Prefeita Fernanda Hassem poderá ser a futura presidente da Associação dos Prefeitos do Acre

“A felicidade depende mais do que temos em nossas cabeças do que em nossos bolsos”. (Arthur Schopenhauer).

A primeira avaliação objetiva de como será a administração do governador eleito Gladson Cameli (PP) só poderá ser feita a partir da nomeação de todos os seus secretários. Qual será o perfil de cada secretário ou diretor? Se todos os partidos que o apoiaram foram contemplados e se estão satisfeitos? Gladson prometeu divulgar os nomes até o final deste mês. E por fim seu projeto de reforma administrativa a ser encaminhado ainda em janeiro para ser votado na Assembleia Legislativa.  Vale destacar que os atuais deputados é que votarão na reforma administrativa porque o mandato só termina no final do recesso. A questão vai depender da atual Mesa Diretora da Aleac a da disposição dos parlamentares em aceitar a convocação extraordinária.

COM QUEM FICA?

Uma dúvida dentro do futuro governo da oposição é saber quem ficará com a coordenação política. Manter um bom relacionamento com a Assembleia Legislativa, a bancada federal, prefeitos, vereadores e os dirigentes partidários é fundamental. Porém, a ideia dos assessores mais próximos a Gladson é traçar um perfil mais técnico do que político.

NÃO VAI TER

Fonte próxima a Gladson disse que não vai ter vagas no primeiro escalão do governo para o número de pretendentes. Principalmente com a proposta de reforma administrativa. O compromisso de campanha era reduzir o número de secretarias e cargos em comissão.

FAZER A DIFERENÇA

“O que o eleitor que deu a vitória para Gladson Cameli EXIGE é que seja oposto ao PT, que foi acusado de ter aparelhado o Estado com uma infinidade de cargos em comissão pra abrigar os companheiros. Se for para fazer a mesma coisa deixasse o PT continuar no poder”.

COMEÇO DIFÍCIL

Gladson Cameli terá um começo difícil. Apesar das condições financeiras do Estado não ser das piores como, por exemplo, salários de servidores atrasados, a nossa saúde econômica não é boa. Cerca de 14% da população economicamente ativa está desempregada. A maioria jovens dos 18 aos 35 anos.

ESTAGNADO

Seguindo a crise econômica nacional o setor de construção civil no Acre (o que gera mais empregos imediato) está mais parado do que água de açude. A carga tributária tem sufocado a maioria dos empresários, inclusive do setor de serviços e comércio.

VARINHA MÁGICA

A oposição, que venceu as eleições, vai ficar sabendo (aliás já está) de que não se governa um estado pobre como o Acre com varinha mágica. Ou o governo aumenta a arrecadação ou quebra de uma vez. Mas a promessa política é de reduzir impostos. Como?

SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS

A crise econômica é profunda e a cada dia aumenta o número de pobres. Os mais ricos cada vez mais ricos. Segundo dados de organismos internacionais vinculados a ONU, a pobreza no Brasil está levando milhares novamente para a miséria extrema. O Acre não é uma ilha de prosperidade em meio ao oceano de caos econômico.

AMPLIAR FRONTEIRA

Em conversa com o presidente da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, ele disse que o Acre precisa alargar a fronteira da agropecuária. Ou seja, desmatar, fazer a primeira queimada, plantar soja, milho e capim. Para ele, a tecnologia para a pecuária no atual estágio não responde as necessidades econômicas do desenvolvimento.

ONDE TIÃO VIANA ACERTOU

De acordo com Assuero, o governador Tião Viana acertou em apostar no agronegócio como a Peixes da Amazônia, dom Porquito, Acre Aves e outros investimentos. “O Tião percebeu que a única saída econômica do Acre é essa”, avalia, para quem a visão está muito correta.

ONDE TIÃO VIANA ERROU

Na opinião de Veronez, Tião errou ao não consolidar melhor a produção de matéria prima em escala industrial para o tamanho e a potência dos investimentos. Para ele, o produtor acreano não tem tradição de criação de aves, suínos e peixes de forma racional e econômica.

É VIÁVEL

Ainda segundo Assuero, o agronegócio já implementado no Acre pelo governo pode ser viável economicamente porque tem um grande mercado consumidor.  O problema, explica, está na produção de matéria prima porque é mão de obra familiar e o lucro é ínfimo.

O QUE O GLADSON VAI FAZER

O que fará o futuro governador Gladson Cameli com os investimentos do agronegócio em que o estado é parceiro é a grande dúvida. Ele fala em transferir para a iniciativa privada. Entretanto, não é uma decisão unilateral que vai resolver o problema. O agronegócio do Tião Viana, apesar da dificuldade, gerou emprego, renda para produtores e uma cadeia produtiva. Com a palavra Gladson!

FINAL DE ANO ALENTADOR

O pagamento do 13º salário e dezembro por parte da União, governo estadual e prefeituras vão injetar uma soma considerável na economia. A expectativa da Associação Comercial e da Federação do Comércio é otimista em relação aos anos anteriores. Principalmente de 2014 em diante em que o Brasil mergulhou na maior recessão de sua história.

HISTERIA COLETIVA

Dizer que os mais de sem médicos cubamos não farão falta no Acre é uma inverdade. A questão é o que antipetismo gerou uma cegueira para as coisas boas que foram construídas. Se a esquerda é ideológica, o que dizer da direita? Todo discurso, toda tomada de decisão é política e ideológica. O grande problema é que a esquerda e a direta veem capeta onde não tem.

CRISE NO Q.G.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) já está enfrentando a primeira queda de braço no núcleo de sua equipe. Os políticos, liderados pelo deputado Ônyx Lorenzoni futuro chefe da Casa Civil, disputa espaços de poder com os generais aliados do futuro presidente. No tabuleiro o general Oswaldo Ferreira já caiu.

GENERAL NA EDUCAÇÃO

A equipe de Bolsonaro também quer um general como ministro da Educação. Com exceção de Jarbas Passarinho, todos os ministros da Educação da ditadura militar foram generais. Passarinho era oriundo da caserna.

