

Ela estrelou o filme Perdido em Marte, aclamado pela crítica, em que ela trabalhou com Matt Damon; ela apareceu no thriller 27 horas baseado em uma história real e, também, na série dramática e popular, House of Cards.

Katie é casada, atualmente, com Jamie Bell, coadjuvante em O Quarteto Fantástico, interpretando “A Coisa”. Os dois vivem em Los Angeles..

Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate

Nós já falamos sobre aqueles personagens da Marvel que são um mistério até terem uma chance em um filme. E um desses é Wanda Maximoff, mais conhecida como Feiticeira Escarlate.

Esta feiticeira tem habilidade de alterar a percepção da realidade de qualquer um. A primeira vez que vemos a Feiticeira Escarlate foi em Capitão América: O Soldado do Inverno. Depois, ela apareceu em Os Vingadores: Era de Ultron, em que ela, também, faz parte dos Vingadores.

Elizabeth Olsen na vida real

Elizabeth Olsen sempre quis ser atriz e, até, cursou a Tish School of Arts, da Universidade Nova Iorque. Podemos dizer que ela deu um duro danado para chegar aonde está hoje.

Seu filme de estreia foi Martha Marcy May Marlene, um drama indie, que a deu várias indicações para prêmios. Essa mulher talentosa é uma grande adição ao universo Marvel.

Karen Gillan como Nebula

Fãs do filme Guardiões da Galáxia devem lembrar quem é Nebula, a supervilã meio ciborgue, interpretada por Karen Gillan. Ela é, na verdade, a irmã adotiva de Gamora, mencionada anteriormente. A heroína verde sempre tenta dar uma segunda chance a irmã, como forma de se arrepender do seu passado diabólico, que Nebula finalmente aceita em Guardiões da Galáxia Vol. 2.

Nebula é uma personagem relativamente nova no universo dos filmes Marvel. Mas, se eles seguirem a sua história como nos quadrinhos, ela se tornará uma força a ser reconhecida.

Karen Gillan na vida real

Quando ofereceram a Karen Gillan o papel de Nebula, ela foi avisada que precisaria raspar a cabeça. A maioria das atrizes viriam aí um problema. Mas Karen sabia essa era uma oportunidade de uma vida: aparecer em um filme da Marvel. Então, ela raspou suas madeixas ruivas num piscar de olhos

O papel mais famoso de Karen, antes de interpretar Nebula, foi Amy Pond, do programa de TV, Doctor Who.

Ellen Page como Kitty Pryde

O papel de Kitty Pryde (Lince Negra) nos filmes X-Men é retratado por Ellen Page, que fez o seu debut em X-Men: O Confronto Final.

Depois, ela interpretou novamente a personagem em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Ela é uma parte importante do time de X-Men porque seu poder a permite correr por entre paredes, pisos e tetos.

Ellen Page na vida real

Há uma grande chance de você ter visto Ellen Page antes de sua aparição nos filmes X-Men, especialmente se você era um aficionado por filmes, em 2007.

Ela estrelou Juno, um sucesso indie que descrevia a vida de uma jovem do ensino médio que engravidou por acidente e que teve que tomar a difícil decisão sobre o que ela faria com o seu bebê.

Ela, inclusive, ganhou o prêmio Vancouver Film Critics de Melhor Atriz pelo seu papel no drama Os Fragmentos de Tracey e, também, fez uma participação no filme A origem.

Anna Paquin como Vampira

Vampira é outra mutante liderada pelo Professor Xavier que faz parte de sua escola. No filme X-Men: O último Confronto, ela se junta ao restante dos mutantes no esquadrão X-Men e luta contra os rebeldes.

O superpoder de Vampira é a sua habilidade de sugar a energia de qualquer coisa que ela toque. Tanto Vampira como Kitty Pryde possuem algo em comum e não é só o fato de serem mutantes.

Na verdade, as duas se relacionaram com outro estudante da escola: Bobby, o Homem de Gelo.

Anna Paquin na vida real

Esta atriz neozelandesa tem tomado Hollywood de surpresa. Além de interpretar Vampira nos filmes de X-Men, ela fez uma ponta no aclamado filme de Cameron Crowe, Quase Famosos. Se você é um fã de vampiros, você provavelmente assistiu Anna na série de TV True Blood, em que ela interpreta Sookie.  

