TCE dá prazo de 15 dias para o Prefeito Tião Flores apresentar defesa sobre os gastos da folha de pagamento

Prefeito Tião Flores é citado pelo TCE por exceder os gastos com a folha de pagamento e possivelmente descumprir a LRF.

Por Alemão Monteiro

O Prefeito do Município de Epitaciolândia, João Sebastião Flores da Silva foi citado pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) por exceder o limite máximo de despesa total da folha de pagamento como estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no 3° quadrimestre de 2017.

Tião Flores tem o prazo de 15 dias a contar de 17 de abril de 2018 para apresentar defesa, documentos ou quaisquer outros esclarecimentos que jugar pertinente no que diz respeito ao órgão de contas no que se refere ao gasto desenfreado com o pessoal.

O objetivo do processo é inspecionar para apurar a responsabilidade do Prefeito Flores que não tem cogitado quando se trata de gastar, e com isso o gestor do município de Epitaciolândia pode estar infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar de nº 101.

A LRF é uma lei complementar brasileira que visa impor o controle dos gastos da União, estados, Distrito Federal e municípios, condicionando-os à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos.

A citação é referente ao Processo n° 24323201870 TCE/AC, De Ordem da Conselheira relatora da citação, Ducinéa Benício de Araújo; não sendo oferecida defesa, o Prefeito Tião Flores estará sujeito aos efeitos de falta de contestação por parte de Tião em relação à ação proposta em face dele.

A citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender (CPC, art. 213). Com a citação, o réu tem ciência de que ele foi indicado para figurar no polo passivo de um processo e, querendo, pode se defender.

Telejornal 3 de Julho Noticias 4ª Edição

Veja no Vídeo do telejornal da 4ª Edição: Prefeito Tião Flores gasta quase 8 mil do FUNDEB para pagar blogueiro para matar baratas. Vereador Alcione critica o prefeito Flores sobre o abandono da Rua Fontinele de Castro e da Ponte do José Hassem. Prefeito Zum e os Buracos de Assis Brasil. Polícia Civil do Quinari prende foragido da Justiça de Brasileia. Recuperação de caminhão guincho que havia sido roubado em Rio Branco e levado para a Bolívia.

Telejornal 3 de Julho Noticias 3ª edição

Urgente veja o Vídeo do Telejornal 3 de Julho Noticias. Assista a 3ª edição do Telejornal 3 de Julho Noticias e nos acompanhe pela página do facebook e se inscreva no canal YouTube.

3 de Julho Entrevista / Vereador Alcione de Epitaciolândia

Veja a primeira entrevista com o vereador Alcione Ferreira de Epitaciolândia que fala sobre Saúde, Educação, Ramais, Ruas, coleta de Lixo e outros.

Prefeito Tião Flores gasta quase 8 mil com blogueiro para matar baratas em escolas públicas de Epitaciolândia

Prefeito Tião Flores usou o recurso do Governo Federal destinado à educação (FUNDEB) para pagar blogueiro por matar insetos.

Por Alemão Monteiro

O Prefeito do Município de Epitaciolândia, Tião Flores, usou o recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), destinado pelo Governo Federal para pagar o valor exato de R$ 7.947,00 para a microempresa “H.F.Guerra” com a justificativa de:

“Despesas empenhadas referentes à prestação de serviços de dedetização no prédio da secretaria de educação e nas escolas Bela Flor, Cosma de Azevedo Marques, João Pedro da Silva, José Hassem Hall Filho, Maria da Conceição Oliveira, Pequeno Príncipe, Raimunda de Cunha Aires, Sebastião Brandão Nascimento e Presidente Castelo Branco”.

Mas não se sabe se houve realmente estas dedetizações, tendo em vista que o proprietário da empresa acima mencionada é funcionário público e tem de cumprir horário, se o cidadão trabalha no período da manhã e no período da tarde. Será que ele escolheu o turno da noite para realizar estas dedetizações?

Acredita-se que a referida empresa não passou por nenhum processo licitatório para realizar o trabalho de dedetização, pois até o momento não consta no diário oficial, mas as informações sobre o pagamento a esta empresa consta no diário oficial do estado e no portal da transparência da prefeitura (como mostra nos documentos abaixo).

Cabe questionar ainda se esta empresa está regular e se tem os alvarás de funcionamento e as licenças exigidos para realizar este tipo de serviço. Por que o Prefeito Tião Flores usou o recurso do FUNDEB ao invés de pagar com recurso Próprio da Prefeitura? Sendo que o recurso do FUNDEB é destinado para:

“Os recursos do FUNDEB devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, observando-se os respectivos âmbitos de atuação prioritária dos Estados e Municípios, conforme estabelecido nos §§ 2º e 3º do art. 211 da Constituição Federal (os Municípios devem utilizar recursos do FUNDEB na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio), sendo que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico, tais como: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação pedagógica e orientação educacional) em efetivo exercício na educação básica pública (regular, especial, indígena, supletivo), e a parcela restante (de no máximo 40%), seja aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.É oportuno destacar que, se a parcela de recursos para remuneração é de no mínimo 60% do valor anual, não há impedimento para que se utilize até 100% dos recursos do FUNDEB na remuneração dos profissionais do magistério”.