A VELHA ROTA

O roubo frustrado da caminhonete do empresário Romeu Delilo mostrou mais uma vez para as forças de segurança do estado que a velha rota de levar carros para a Bolívia está em plena atividade. O assaltante confessou na delegacia de Acrelândia que o carro seria trocado por drogas e armas.

ESTÁ EM MIM

Não consigo sentir prazer, alegria em ver o ex-presidente Lula ou qualquer outro político (justo ou injustamente) preso, depondo e debatendo com um magistrado. Na verdade, sinto uma grande tristeza. Alguns amigos me alertavam sempre: o problema está em você. Pode ser, mas continuo achando que não! Não me vejo tripudiando sobre a derrota ou o fracasso de alguém.

RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE

Outra questão que não vejo problema nenhum é um político eleito receber oração, reza, passe seja lá o que for em que ele acredite. O Bolsonaro recebeu uma oração e qual é o problema? O Edmundo Pinto quando ganhou o governo vieram baianas fazer uma lavagem nas escadarias do palácio Rio Branco. Cada um tem a sua fé e deve ser respeitado.

MUDANÇAS A VISTA

Em breve haverá mudanças na Associação dos Prefeitos do Acre. No começo das gestões dos atuais prefeitos havia muito otimismo, discursos inflamados, derrotaram o Marcus Alexandre e elegeram a prefeita Marinete. Ao que parece, o arrependimento veio de carroça.

FERNANDA HASSEM

Em Brasiléia comenta-se que a prefeita Fernanda Hassem teria dito que ela será a futura presidente (a) da Associação dos Prefeitos. Fernanda está em viagem para a Alemanha a convite de uma organização ambientalista.

AVAL DA GLADSON

Se o governador eleito Gladson Cameli não tivesse dado o aval para que seu cunhado, o deputado Nicolau Junior disputasse a presidência da Assembleia ele não entraria no jogo. Nesse ponto o deputado tucano Luís Gonzaga tem toda a razão em querer a 1ª secretaria da Casa mesmo sabendo que é um tremendo rabo de foguete.

PROCURA-SE UM LÍDER

Com os deputados que conversei da base do futuro governo nenhum mostrou interesse em ser o líder do governo. Sabem que ser líder é sinônimo de balsa. Daniel Zem (PT), por exemplo, se reelegeu na rabada pelas misericórdias de Deus mesmo ele sendo ateu.

FUXIBOOK

O empresário Eliazar Machado, do Auto Posto Junior, quando questionado porque não participava de rede social respondia: Particularmente não gosto do Fuxibook. Tem lá suas razões!

MENSAGEM CLARA

Quando a população escolheu o governo que durante cerca de 20 anos foi oposição está dizendo que a partir de agora será situação. Quem estava na situação vai para oposição. É muito simples. Feio é querer continuar dependurado na teta da vaca preta. A vaca preta, para quem não sabe, tem o leite mais forte. Isto, segundo a tradição dos seringueiros acreanos.

ADEUS PUTANIC

A proposta da vereadora Elzinha Mendonça de salvar o Putanic das profundezas do rio Acre não vingou. Com a chegada das chuvas e o rio bebendo água, os dias de glória da embarcação do mor estão contados.

FECHADO EM COPAS

O vice-governador eleito major Rocha (PSDB) está muito calado. Quando ele tem que dizer alguma coisa que o deixa contrariado não segura por muito tempo. Se não fala é porque está tudo bem.

PERGUNTEM AO CERIMONIAL

Leitor querendo saber quando, onde e como será o cerimonial de posse do governador eleito. Se haverá troca de faixa ou não. Perguntas que a coluna ainda não sabe responder, mas vai atrás de informação. A posse do Tião Viana foi no Palácio e a festa popular no Arena da Floresta.

Plantão 3 de Julho Notícias 17ª Edição

Durante chuva em Epitaciolândia, bueiros entupidos resultam em inundações de residências, ruas e Avenida. Uma situação desta não era mais para acontecer em Epitaciolândia, uma vez que o Prefeito Tião Flores anunciou o programa Prefeitura nos Bairros que diga-se de passagem nada foi feito.

Plantão 3 de Julho Notícias 16ª Edição

Vereador Alcione mostra a realidade que os alunos (crianças e adolescentes) enfrentam para chegar a escola, é realmente inacreditável. A gestão do Prefeito Tião Flores é tão ruim que os moradores criaram o movimento S.O.S Epitaciolândia.

Diz que o governador eleito Gladson Cameli (PP) não vai nomear nenhum-ficha suja para o governo

Difícil vai ser achar alguém que não tenha tido problemas com a Justiça, já que qualquer simples problema em uma prestação de contas é motivo de processos intermináveis.

Até o camarada provar que Jesus não é Genésio a vida dele virou de cabeça pra baixo com direito a prisão e tudo mais.

Não estou defendendo corruptos, mas a justiça.

Não a justiça institucional, mas a justiça que brota da equidade, entende Macunaíma.

Por exemplo:

Alguns prefeitos estão respondendo processos porque os recursos vieram para asfaltar quatro quilômetros de ramais e (por pressão da comunidade) foi feito seis,

Pois é, não pode!

Com o dinheiro de uma escola fazer duas também não pode!

Fazer ponte em ramais de mutirão com a comunidade também não pode, tem que pagar uma empresa.

E por aí vai jacutinga…!

Sabe o que é jacutinga, Zé Biriba?

Sei, a vó do Macunaíma!

O deputado tucano Luís Gonzaga em franca campanha para a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa.

Para presidente da Mesa Diretora faz campanha para o deputado Nicolau (PP), cunhado do governador eleito Gladson Cameli.

Perguntei por que o Nicolau e ele me respondeu:

Porque é uma pessoa muito tranquila!

Tranquilo por tranquilo o Bestene também é.

Na verdade, o futuro presidente vai precisar muito mais do que tranquilidade para comandar o Poder Legislativo.

Vem um nível de arrocho financeiro no Estado nunca visto por essas bandas.