Não importa se você a viu na telona ou na telinha, todos os públicos se apaixonam pela disposição delicada e tenaz de Ana. Não há como negar que esta mulher sabe chamar a atenção dos espectadores.

Jaimie Alexander como Lady Sif

Como poderíamos falar sobre mulheres fortes e poderosas do universo Marvel sem mencionar Lady Sif, de Thor? Essa guerreira asgardiana, interpretada por Jamie Alexander, é, também, uma amante de Thor, com quem ela geralmente divide batalhas.

Uma vez, em entrevista, a atriz falou sobre o papel que teve a sorte de conseguir: “Eu realmente amo a personagem Sif. Todas as vezes que a interpreto, há um crescimento da personagem e descobrimos mais sobre quem ela é.’’

Jaimie Alexander na vida real

Quando Jamie não é a namorada massacradora de crânios do senhor dos martelos, Thor, ela aparece em diverso papéis no cinema e na TV. Algumas pessoas a conhecem da série de TV, Kyle XY, onde ela interpretava Jessy, enquanto outros podem a reconhecer do drama da NBC, Blindspot.

Em 2012, ela conheceu o ator Peter Facinelli no set de Loosies. O par namorou por um tempo e noivou em 2015. Porém, o romance não foi um conto de fadas e o casal se separou em 2016.

Chloe Bennet como Quake

Geralmente ouvimos que “tal pai, tal filho”. Porém, esse não é o caso da personagem Daisy Johnson, também conhecida pelo pseudônimo, Quake. O que é interessante nela é que o seu pai é um dos vilões mais poderosos da Marvel, Mr. Hyde. Mas ela está longe de ser uma vilã – ela é uma super-heroína.

Ela trabalha para o departamento de inteligência da organização ultra-secreta SHIELD, onde usa seus poderes: a capacidade de criar terremotos para o bem maior. .

Chloe Bennet na vida real

Chloe Bennet interpreta Quake na série de TV Agents of SHIELD. Ela, também, interpretará a mesma personagem no próximo filme de 2018,  Marvel Rising: Secret Warriors. Porém, Chloe é uma atriz incrivelmente talentosa que, também, apareceu em outros filmes.

Ela trabalhou no curta-metragem de 2014, Nostradamus, e também demonstrou que é boa de dublagem. Em 2015, ela deu voz ao filme de animação, Chase, assim como Sininho e a Lenda do Monstro do Nunca.

Jennifer Garner como Elektra

O que é interessante sobre Elektra é que ela uma personagem apaixonante ou, talvez, que você ame odiar, dependendo de onde você a viu. Ela é uma das super-heroínas da Marvel, mas há momentos em que ela é uma dos vilões.

Elektra foi, na verdade, interpretada por diferentes atrizes. No filme Daredevil, de 2013, ela era uma heroína, interpretada por Jennifer Garner e, novamente, no filme Extra. Porém, na série da Netflix, Defenders, Garner não interpreta Elektra e ela nem é uma heroína. Mas sim uma vilã que sofreu uma lavagem cerebral.

Jennifer Garner na vida real

Jennifer Garner é provavelmente a atriz mais conhecida e de sucesso desta lista e não há a possibilidade de você nunca ter visto uns dos seus inúmeros clássicos do cinema. Alguns dos seus papéis foram sérios, enquanto outros são bobinhos e divertidos.

Ela apareceu em Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, ao lado de Matthew McConaughey e na comédia romântica, De Repente 30, onde o público se apaixonou por sua atuação peculiar.

Halle Berry como Tempestade

Alguns super-heróis não são apenas bons em usar seus superpoderes para combater o mal. Alguns nascem para liderar. Um bom exemplo é Tempestade, da talentosa Halle Berry.

Seu nome,Tempestade, descreve perfeitamente seus talentos sobrenaturais: ela evoca tempestades do nada, enquanto é uma das lideranças da franquia X-Men. Tempestade é outra  personagem feminina poderosa cuja a inimizade você não quer ter – a não ser que queria ser atingido por um raio.

Halle Berry na vida real

Vamos ser honestos, Tempestade é provavelmente uma personagem tão incrível e poderosa porque Halle Berry é uma ótima atriz e tem um currículo impressionante para comprovar isso.