O que são ações de manutenção e desenvolvimento do ensino?

São ações voltadas à consecução dos objetivos das instituições educacionais de todos os níveis.

Inserem-se no rol destas ações, despesas relacionadas à aquisição, manutenção e funcionamento das instalações e equipamentos necessários ao ensino, uso e manutenção de bens, remuneração e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, aquisição de material didático e transporte escolar.

Atenção Ministério Público á indícios de que uma investigação será bem vinda quanto a este assunto, vamos nos ater para este fato.

Urgente veja o Vídeo abaixo do Telejornal 3 de Julho Noticias.

Assista a 3ª edição do Telejornal 3 de Julho Noticias e nos acompanhe pela página do facebook e se inscreva no canal YouTube.

Policial Militar do Acre é condecorado com medalha na Bolívia

Entre os contemplados, se encontrava o oficial da Polícia Militar do Acre (PMAC), major Fredson Araújo.

Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 17 de abril, pela Polícia Nacional da Bolívia (PNB) condecorou autoridades civis e militares, pelos trabalhos conjuntos no fortalecimento da instituição. 

Oriundo da primeira turma de oficiais formada pela PMAC, major Fredson Araújo, está à frente do comando do 10º Batalhão, responsável pela região fronteiriça do Alto Acre desde janeiro de 2016, e, desde então, tem atuado em ações integradas com os órgãos de segurança pública do país vizinho.

Para o comandante, tal honraria é graças ao esforço conjunto de sua tropa nas ações policiais. “É o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pela PMAC na fronteira em parceria com a Polícia Boliviana, e é extensivo a todo o efetivo que faz com que essa colaboração entre as forças policiais dos dois países aconteça de forma eficiente, com resultados satisfatórios”, relatou o oficial agradecido.

Urgente veja o Vídeo abaixo do Telejornal 3 de Julho Noticias.

Assista a 3ª edição do Telejornal 3 de Julho Noticias e nos acompanhe pela página do facebook e se inscreva no canal YouTube.

Moto furtada em Xapuri é recuperada no mesmo dia por Policiais Militares

Uma motocicleta roubada na cidade de Xapuri é recuperada no mesmo dia por policiais militares do 10° Batalhão de Polícia Militar.

Uma motocicleta foi furtada na madrugada deste domingo, 15, onde os policiais fizeram uma bom trabalho e conseguiram recuper por volta das 15:30h do mesmo dia na cidade de Xapuri.

A moto foi abandonada em um matagal na Rua da Goiaba, Bairro Bolívia, e apreendida por uma guarnição, após acionamento via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Uma Honda Bros, de cor preta, foi recolhida e levada para a delegacia de Polícia Civil do município, onde foi devidamente restituído ao proprietário.

Vereador e Secretário quase se agridem: Paulo Sales diz que o Prefeito Zum é conivente com os atos de seu Secretário

Vereador Paulo Sales registra Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia de Assis Brasil contra o Secretário do prefeito Antônio Barbosa.

Por Alemão Monteiro

O Vereador Paulo Sales da Silva (PP) do Município de Assis Brasil registrou um Boletim de Ocorrência contra o secretário Municipal de Saúde, Antônio Jesus de Oliveira Rios, vulgo Tony, o motivo seria uma afronta abusada praticada por Tony.

O Vereador relata que estava em seu local de trabalho quando foi surpreendido pela Presença do Prefeito Antônio Barbosa (Zum), Secretário Municipal de Administração e o Secretário Municipal de Saúde “Antônio Jesus” (pivô da confusão) e chegaram querendo discutir sobre alguns pontos referentes ao Poder Legislativo.

O Parlamentar relata ainda que durante essa conversa o secretário Tony começou a questionar de forma grotesca o nobre vereador afirmando que Paulo e o Vereador Piel falavam muito dele (Tony) e Paulo disse à Tony que não falava dele e sim falava o que o povo repassava à ele e como representante do povo ele iria continuar falando, pois a forma que o secretário Tony trata a população chega a ser ridícula.

E vendo toda essa grosseria do secretário Municipal de Saúde, o Prefeito Zum decidiu fechar os olhos para o caso e tomar nenhuma providência contra o secretário Tony, já que o vereador insistiu para que medidas fossem tomadas contra Tony, mas o Prefeito afirmou que tudo não passou de uma discussão e ficou por isso mesmo e o Vereador Paulo deduziu que o Prefeito Zum é conivente com a atitude de seu secretário.