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse ontem que é melhor apertar o cinto do que virar uma Grécia.

A Grécia literalmente faliu.

Lá a classes média tomava sopa do governo na praça a noite para não passarem fome.

Escondidos por cobertores na cabeça, dado a vergonha ser muito grande, empresários falidos comiam com os mendigos.

Eu hem, Rosa!

Xô Satanás!

Disse Salomão:

Nunca vi um justo desamparado nem sua descendência mendigar o pão!

A gestão da desembargadora Denise Bomfim a frente do Tribunal de Justiça foi exemplar.

Assume ano que vem o desembargador Djalma, muito qualificado para a função.

A procuradora Patrícia Rego arrebentou a boca do balão ao ser premiada pelo excelente trabalho.

Bom para ela, pro MP e para o Acre!

Como diz o mestre Silvio Martinello:

“O Acre é pobre, mas enjoado”.

É nóis!

bo.

Plantão 3 de Julho Notícias 17ª Edição

Durante chuva em Epitaciolândia, bueiros entupidos resultam em inundações de residências, ruas e Avenida. Uma situação desta não era mais para acontecer em Epitaciolândia, uma vez que o Prefeito Tião Flores anunciou o programa Prefeitura nos Bairros que diga-se de passagem nada foi feito.

Plantão 3 de Julho Notícias 16ª Edição

Vereador Alcione mostra a realidade que os alunos (crianças e adolescentes) enfrentam para chegar a escola, é realmente inacreditável. A gestão do Prefeito Tião Flores é tão ruim que os moradores criaram o movimento S.O.S Epitaciolândia.

 

Flutuante, apelidado de “Putanic”, foi a pique ontem, vereadora Elzinha propõe o resgate da embarcação

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”. (Winston Churchill)

SALVEM O PUTANIC

O antigo bar e restaurante flutuante, apelidado jocosamente de “Putanic”, numa referência ao famoso navio inglês Titanic, foi a pique ontem. Preocupada com a tragédia a vereadora Elzinha Mendonza (PDT) propõe o resgate da embarcação para atender a população de Rio Branco. Justificou argumentando que o Putanic foi muito frequentado antes de receber a alcunha pitoresca. Diz que nossa cidade é carente de lazer e que o Putanic será um bom espaço de diversão e lazer.

Acompanhando os ventos da moralidade que sopram sobre o Brasil e que levou, inclusive, o capitão Jair Bolsonaro ao poder, a vereadora Elzinha Mendonça pediu que o nome Putanic fosse apagado do registro taquigráfico do Legislativo. Realmente não combina convidar turistas para ir a um espaço público com esse nome. Porém, quando o povo coloca apelido em alguma coisa só Deus tira.

LEMBRA O ZÉ LEITE

A comovente história do Putanic me fez lembrar três personagens do jornalismo acreano: Garibaldi Brasil, Aloísio Maia e o Zé Leite. O Zé me contou que durante uma festa no clube mais famoso da época, o Rio Branco Futebol Clube, o Gari teria ido ao clube social com uma mulher-dama. O porteiro, por ordem do Adonai Santos, disse que mulher daquela estirpe não poderia entrar em tão conceituado ambiente. _ Doutor essa mulher é suspeita e não pode entrar, disse firme o funcionário. Ao que Gari teria lhe respondido: Ela não é suspeita, ela é; suspeita são as que já entraram. O Aloísio Maia me confirmou o fato na casa do Aldemir Lopes em Brasiléia.

COLOCANDO NOS EIXOS

O governador Gladson Cameli (PP) começou a acalmar os aliados depois que chegou de viagem prometeu que até o dia 30 toda a sua equipe estará formada. Porém já se sabe que alguns pretendentes ao primeiro escalão do governo serão rifados. Terão que se contentar com o segundo o terceiro. É uma questão elementar de física. Onde cabe um não entra dez. Nem num fusca!

DESCONTENTAMENTO NATURAL

Um aliado ou outro ficar descontente por não ser guindado a um posto de secretário faz parte do jogo político. Não serão os primeiros muito menos os últimos. Todos se acham merecedores da janela do ônibus.

NÃO É VITALÍCIO

O governador Tião Viana (PT) vem exonerando assessores em uma medida necessária para o ajuste da folha de pagamento e das contas públicas. Ninguém é vitalício no cargo. Portanto, é melhor agradecer por ter participado da equipe do que sair praguejando. Mais ainda os que estavam no poder desde 1999, ouse seja, quase 20 anos. Não é pouca cosia.

JUDICIÁRIO DE LUTO

Faleceu o desembargador aposentado Feliciano Vasconcelos de Oliveira. Acreano de Cruzeiro do Sul formou-se em direito pela Universidade Federal do Acre em 1972. Atuou nas comarcas de Xapuri e Brasiléia onde foi muito querido e respeitado. Chegou ao cargo de desembargador por merecimento. Deixa sua marca na história da magistratura acreana. Aos familiares e amigos nossas condolências.

NOVIDADE TODO DIA

Todo dia tem uma novidade na formação da equipe e na reforma administrativa do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O Ministério do Trabalho foi ressuscitado novamente, já que sua extinção era tão certa como o Paulo Guedes na economia.

NÃO FOI POR FALTA DE AVISO

Mais uma operação da Policia Federal para deter a sanha dos que insistem em lesar o dinheiro público. Apelidada de “Sangue Amargo” a operação desbaratou uma quadrilha que abatia gado ilegalmente para vender as prefeituras como alimento escolar. Vários empresários e agentes públicos estão envolvidos.

JURUNA PERDE A FUNÇÃO

Com a decisão do STF em cassar a liminar que determinava a soltura do vereador Juruna, sua prisão, segundo advogados, é uma questão de dias. Nesse caso, ele corre o sério risco de perder o cargo de vereador eleito que foi nas eleições de 2016.

AFONSO PODE ASSUMIR

O 1º suplente de vereador do Juruna é o José Afonso do Democrata Cristão, que também já foi vereador. Em relação ao caso, a Afonso não move uma palha contra o titular para que venha no futuro assumir. Se acontecer será dentro de um processo legal por impedimento do próprio vereador sentenciado pela Justiça.