Não importa se você a viu em Companhia do Medo, onde ela interpretou Miranda; Mulher Gato, onde ela era a personagem principal ou até mesmo como Jinx, em Um Novo Dia para Morrer; não podemos negar que ela teve uma performance incrível em todos os papéis.

Uma dos prêmios mais impressionantes de sua carreira é o Oscar de Melhor Atriz que ela recebeu por sua atuação em A Última Ceia. Na verdade, ela é a única afro-americana com esse prêmio.

Evangeline Lilly como Hope Van Dyne ou a Vespa

Quando fomos apresentados a Hope Van Dyne, ela era interpretada por Evangeline Lilly, no filme Homem Formiga, em que ela atuou ao lado de Paul Rudd. Hope Van Dyne não se transformou na “Vespa” até a sua personagem iniciar a sua transformação no filme de 2018, Homem-Formiga e a Vespa.

Neste filme, os fãs dos quadrinhos podem, realmente, ver as diferenças entre os diretores e quadrinistas. Nos quadrinhos, Vespa é uma vilã, enquanto no filme ela é uma pessoa boa e luta contra o crime junto do Homem-Formiga.

Evangeline Lilly na vida real

Evangeline é uma modelo canadense que virou atriz. Sua estreia foi em 2004, quando ela conseguiu o papel de Kate Austen, na popular série de TV, Lost.

Após essa primeira aparição, Lilly passaria a ter mais e mais papéis em vários programas de TV e filmes. Um de seus papéis mais famosos, além de a Vespa, foi interpretando um elfo em O Hobbit.

Jennifer Lawrence como Mística

Mística, em filmes antigos de X-Men, foi retratada por Rebecca Romijn. Apesar de ter sido ótima no papel, este teve que ser reformulado nas sequências que contam as histórias da origem da personagem.

O processo de casting foi longo e tedioso, mas felizmente a atriz que todo mundo quer ser BFF, Jennifer Lawrence, ganhou o papel. Ela,realmente, faz um ótimo trabalho retratando a versão mais nova de Mística, a guerreira acrobática que muda de forma.

Jennifer Lawrence na vida real

Muitas pessoas amam Jennifer Lawrence e é fácil perceber o porquê. Ela é uma das atrizes mais relaxadas, bobas e ao mesmo tempo mais talentosas de Hollywood. Seu papel mais famoso é Katniss Everdeen, da trilogia para jovens adultos, The Hunger Games.

Ela, também, foi a atriz mais jovem a receber um Oscar por seu desempenho fantástico no drama O Lado Bom da Vida, em que contracenou com Bradley Cooper. Não há como negar que esta jovem vai ter uma carreira incrível.

Famke Janssen como Jean Grey ou Fênix

Jean Grey é provavelmente uma das mutantes mais fortes que surgiram nas páginas dos quadrinhos dos X-Men. Ela possui uma personalidade dual e é isso que faz a diferença entre Jean Grey e Fênix.

Jean é o seu lado calmo, que pode ser controlado. Fênix é seu lado selvagem e, muitas vezes, mortal. Famke Janssen trouxe Fênix e sua ira à tela em X-Men: O confronto Final, onde ela une forças com Magneto em sua guerra contra humanos normais.

Famke Janssen na vida real

Famke pode ser uma  atriz ótima e admirável mas, na verdade, ela é uma tripla ameaça: ela é atriz, diretora e roteirista.

Além de fazer parte do universo Marvel, Famke também apareceu em outros grandes filmes, como a trilogia Busca Implacável, atuando ao lado de Liam Neeson. E se você estiver interessado em ver um filme que ela dirigiu, confira a comédia dramática A Busca, de 2011.

Scarlett Johansson como Viúva Negra

Embora a maioria das pessoas conheça essa personagem simplesmente como a Viúva Negra, o nome dela é Natasha Romanoff e ela é uma das personagens mais importantes e interessantes que você pode encontrar em um filme da Marvel.

Essa personagem tem o hábito de aparecer em muitos filmes e estava em quase todos os filmes dos Avengers. Toda vez que ela aparece, acaba quebrando alguns bandidos.

A Viúva Negra é famosa pela atuação de Scarlett Johansson que é tão boa que não podemos imaginar outra pessoa neste papel.