O que chama mais atenção é o fato do secretário de Saúde, Tony, se incomodar por estarem falando dele, Parece não conhecer o ditado que diz “falem de mim, falem mal de mim, mas falem”, se o secretário Tony não quer que falem dele então é simples deixe a vida pública abandone a política e tudo será como deve ser.

Veja o depoimento do vereador Paulo Sales no vídeo

3 de Julho Entrevista, primeira Edição

Veja o Vídeo da primeira entrevista, o Vereador Alcione Ferreira esclarece sobre a má administração de Tião Flores em Epitaciolândia e fala também sobre: Saúde, Educação, Ramais, Ruas, coleta de Lixo e outros.

Homem é executado com 4 tiros no Bairro Leonardo Barbosa, em Brasileia

O crime aconteceu na noite deste domingo, e o corpo da vítima será encaminhado para a capital Rio Branco.

Por Alemão Monteiro

Um homem identificado como Francisco Pereira de Souza vulgo Grande de 39 anos foi executado na noite deste domingo por volta das hs 21:30 com quatro disparos de pistola 9 mm, segundo informações os autores do crime seria uma dupla ainda não identificada que estavam em uma motocicleta.

Informações dão conta que Francisco estava na quadra do Bairro Leonardo Barbosa e se dirigiu para sua residência foi quando foi surpreendido pelos criminosos que não hesitaram em disparar.

A vítima não resistiu os ferimentos e foi a óbito no mesmo momento, a Polícia foi acionada via CIOSP e permaneceu no local até a remoção do corpo que será encaminhado para Rio Branco, já que a vítima é do município de Senador Guiomard, mas residia em Brasileia há quatro meses.

A Polícia Militar realizou uma busca pelas redondezas do Bairro, mas até o momento os criminosos não foram identificados.

Veja o Vídeo abaixo:

Acompanhe a 2ª edição do Telejornal 3 de Julho Noticia e saiba dos últimos acontecimentos, e você pode nos acompanhar pelo canal YouTube ou pela página do Facebook

Caminhão de lixo da Prefeitura de Epitaciolândia atola na Avenida Amazonas

“O Secretario de Obras, Marcos Ribeiro, e o prefeito Tião Flores sabem muito bem do problema que tem esta vala na referida Avenida”, disse morador.

Por Alemão Monteiro

Um caminhão de lixo da Prefeitura de Epitaciolândia ficou com uma das rodas atolada em uma vala que serve de esgoto ou para escoar a água da chuva em uma das Avenidas mais movimentada da cidade.

O fato aconteceu próximo à loja da Ronsy em um trecho da Avenida Amazonas.

Um morador enviou imagens para a redação do Site 3 de Julho Noticias, segundo ele, o problema é antigo e a secretaria de Obras não resolve o problema, mas tem conhecimento do mesmo.

Foi necessária a ajuda de um trator para tirar o caminhão da vala que ficou atolado quase duas horas. Diz morador;

É de se questionar.

Se um caminhão atolou em uma avenida, imagina como estão os bairros e principalmente os ramais? Acredita-se que esteja um completo abandono pela gestão do Prefeito Tião Flores que parece ter dado continuidade na administração catastrófica do ex-prefeito André.

Vídeo: Presidente do MDB, Emerson Leão, sai de Brasileia para apartar briga em Rio Branco

Emerson Leão acompanhado da caravana da oposição parte de Brasileia rumo a Rio Branco para protestar contra Lula e Corrupção, mas não protestaram contra Aldemir e Everaldo.

O Presidente do MDB de Brasileia, Emerson Leão (que assumiu a direção do partido, após a prisão dos ex-prefeitos do Município, Aldemir Lopes e Everaldo Gomes) saiu com uma caravana rumo à capital Rio Branco para participar do ato contra o ex-presidente Lula.

Aconteceu o que já se espera da oposição, sempre a mesma coisa “briga entre eles mesmos” desta vez um rugido de Leão foi o suficiente para separar um princípio de confusão durante a manifestação, no hall da Assembléia Legislativa, no Centro de Rio Branco.

Tudo iniciou depois que um dos manifestantes no uso de um microfone teria feito uma defesa sutil ao ex-presidente Lula afirmando que FHC e Michel Temer são mais corruptos que o petista.

Revoltado com a aparente defesa à Lula, outro manifestante avançou sobre o homem que discursava e só não o agrediu porque a coordenação do MBL, organizadora do ato, impediu e o Leão estava lá.

O que chama a atenção para a caravana da oposição que partiu de Brasileia rumo a Rio Branco, especialmente Emerson Leão, é que não faz muito sentido eles manifestarem contra Lula por conta de corrupção, pois Emerson Leão e meia dúzia de membros da mesma agremiação política apoiavam Aldemir e Everaldo, ambos presos durante a operação da Policia Federal por vários crimes dentre eles corrupção passiva e ativa, organização criminosa e outros.