LAMENTOU MUITO

Pessoa muito próxima ao ex-prefeito Tião Bocalom diz que pela primeira vez ele realmente lamentou perder uma eleição. Deixar de ser deputado federal com mais de 20 mil votos enquanto outros se elegeram com pouco mais de oito é dolorido.

AVISEM O BOCALOM

O Bocalom é um sujeito honesto que gosta de cumprir a palavra ao pé da letra. Tem dificuldade em conviver com pessoas que assumem compromissos e não os cumprem. Ele tem que saber que no jogo político não existe fatos, mas a interpretação deles de acordo com as vísceras de cada um. Na política quase sempre a palavra é um risco n’água! E não adianta guardar rancor. Quem não guarda nem dinheiro vai guardar mágoas.

SENSIBILIDADE POLÍTICA

Ouvi em uma roda de deputados que apoiaram Gladson Cameli que está lhe faltando sensibilidade política na formação da equipe. Essa conversa de escolher técnicos e não políticos é balela. “Quem foi atrás de votos foram os políticos, os técnicos estavam palitando os dentes”, descascou um deles”.

NÃO ESPEREM

Os futuros deputados que formarão o bloco de oposição na Assembleia Legislativa capitaneados pelo PT e PC do B ainda não traçaram uma linha de atuação. O único que se manifestou foi o médico e deputado Jenílson Lopes (PC do B) que acentuou fazer oposição depois dos primeiros cem dias do novo governo.

PERU DE NATAL

Pode faltar galinha de granja na mesa de muita gente no Natal, mas com certeza o Peru dos parlamentares já foi assegurado. Está rachando de gordo! O aumento dado aos ministros do STF deságua no legislativo em todo o país.

SEM POLITICAGEM

Uma das áreas mais sensíveis é Segurança Pública. Qualquer crítica mais açodada aos nomes que o governador eleito Gladson Cameli (PP) vai anunciar deve ser rechaçada. O momento é de expectativa para que as medidas implementadas deem certo.

KIMPARA É ELOGIADO

Dentro da equipe de formação do governo Gladson Cameli há quem defenda a permanência do coronel Kimpara à frente da Policia Militar. O argumento é simples: vem realizando um excelente trabalho em todo o Estado.

MAJOR ROCHA, COM A PALAVRA

Como já foi anunciado por Gladson Cameli durante a campanha e depois dela que a área de Segurança será exclusiva do vice-governador eleito, major Rocha, a permanência ou não do coronel Kimpara depende dele. Rocha, ao que se sabe, tem um nome na manga a ser divulgado no momento certo. A conferir!

PARENTES, NÃO!

Tem gente aconselhando ao governador eleito Gladson Cameli a retirar o nome do seu cunhado, deputado Nicolau Junior (PP), da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. E mais: de não nomear nenhum parente para o 1º escalão do governo, principalmente a Secretaria Estadual de Saúde.

DIAS CONTADOS

Chega a informação de que o Pró Saúde está com os dias contados. Obrigatoriamente terá que ser extinto em janeiro por força de lei. Com a palavra o ainda deputado Raimundinho da Saúde defensor intransigente do órgão.

 COURO DE JOELHO

A reforma dos Ministérios do presidente eleito Jair Bolsonaro está parecendo couro de joelho. Acaba com Ministérios depois anuncia que não vai dar certo e continua do mesmo jeito. Gera muitas incertezas porque tudo é na base do improviso. Não há o mínimo de previsibilidade. É ruim.

SÓ JORNALISMO

Não sou mais agente político ou público. Sou grato ao governador Tião Viana por ter feito parte de sua equipe. Volto a viver e respirar só jornalismo. Quanto a responder interinamente pela coluna do Crica, os que me conhecem sabem que sempre o fiz desde os tempos em que trabalhávamos no jornal A Gazeta.  Para os leitores da coluna aviso que ele foi ali, mas volta logo. Todos merecem descanso. O Luís Carlos é insubstituível estou quebrando um galho.

USANDO DE CORTEZIA

Em uma reunião com empresários Gladson Cameli voltou a elogiar o governador Tião Viana que, segundo ele, tem sido bastante solicito e amigável na transição de governo. Essa postura tem desagrado dirigentes partidários da oposição que querem os petistas de baixo de fogo cerrado.

SEPARAÇÃO LITIGIOSA

O presidente da Assembleia deputado Ney Amorim tem confidenciado a amigos que sua filiação a outro partido precisa ser feita com muita tranquilidade. A saída do PT é um fato traumático. É como um casamento que se desfaz. Todo mundo sofre, principalmente quando a separação é litigiosa.

ESPÓLITO PETISTA

Apesar da derrota acachapante o PT ainda tem um espólio político respeitável. Quem vai herdar esses votos só o tempo dirá. Jorge Viana, Marcus Alexandre e Raimundo Angelim não são cartas fora do baralho em eleições futuras.

FIM DA REELEIÇÃO

Ao que parece o fim da reeleição está decretado. Ao menos em Brasília e no Acre. Jair Bolsonaro e Gladson Cameli deram declarações firmes de que não serão candidatos em 2022 a reeleição. O tempo dirá!

OLHO ESPICHADO

Há quem diga que o senador eleito Márcio Bittar (MDB) será candidato a governador em 2022. Estará mais uma vez em rota de colisão com o vice-governador major Rocha (PSDB), que alimenta o mesmo sonho.

Plantão 3 de Julho Notícias 16ª Edição

Vereador Alcione mostra a realidade que os alunos (crianças e adolescentes) enfrentam para chegar a escola, é realmente inacreditável. A gestão do Prefeito Tião Flores é tão ruim que os moradores criaram o movimento S.O.S Epitaciolândia.

O aumento do STF; Fosse na Bolívia o pau estava quebrando feio!

O aumento para o STF com efeito cascata para toda república é uma afronta ao povo brasileiro.