Scarlett Johansson na vida real

Scarlett Johansson é outra atriz desta lista que tem um currículo impressionante. Você pode vê-la em muitos filmes clássicos, como a comédia Em Boa Companhia ou o filme dramático, Malditas Aranhas.

Durante sua carreira, ela chegou a ser a atriz mais bem paga do mundo e apareceu na lista Forbes Celebrity 100 algumas vezes. Se você estiver passando pela Calçada da Fama de Hollywood, não deixe de procurar pela estrela de Scarlett.

Cobie Smulders como Maria Hill

Maria Hill, interpretada por Cobie Smulders, é a confiante comandante da organização SHIELD, quando fomos apresentamos a ela nos filmes dos Vingadores.

Mais tarde, após a morte de Nick Fury, a personagem se tornaria a principal diretora de operações da SHIELD. Você pode ver Maria Hill em Os Vingadores, Era de Ultron, Guerra Infinita e Capitão América: O Soldado do Inverno. E isso são muitas Cobies.

Cobie Smulders na vida real

Cobie Smulders pode não ser uma comandante na vida real, mas ela é uma atriz de sucesso e não é difícil entender o porquê. Se você a viu pela primeira vez nos Vingadores, você faz parte de uma minoria, visto que a maioria a assistiu por nove anos na popular série How I Met Your Mother, interpretando Robin, o caso de amor do personagem principal.

Em relação à sua vida pessoal, ela é feliz e casada com o ator Taran Killam, com quem tem duas filhas.

Zoe Kravitz como Angel Salvadore

A primeira vez que vimos Angel Salvadore, interpretada por Zoe Kravitz, foi no filme X-Men: Primeira Classe, onde ela é um dos novos jovens recrutas mutantes.

Esses mutantes foram recrutados pelo Professor X e por Magneto, embora esses não fossem seus nomes na época. Para Angel não foi fácil escolher qual dos seus mentores apoiar quando eles se separaram. Ao final, ela escolheu o lado de Magneto e se juntou a sua gangue.

Zoe Kravitz na vida real

Todo mundo conhece o sobrenome Kravitz, embora não seja por causa dessa jovem atriz. Na verdade, o pai de Zoe é o músico famoso, Lenny Kravitz. Zoe não só apareceu na franquia X-Men como, também, no popular filme para jovens adultos, Divergente, onde ela interpretou Christina, uma das melhores amigas da personagem principal.

No entanto, Zoe não é apenas atriz. Ela decidiu seguir os passos do pai e começou sua própria banda, atuando como vocalista da banda Lolawolf.

January Jones como Emma Frost

Há muitos personagens na franquia X-Men que nem são bons ou ruins e, em algumas vezes, são preto no branco. No entanto, quando se trata da personagem de Emma Frost, interpretada por January Jones, tudo está ligeiramente turvo.

Emma tem poderes semelhantes aos do Professor X, já que tem a habilidade de ler mentes. Assim como o nome dela sugere, Frost tem a capacidade de transformar qualquer coisa em geada. Em X-Men: Primeira Classe, a vemos ao lado de Sebastian Shawn, o vilão que tem o poder de consumir energia.

January Jones na vida real

Se você só viu January Jones nos filmes de X-Men, você provavelmente não tem assistido outros filmes, já que essa mulher tem sido bem cotada em Hollywood. A maioria das pessoas a conhece como Cadence, do filme O casamento da franquia American Pie. Se você é fã de dramas clássicos de TV, você não podia ter deixada de nota-la em Mad Men, interpretando Betty Draper. Porém, não importa se ela está fazendo você rir ou mostrando seus superpoderes, cada personagem de January deixa o público querendo bis.

Gwyneth Paltrow como Pepper Potts

Nenhum relacionamento é fácil e todos sabemos que é preciso esforço para fazê-los funcionar. Agora, imagine o que seria ter um relacionamento com um super-herói. Bem, é assim a vida de Pepper Potts, já que ela namora Tony Stark, também conhecido como Homem de Ferro.

Ela começou como sua assistente na empresa Stark Industries e, eventualmente, se tornou a namorada dele, nunca tendo medo de alertar a Tony quando ele toma uma decisão errada.