Veja o Vídeo Urgente:

O Suplente, Francisco Valadares, insulta o vereador Eduardo Meneses de Queiroz por descordar de projeto de nº 001 de autoria do Poder Executivo.

A confusão aconteceu durante a ordem do dia da oitava sessão realizada na manhã desta terça-feira na sede da Câmara Municipal do Município de Brasileia, segundo informações, o suplente de vereador, Francisco Valadares, saiu de seu acento para insultar o vereador Eduardo Queiroz por não concordar com o projeto.

Por Alemão Monteiro com informação ac24horas

Vídeo: Suplente Valadares discordar do projeto de auxílio alimentação dos professores e insulta vereador Edu

O Suplente de vereador, Francisco Valadares, insulta o vereador Eduardo Meneses de Queiroz por discordar do projeto de nº 001 de autoria do Poder Executivo.

Por Alemão Monteiro

A confusão aconteceu durante a ordem do dia da oitava sessão realizada na manhã desta terça-feira na sede da Câmara Municipal do Município de Brasileia, segundo informações, o suplente de vereador, Francisco Valadares, saiu de seu acento para insultar o vereador Eduardo por não concordar com o projeto.

O referido projeto era referente o auxilio alimentação para professores e auxiliares de serviços gerais da secretaria de educação, e os vereadores de oposição quiseram fazer algumas alterações verbais, mas essas alterações não foram atacadas, a menos que fossem elaboradas por escrito.

E o primeiro secretário da Mesa Diretora, Vereador Edu, ao ler o parecer do projeto e encaminhar as comissões foi insultado pelo colega suplente que se dirigiu até o local onde estava Edu no intuito de tumultuar a sessão, segundo o Vereador Rosildo Rodrigues esta era a intenção de Valadares fazer com que o projeto não fosse aprovado.

Esta não é a primeira vez que o suplente de vereador, Francisco Valadares, protagoniza polêmicas em público, hoje a sessão foi assistida por vários Professores e pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), José Almeida, que presenciaram toda a cena. Apesar do tumultuo o projeto foi aprovado na íntegra.

Veja o Vídeo

Gestão do PSDB em Assis Brasil destruiu o único ginásio esportivo da cidade

A obra do ginásio em Assis Brasil está parada pela administração tucana de Betinho e Zum.

Por Alemão Monteiro

Em Assis Brasil, a obra da reforma e ampliação do único Ginásio poliesportivo está parada desde a gestão do ex-prefeito Betinho e agora com Antônio Barbosa (PSDB) na Prefeitura, a situação só piorou, pois há tempos a data de entrega está ultrapassada.

Os desportistas de Assis Brasil ficaram sem opção para praticar esportes, já que o município não dispõe de outro espaço além das quadras poliesportivas (exclusivas das escolas locais).

O ex-prefeito da cidade, Betinho (PSDB), prometia em seus discursos o maior e mais moderno ginásio do Estado Acre, mas o que se vê é uma obra totalmente abandonada.

O caso foi denunciado ao Ministério Público por alguns vereadores da última legislatura e o ex-gestor responde por mais uma ação de improbidade de sua gestão.

O atual prefeito de Assis Brasil, Antônio Barbosa (Zum), também do PSDB, ainda não divulgou como pretende concluir a obra.

Enquanto isso os amantes do esporte contemplam uma obra abandonada, um local que poderia está contribuindo com o desenvolvimento de práticas saudáveis e mantendo o foco dos jovens no esporte, lazer e cultura.

A Prefeitura de Assis Brasil recebeu emeda do senador Sergio Petecão no valor de R$ 947.122,00 para realizar a obra que teve início dia 15 de Abril de 2015, e o prazo para conclusão da obra era para o dia 15 de Julho de 2015, mas com a data estipulada ultrapassada a obra ficou sem prazo para entrega.

O material que foi retirado da estrutura anterior do ginásio estava abandonado no relento pegando sol e chuva em meio entulho acumulados em frente à obra, não é de hoje que o material do patrimônio público está abandonado.

Moradores relataram que parte do material que seriam usados na obra foi roubado, após o abandono da obra e o pouco que resta está se acabando no tempo.

Um morador e desportista usou sua página do facebook para relembrar os bons momentos de como era ter o nosso pequeno Ginásio coberto, segundo ele , só resta saudades!!!!

Atenção!!!!

Amigos e Amigas internautas assista agora a 1ª edição do Telejornal 3 de Julho Noticias e você pode nos acompanhar pelo canal YOUTUBE no vídeo abaixo ou pela página do Facebook, curta nossa página e saiba quais são os últimos acontecimento

Inscreva-se no canal YOUTUBE, curta nossa página no FACEBOOK e fique informado de tudo o que acontece na nossa região e no estado do Acre.