Fosse na Bolívia o pau estava quebrando feio!

O povo boliviano (que o brasileiro costuma discriminar) não aceita essas patifarias de seus políticos.

O brasileiro é dócil, domesticado, religioso, fatalista, contingente…

“É assim porque Deus quer que seja assim”!

O sujeito está sendo explorado, espoliado, esbulhado, extorquido e fica com cara de jumento no sol quente.

É assim mesmo, na hora de votar escolhe um bando de calhordas pra fazer ele de burro de carga.

Ainda diz que Deus fez o mundo assim mesmo, que o negócio vai é piorar daqui pra frente.

Por que em outros países, não é assim?

Ao invés de se preocupar com a casta superior que lhe arranca o couro vivo o camarada está preocupado com quem é gay ou deixa de ser.

Tipo assim o Macunaíma, que sugeriu um projeto para as mulheres dormirem de camisola e os homens de pijama que abotoa no pescoço.

Em uma das cláusulas pétreas do projeto tem que fazer neném no escuro.

Tem mais:

É berçário sem partido!

É pra dizer que foi a cegonha que trouxe os bebês na ponta do bico numa frauda branca.

Enquanto isso, o a elite vai recebendo quase R$ 40 de vencimentos, mais o valor agregado dos penduricalhos vai para uns R$ 70 mil em média.

É muito dinheiro!

Mas, o presidente Jair Bolsonaro, o nosso capitão América, vai resolver essa situação.

Ele vai acabar com o comunismo e os pobres vão também ganhar esses valores, ou quase!

Alguns parlamentares de alta plumagem da oposição estão rosnando para o governador eleito Gladson Cameli.

Ele diz que não tem medo de onça, muito menos de nhambu.

Eu hem, Rosa!

Discordo totalmente da tese de que o PT e a FPA se acabou no Acre e no Brasil.

Não existe isso em política.

Na arena política o sujeito morre várias vezes e ressuscita também.

Bestene, Edvaldo, Chico Viga, Perpétua Almeida, Luís Tchê, Flaviano Melo, Eduardo Farias…

Diz Salomão: nada há novo sob o sol; o que há de ser já foi em dias passados.

Dorme com essa Zé Biriba!

O Biriba é um “Daseim”, um ser aí, jogado no mundo, um peba véi qualquer!

Continuando: Zé Biriba não é eleitor, é freguês!

A cada eleição ele sai pra buscar o pagamento!

O Angelim, por exemplo, se quisesse seria um candidato altamente competitivo a prefeitura de Rio Branco.

Nas eleições de 1998 quando o Jorge Viana ganhou o governo a oposição ficou só os cacos, dois anos depois derrotou o PT para a prefeitura de Rio Branco.

A saída do Ney Amorim é muito bom para ele, melhor anda para o PT.

Foi o que me disse ontem uma figura de proa petista!

Plantão 3 de Julho Notícias 16ª Edição

Vereador Alcione mostra a realidade que os alunos (crianças e adolescentes) enfrentam para chegar a escola, é realmente inacreditável. A gestão do Prefeito Tião Flores é tão ruim que os moradores criaram o movimento S.O.S Epitaciolândia.

O jovem comerciante de Epitaciolândia, Samuel Hassem, foi o primeiro a assumir publicamente a candidatura do coronel Ulisses

Aumento ao STF patrocinado pelo Senado tem efeito cascata em todo o pais, inclusive na Assembleia Legislativa do Acre.

Os novos parlamentares assumem com novos vencimentos.

Isto, se o presidente Michel Temer (MDB) não vetar!

Como diz a minha vizinha, “alguém em sã consciência acredita que Temer (aquele cagão) tem coragem de vetar.

Principalmente porque está para ser preso!

A bem da verdade a decisão do juiz Sérgio Moro em aceitar o convite para ser ministro da Justiça abre espaço para várias interpretações.

Ninguém pode ser punido por interpretar ou criticar, o que não pode é injuriar, difamar, caluniar!

Dois coronéis desafetos da política mineira vão ao palácio do governador Tancredo Neves que era amigos dos dois.

Na ocasião, o primeiro que entrou falou:

Governador Tancredo como o senhor recebe aqui um sujeito safado como esse?

Você tem toda razão, respondeu Tancredo.

O segundo foi sentando e dizendo:

Mas governador aquele sujeito que saiu daqui não é digno de ser recebido pelo senhor aqui no palácio.

Você está coberto de razão, meu amigo!

Conversou, tratou o assunto que queria e foi embora. Risoleta Neves que a tudo assistia perguntou ao marido:

Mas Tancredo, você disse que os dois tinham razão quando falaram um do outro…

Com a tranquilidade que lhe era peculiar e bem ao estilo mineiro, Tancredo Neves respondeu:

Sabe Risoleta que você tem toda razão.

De razão pra todo mundo que a briga acaba.

O senador Sérgio Petecão visitou a Assembleia Legislativa ontem.

Ney Amorim anunciou a sua saída do Partido dos Trabalhadores.

Pelo visto, só ficar o Macunaíma e o Carioca!

Brincadeirinha, professor Ermício Sena.

O jovem comerciante de Epitaciolândia, Samuel Hassem, foi o primeiro a assumir publicamente a candidatura do coronel Ulisses.

Quando o PSL não tinha um pau prá dá num gato, o Samuelzinho estava na linha de frente brigando pelo partido.

Agora que ficou desempregado o Macunaíma vai pescar, comer, dormir, pescar, caçar, comer e dormir.

Em 2020 será candidato a vereador com muito sacrifício.

Deputado Luís Tchê comentou com a coluna que o PDT terá candidatos a prefeito em quase todos os municípios do Acre.

Inclusive na capital, Rio Branco!

Tenho um medo doido daquele Paulo Guedes, ele quer vender tudo, BB, Caixa Econômica, Petrobras até os restos mortais da Serra Pelada.

Macunaíma leva o Zé Biriba para a sessão de descarrego da Universal na sexta feira prá vê se ele melhora.

Vôte!