Gwyneth Paltrow na vida real

Gwyneth Paltrow é outra atriz que conseguiu praticamente todos os principais papéis que queria em Hollywood. Ela interpretou Margot, na tragicomédia Os Excêntricos Tenenbaums e Rosemary, na comédia romântica O Amor é Cego, só para citar alguns dos seus papéis.

Ela foi casada com Chris Martin, vocalista do Coldplay, por 13 anos, antes de se divorciarem, em 2016.

Kirsten Dunst como Mary Jane Watson

Tem como não amar o Homem Aranha? A heróica história de Peter Parker mordido por uma aranha radioativa foi adaptada para o cinema algumas vezes, então é importante mencionar qual versão do Spiderman estamos falando.

Vamos começar cronologicamente, com aquele filme em que Tobey Maguire interpretou nosso super-herói, e Kirsten Dunst interpreta sua protagonista, Mary Jane Watson. A vida nem sempre era fácil para Mary Jane, visto que ela sempre tentava decifrar Peter, enquanto ele continuava a desapontá-la. Porém, ela ficou com ele porque sabia que havia um bom motivo.

Kirsten Dunst na vida real

Provavelmente não foi fácil achar a atriz perfeita para interpretar Mary Jane Watson, mas eles chegaram bem perto da perfeição quando lançaram Kirsten Dunst. Kristen entrou na cena de Hollywood quando ela era muito jovem, conseguindo um papel no filme infantil Jumanji, aos 13 anos de idade, e o estrelando ao lado do falecido Robin Williams.

À medida em que crescia, ela continuou a ter ótimos papéis, sendo capaz de mostrar seus talentos, como podemos ver no drama Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças.

Emma Stone como Gwen Stacy

Depois que falamos sobre o Homem Aranha estrelado por Tobey Maguire, chega a hora de falarmos sobre o filme estrelado por Andrew Garfield.

Nesta adaptação, Peter Parker não namora Mary Jane Watson, mas sim Gwen Stacy, sua namorada de edições anteriores dos quadrinhos. Aqui, ela é interpretada pela linda Emma Stone. Porém, essa garota não é apenas aparência, ela é todo cérebro. Gwen Stacy é uma cientista, assim como Peter.

Emma Stone na vida real

A Marvel realmente não se arrisca com atrizes novas. Eles sempre escolhem as melhores do grupo. Mas ninguém está reclamando, porque Emma Stone era uma ótima Gwen Stacy e não queremos ninguém mais neste papel.

O público foi apresentado pela primeira vez a Emma quando ela interpretou Jules, no filme Superbad. Não importa se você é fã de comédias românticas como Crazy, Stupid, Love; filmes adolescentes baseados na Letra Escarlate, como Easy A ou musicais premiados como La, La, Land, porque Emma estrelou todos eles.

Natalie Portman como Jane Foster

Voltando ao mundo de Thor, vamos falar sobre Jane Foster. Esta é outra personagem que mostra quanto os filmes e os quadrinhos em que eles são baseados podem ser diferentes.

Jane Foster, nos quadrinhos, é alguém que eventualmente se torna digna de empunhar o martelo de Thor e se tornar uma Thor no processo. No entanto, nos filmes, Jane é apenas uma cientista que o ajuda e mais tarde se torna sua namorada.

Natalie Portman na vida real

Continuando com a lista de atrizes notáveis que aparecem nas telas dos filmes da Marvel, aqui está Natalie Portman.

Natalie apareceu em muitos papéis diferentes, mas seu trabalho mais famoso foi, provavelmente, no clássico cult Star Wars, interpretando Padmé. Quanto à sua vida pessoal, Portman é casada com Benjamin Millepied e eles têm dois lindos filhos juntos.

Hayley Atwell como Peggy Carter

O filme Capitão América tornou Peggy Carter uma mera namoradinha do Capitão América. Peggy não é uma donzela em perigo. Essa oficial militar não pede a ajuda de ninguém.

Infelizmente, os dois tiveram um final triste, sem ao menos dar uma chance ao amor. Quando o Capitão América cai de um avião a jato, a preservação de 70 anos de seu corpo, que o mantinha vivo, significou que ele e Peggy nunca poderiam ter o relacionamento que mereciam..