Plantão 3 de Julho Notícias 15ª Edição

Veja neste Vídeo: Colono desaparecido dentro da selva é localizado vivo cerca de 11 dias depois. Uma grande operação realizada por quase cinco dias, envolvendo homens dos Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro, obteve êxito com apoio de moradores das comunidades do Guanabara e Icuriã, em localizar o colono Pedro Soares, de 49 anos, que havia saído de casa para caçar e não mais retornou.

Petecão anda nervoso, preocupado, temerário, ansioso com a formação da equipe do futuro governo

Macunaíma, o João Doria não Macunaíma!

Não tinha um melhorzinho para a foto não, rapaz!

Os que assumirem o governo em janeiro vão entender a proposta de manter segurança para um ex-chefe do Executivo que enfrentou o crime organizado, quando findar os quatro anos.

Tião Viana foi para o confronto aberto, transferiu líderes de facções de alta periculosidade, convocou tropas federais, desarticulou esquemas de lavagem de dinheiro do narcotráfico.

Em dezembro de 2022 a proposta volta a ser discutida.

Não é a pessoa (poderia ser qualquer um) é o cargo, entendeu Zé Biriba?!

Senador Petecão anda nervoso, preocupado, temerário, ansioso com a formação da equipe do futuro governo.

E não me venha dizer que não!

Marivaldo Melo para a Secretaria da Fazenda estaria de bom tamanho para o PSD.

Afinal de contas, o Peteca teve mais voto do que todo mundo!

Em conversa com o ex-prefeito Aldemir Lopes se diz otimista com o futuro na certeza de que dias melhores virão.

Está otimista, animado!

Gosta de política como ninguém!

Para os mais jovens:

O Aldemir foi um dos melhores jogadores de futebol que o Acre já teve!

O Macunaíma esteve no Flamengo, fez o teste para gandula e foi reprovado!

Já o Zé Biriba era torcedor do Internacional do Juca!

O deputado Josa da Farmácia teria uns 15 mil votos para deputado estadual se sua seara não tivesse sido invadida por compradores de votos.

O Montana poderá ocupar a Secretaria dos Pequenos Negócios.

Como diz vó Aderalda, é a tampa e o pinico.

Evidentemente que o mister Montana seria a tampa!

Injuria, difamação, calúnia e agora Fake News estão sendo emparedadas na Justiça.

Ta rendendo uma boa grana pras vítimas!

Pro ofensores muita dor de cabeça e prejuízo no bolso (naro, ele não)!

A maioria disse: ele sim!

Como diz a Maria Rosa:

Quatro anos passam bem de vagarinho!

Nos municípios do interior a briga é grande pelos cargos estaduais a partir de janeiro.

Calma gente, muitos não verão nem a poeria!

Não cabe todo mundo!

Não são tantas assim!

A reforma administrativa do governo Gladson Cameli a ser apresentada em janeiro está sendo gestada dentro do Tribunal de Contas.

Conselheiros e técnicos do TCE conhecem o Estado como ninguém!

José Bestene tem razão quando afirma que é muito cedo para discutir a Mesa Diretora da Aleac.

Muita água vai passar por baixo da ponte!

Por cima é que não passa, Biriba!

Pai Julho Frota de Brasiléia já sabia que o Sérgio Moro seria ministro da Justiça do Bolsonaro.

Perguntem a ele!

Plantão 3 de Julho Notícias 15ª Edição

Veja neste Vídeo: Colono desaparecido dentro da selva é localizado vivo cerca de 11 dias depois. Uma grande operação realizada por quase cinco dias, envolvendo homens dos Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro, obteve êxito com apoio de moradores das comunidades do Guanabara e Icuriã, em localizar o colono Pedro Soares, de 49 anos, que havia saído de casa para caçar e não mais retornou.

Plantão 3 de Julho Notícias 14ª Edição

Veja o Vídeo: Polícia Militar, Exército e corpo de Bombeiros de Epitaciolândia estão dentro da Floresta no km 84 da Estrada do Pacífico tentando encontrar um Agricultor que saiu para caçar e não conseguiu retornar para casa. O homem está com seis dias perdido na Floresta. O lugar tem muitos índios, isso está dificultando o trabalho do resgate.

Coluna do Astério: A propósito, qual a moral que a oposição em Brasiléia tem para criticar a prefeita Fernanda Hassem

O ditado que nasceu com o mundo é esse:

“Causou com a viúva leva os filhos”.

Não há motivo agora para os eleitos, desde o presidente da república, governadores dos Estados e do DF, reclamarem da vida.

Quando decidiram disputar as eleições sabiam da profunda crise econômica que assola o país.

Também não é correto nem justo quem perdeu está exigindo providencias e soluções.

Nem tomaram posse!

O professor Fernando Haddad desejou sucesso ao presidente eleito Jair Bolsonaro.

Assim é que se faz, Zé Biriba!

Em tese o Acre deverá viver anos de muita paz e prosperidade.

Bolsonaro teve a maior votação proporcional no Acre, a oposição fez o governador (Gladson), os três senadores, a maioria dos deputados federais e estaduais.

Portanto, todas as condições estão reunidas para surfar nas ondas do fim da violência, da geração de emprego, renda, saúde e educação de muita qualidade.

É o que se espera…

A propósito, qual a moral que a oposição em Brasiléia tem para criticar a prefeita Fernanda Hassem.

Entregaram a cidade moída, escura e esburacada.

A cidade completamente desgovernada.

Atenção pessoal da Foz do Breu:

Quando o Macunaíma fala de denúncias no TCE, MPE e Justiça contra ex-prefeitos, prefeitos e gestores públicos fala em LINHAS GERAIS.

Vestir a carapuça assim fica feio e não vai resolver o problema, o que resolve é não roubar e não deixar roubar.

O presidente Lula, por exemplo, acho mesmo que não roubou, mas deixou o PMDB, PP, DEM, PR e uma imbiricica de Partidos roubarem.

Alguns petistas, também!

Está pagando o pato!

Com o Haddad seria bem diferente!