Hayley Atwell na vida real

Em comparação com todas as outras atrizes da lista A, Hayley Atwell era quase completamente desconhecida quando foi escalada para interpretar Peggy Carter. Porém, depois de sua aparição em Capitão América, isso mudou e ela se tornou tão conhecida quanto Natalie Portman ou Gwyneth Paltrow.

Esta atriz britânica tornou seu nome conhecido em Hollywood, depois de aparecer no universo Marvel.

Krysten Ritter como Jessica Jones

Os fãs dos quadrinhos conheciam Jessica Jones muito antes da personagem ter seu próprio programa original da Netflix, retratada por Krysten Ritter. Para vocês que não leram sobre ela nos quadrinhos, aqui está um breve resumo sobre a personagem.

Ela é considerada uma super-heroína, mesmo que não tendo poderes. No entanto, ela é uma super detetive e isso faz dela uma super-heroína impressionante. Não é uma surpresa que os telespectadores se apaixonaram por essa mulher durona e forte.

Krysten Ritter na vida real

Krysten Ritter parece ser atraída por papéis de interpretação difíceis. Ela não só interpretou Miss Jones, mas, também, apareceu no seriado de sucesso Breaking Bad. Lá ela interpretou Jane, a namorada de Jesse, que morreu após uma overdose de heroína.

Se você quiser assisti-la em um papel de comédia, confira-a no programa de TV Don’t Trust the B In Apartment 23, interpretando o papel principal, Chloe. A personagem, definitivamente, não é alguém que você gostaria de conhecer na vida real. Porém, todos dizem que a atriz é muito legal na vida real.

Emily VanCamp como Sharon Carter

Nós mencionamos Peggy Carter, cuja relação com o Capitão América teve que ser interrompida porque ele estava congelado por 70 anos. Porém, quando ele acordou, depois de todo esse tempo, ainda tão jovem, bonito e super vivo, era natural que ele encontrasse alguém novo, e foi exatamente o que ele fez.

Talvez o destino o juntou a Sharon Carter, a sobrinha-neta de Peggy Carter. Sharon, interpretada por Emily VanCamp, se juntou ao SHIELD e era uma agente como sua tia-avó.

Emily VanCamp na vida real

Se você não conhece Emily VanCamp no seu papel em Capitão América, provavelmente você a viu na série dramática, Everwood, desempenhando o papel de Amy Abbott.

Ela, também, apareceu em dois dramas da ABC, Revenge and Brothers and Sisters. Ela até conheceu Josh Bowman, seu noivo, no set de Revenge, em 2011. Os dois estão juntos desde então.

Fonte: parentztalk.com

Veja as fotos do desfile cívico de 7 de setembro em Brasiléia

O desfile cívico em comemoração aos 196 anos da nossa Independência Brasileira.

Por Paula Alcântara

Na noite desta quinta-feira aconteceu no município de Brasiléia o desfile cívico em comemoração aos 196 anos da nossa Independência Brasileira. O evento contou com a presença das escolas municipais e estaduais do município tanto da zona urbana como da zona rural.

Além das escolas se fez presente o exército brasileiro, o Bombeiro, Creche Municipal, maçonaria, mototaxistas, escola de Dança Ador’arte e outros.

Mas ao que parece a cultura do município renasceu das cinzas, o desfile em comemoração à independência tomou força mostrando que o município de Brasiléia perdura e não se abate, é uma noite de  comemoração por tantas conquistas.

A banda que abriu ala para as demais escolas passarem foi a BANPEC representando a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Kairala José Kairala que deu início a sua apresentação e continuou a permanecer na avenida Geny Assis, local onde aconteceu o desfile.

Após a apresentação da BANPEC se apresentaram as escolas Instituto Odolon Pratagi, Getúlio Vargas, Manoel Fontinele de Castro, Valéria Bispo Sabala, Conci Alves de Melo e outras.

Cada escola se apresentaram com um tema diferente a escola Getúlio Vargas por exemplo abordou o tema racismo não combina com civismo, a Escola kairala optou pelo tema igualdade de gêneros,  Enfim o desfile foi lindo e as Escola em geral estão de parabéns!!!!!!!!!!!!!!

O Evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Brasileia atualmente administrada pela Prefeita Fernanda Hassem com o apoio de sua equipe, o Desfile já é uma tradição no município que nesta data se une para comemorar.

Veja o Vídeo