Como dizia dona Cotinha, bisa do Zé Biriba:

“Portador não merece pancada”.

Quem acha que quem perdeu a eleição se acabou na política comece a olhar para o céu.

Aprenda com as nuvens, a política muda o tempo todo.

Tem mais:

Não é porque a nuvem virou chuva que deixou de ser água!

Bom dia!

Veja o Vídeo da entrevista com o vereador Mario Jorge

Vereador  conta um pouco sobre a sua trajetória e fala principalmente sobre o seu afastamento. Mário Jorge fala também que tinha pessoas interessadas em fazer com que ele perdesse seu mandato.

Durante a entrevista prestada pelo Vereador Mário Jorge ao 3 de Julho Entrevistas, afirmou que armaram contra ele com relação ao processo de afastamento.

Coluna do Astério: A disputa agora é quem será o líder da oposição no Brasil. Ciro Gomes se escalou, Haddad também!

Pronto, acabou o sofrimento.

O Bolsonaro se elegeu.

Agora cabe aos derrotados construírem uma oposição necessária, saudável e oportuna a democracia.

Levando em conta, sempre, a bem-estar da população e os interesses superiores do país.

A disputa agora é quem será o líder da oposição no Brasil.

Ciro Gomes se escalou, Haddad também!

Pelo visto, os dois caminharão em direções opostas.

Faz parte!

Na primeira manifestação do presidente eleito Jair Bolsonaro Bíblia, constituição e oração!

O Macunaíma não entendeu p* nenhuma!

Olha a boca!

Esse p* é de picirica…

E o que quer dizer picirica?

Nada, quer dizer nada!

Todas as coisas são puras e impuras para os impuros!

Sai daqui seu impuro.

Deputado eleito e presidente do PDT, Luís Tchê, quer a ex-prefeita e deputada Leila Galvão comandando o partido em Brasiléia e todo o Vale do Acre.

Só ainda não formulou o convite!

Acho meio difícil, a Leila é petista.

Porém, segundo ele, não custa nada tentar.

Na avaliação de alguns dirigentes partidários na capital, a Leila Galvão continua como uma das lideranças mais importantes de Brasiléia e demais municípios do Vale do Acre.

Quando os aliados invadiram Berlim no final da 2ª Guerra Mundial americanos e russos disputaram os melhores cientistas alemães.

Queriam a qualquer custo, não só as melhores cabeças, mas a tecnologia pelo 3º Reich.

Foi o início da corrida espacial.

Depois da eleição alguns deputados derrotados no último pleito começaram a demitir assessores para nomear outros.

Estranho, já que só restam três meses de mandato.

O governador eleito Gladson Cameli pretende enviar a reforma administrativa para ser votada em janeiro na Assembleia Legislativa.

Ou seja, vai ter que contar com a boa vontade dos atuais deputados, já que os novos parlamentares só assumem dia 1º de fevereiro.

Ney Amorim deve convocar sessões extraordinárias.

Só lembrando que não existem mais sessões extraordinárias pagas no Poder Legislativo.

A prefeita Fernanda Hassem (PT) continua no mesmo ritmo de trabalho desde que assumiu o mandato.

Não para um segundo!

Era realmente o que Brasiléia precisava despois da tsunami anterior que destruiu o município.

A eleição do Bolsonaro e do Gladson, além dos senadores e deputados federais da oposição não garante que prefeitos bem avaliados em suas cidades percam as reeleições futuras.

O povo é enjoado, e sábio!

Quando quer mudar, muda!

Mas também quando não quer, não muda nem a pedido do papa Francisco.

Um bom papa, aliás!

A Rede Globo é Bolsonaro desde criancinha!

Veja o Vídeo da entrevista com o vereador Mario Jorge

Vereador  conta um pouco sobre a sua trajetória e fala principalmente sobre o seu afastamento. Mário Jorge fala também que tinha pessoas interessadas em fazer com que ele perdesse seu mandato.

Durante a entrevista prestada pelo Vereador Mário Jorge ao 3 de Julho Entrevistas, afirmou que armaram contra ele com relação ao processo de afastamento.

Alguns seguimentos da oposição não podem ficar com a conversa da moça que perde a virgindade e diz pra mãe

O governador Tião Viana (PT) está fazendo todo esforço para entregar o Estado para o futuro governador como manda o figurino, ou seja, a lei.

A eleição acabou!

É hora de descer do palanque!

Certo está Gladson Cameli (cônscio de suas responsabilidades) quando assumir o comando do Estado em executar sua reforma administrativa.

Alguns seguimentos da oposição não podem ficar com a conversa da moça que perde a virgindade e diz pra mãe:

“Mamãe eu não sabia de nada”.

Tião Viana vem anunciando publicamente que o Acre vem perdendo receitas da união desde o a queda da presidenta Dilma.

Já perdeu em quatro anos mais de um bilhão de reais.

Este mês perdeu setenta milhões de reais!

Não é pouca coisa não!

Quem ganhou a eleição precisa se preparar para assumir como está fazendo o Gladson.

Seus aliados, inclusive os dois senadores, não podem vir pra cima dele com a faca no pescoço como pretendem.

Ou não?!

Sei lá, quem chegou com essa história aqui foi o Macunaíma e Zé Biriba!

Pode ser estória!

Bolsonaro caiu seis pontos percentuais na última pesquisa.

Haddad estimula uma virada nos últimos três dias.

Segundo dirigentes dos institutos de pesquisas, é praticamente impossível, mas não se pode descartar nada.

O povo é o povo!

Quando empena para um lado…

A pesquisa aponte que 29% da população LGBT vota no Jair Bolsonaro!

Isto, segundo jornal Folha de S. Paulo.

Em Cruzeiro do Sul a degola na prefeitura é considerável, cerca de 50 servidores foram demitidos.

Vem mais por aí.

Quem não ouve conselho, ouve coitado!

A partir do dia 1º de janeiro a Segurança Pública é por conta do major Rocha, na verdade coronel Rocha.

Quando um major vai para a reserva ele alcança a patente de coronel.

Diz o tio de Zé Biriba, policial antigo da extinta guarda territorial, que as “Puliça” tão passando sebo de carneiro nos cassetetes.

Ainda existe cassetete de maçaranduba!

Não, agora é de borracha, corta por dentro e não deixa marca.

“Deus o livre”, exclama Maria Rosa ouvindo conversa alheia.

Vai dá banho nos gatos, Maria Rosa, deixa de ser intrometida!

Chovendo denúncias contra prefeitos e demais gestores no Tribunal de Contas.

É o inverno chegando!

O conselheiro Antônio Malheiros continua no TCE, segundo disse o Gladson ao jornalista Luís Carlos Moreira Jorge.

A notícia fez subir o dólar, o povo quer ele no governo ajudando porque com fia muito.

Seria a garantia também de uma excelente gestão.

Consta que tem dirigente partidário de oposição e políticos eleitos torcendo o pescoço por conta a proposta de reforma administra a ser encaminha no começo de janeiro.

Está errado, tem de apoiar todas as medidas do novo governo.

Foi para isso que foi eleito!

Atenção prefeitos!

Os tempos mudaram!

Faz besteira, pode ser processo, preso, devolver dinheiro, perder direitos políticos e uma imbiricica de problemas.

É por essas e outras…

Veja o Vídeo da entrevista com o vereador Mario Jorge

Vereador  conta um pouco sobre a sua trajetória e fala principalmente sobre o seu afastamento. Mário Jorge fala também que tinha pessoas interessadas em fazer com que ele perdesse seu mandato.

Durante a entrevista prestada pelo Vereador Mário Jorge ao 3 de Julho Entrevistas, afirmou que armaram contra ele com relação ao processo de afastamento.

A população não quer di-ta-du-ra, vice! “dentadura” não, Macunaíma! Ditadura!

Pesquisas do Ibope revelam que o mito variou negativamente dois pontos para baixo dentro da margem de erro;

Demonstrou também que a rejeição dilatou-se um pouco para cima.

Traduzindo:

Grande parte da população desencantada com a política, partidos, políticos, insegurança e desemprego querem o mito, mas com uma condição:

Que ele respeite a democracia!

Gestos e palavras do clã Bolsonaro começam a ser questionados.

Isto porque pesquisas apontam seguramente que o povo quer democracia e não dentadura.

“dentadura” não, Macunaíma!

Ditadura!

A população não quer di-ta-du-ra, vice!

Sei, é que tem gente que não sabe a diferença!

Supremo Tribunal Federal, em definitivo, inocentou o senador Jorge Viana e o governador Tião Viana de qualquer prática de ilícito.

Eu já sabia, o problema é que, até você provar sua inocência no Brasil, o cabra já levou mais pancada do que Judas na quarta feira de cinzas.

Por falar em STF, criticá-lo faz parte do regime democrático.

Entretanto, ameaçar ministros, caluniar, difamar, injuriar e querer fechar a mais alta corte do país é caso, como diz o Jair Bolsonaro, de demência aguda.

Tem que levar ao psiquiatra!

Pois é, né foi o filho dele.

Vou levar o Macunaíma para fazer tratamento

Anda espalhando que o PSL é um partido de esquerda!

Oposição é prá bater duro como fizeram os que ganharam o governo no primeiro turno no Acre.

“A recíproca será verdadeira”, diz a Maria das Cucuias.

Isto, também, segundo o companheiro Zé Raimundo fundador do Movimento Contra Tudo e Contra Todos (MCTCT).

Perguntado se será contra Deus Zé Raimundo respondeu:

“O Brasil acima de todos e Deus acima de tudo”!

Não pode dá certo uma p* dessas!

Ontem candidato majoritário que não ganhou a eleição comentou com a coluna que tem gente ligando pedindo dinheiro para pagar cabos eleitorais.

Ficou fiado!

É muita cara de pau!

Dos golpistas, claro!

Certo dia/a beira mar/apareceu um jovem galileu/ tinha tanto amor!

O difícil na vida é o processo de desintoxicação da religião!

É muito doloroso, angustiante, sufocante, um vazio existencial…

Porém, o verdadeiro Jesus cura qualquer abstinência e preenche os espaços vazios quando o tumor da religiosidade é retirado.

Jesus é amor!

É liberdade, vida em abundância.

Amor puro, verdadeiro, sem discriminação, sem preconceito, sem Fake News, sem ódio e sem medo, inclusivo!

Jesus, o Deus-humano!

Por que estou falando isso, Maria Rosa?

Porque domingo tem eleição para presidente e não será uma guerra entre deuses do Olimpo!

Não será uma guerra “santa”, muito menos impura, será apenas uma eleição dentro de um regime democrático capenga, mas que avança em direção ao futuro.

Joaquim Lira, liderança politica da oposição em Brasiléia, comentou que o futuro governador Gladson Cameli precisa mesmo cortar cargos comissionados.

Diminuir o tamanho da máquina!

Por falar em Gladson Cameli, ele já assegurou a construção da ponte da Sibéria em Xapuri e o anel viário com a ponte em Brasiléia!

Empolgado, o deputado xapuriense Antônio Pedro (DEM) já anunciou que as obras devem começar no inicio de 2019.

Devagar que o andor que o santo é de barro.

Além do mais, os cientistas acreanos não criaram uma máquina de fazer dinheiro, tipo aquela dos doleiros de Minas Gerais que gerou o confronto com a polícia de São Paulo.

Não divulgar vídeos de execuções é excelente ideia por parte da mídia eletrônica.

Quem sabe TV’s também e outros meios possam aderir.

Antes tarde do que nunca!

Veja o Vídeo da entrevista com o vereador Mario Jorge

Vereador  conta um pouco sobre a sua trajetória e fala principalmente sobre o seu afastamento. Mário Jorge fala também que tinha pessoas interessadas em fazer com que ele perdesse seu mandato.

Durante a entrevista prestada pelo Vereador Mário Jorge ao 3 de Julho Entrevistas, afirmou que armaram contra ele com relação ao processo de afastamento.