Membros do Conselho de Saúde tomam posse em Brasiléia: Prefeita Fernanda Hassem participa

Os novos conselheiros e suplentes do Conselho Municipal de Saúde (CMS)de Brasiléia receberam seus certificados de posse em cerimônia realizada no auditório do Centro de Educação Permanente (CEDUP).

Entre as autoridades presentes estavam a prefeita, Fernanda Hassem, o secretário municipal de saúde, Francisco Borges, o vereador, Rozildo, além dos representantes do segmento usuário, trabalhador e prestador de serviço.

“Hoje, estamos dando posse aos 24 conselheiros que estão se disponibilizando para ajudar a melhorar os atendimentos em todo o serviço de saúde, que é realizado em Brasiléia, podendo dar mais transparência aos serviços prestados pela secretaria municipal de saúde. Quando falamos em saúde, é algo que requer um desafio muito grande de nós gestores, e quero cumprimentar o secretário Borges e toda sua equipe pela seriedade e comprometimento com a população do município”, destacou Fernanda Hassem, Prefeita de Brasiléia.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente, formados por prestadores de serviço, representantes da administração pública, profissionais da saúde e também usuários.

Segundo o Secretário de Saúde, Francisco Borges, a presença do Conselho Municipal de Saúde é essencial dentro das administrações. “Os conselheiros veem para contribuir dentro da gestão conforme é permitido a execução, fiscaliza as ações realizadas pela secretaria de saúde e realizam sugestões para levar melhorias a população”, relatou Borges.

Um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados. A função do CMS é garantir esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde no município.

Composição do Conselho de Saúde de Brasiléia

Do seguimento de gestor do SUS:

Secretaria municipal de saúde SEMSA

Conselheiro titular: Francisco Borges Pacifico

Conselheiro suplente: Raimundo monteiro de melo

Secretaria de saúde do estado, SESACRE

Conselheiro titular: Andreia Vasconcelos Correa da silva

Conselheira suplente: Cirlei Ferreira de Freitas

Secretaria municipal de meio ambiente SEMEIA

Conselheiro titular:  Reginey de Souza

Conselheiro suplente: Antônio Marcos Lima

Seguimento de trabalhadores da saúde

Sindicato dos servidoresmunicipais da saúde de Brasileia – SINDSBRAS

Conselheiro titular: Francisco de Assis Dantas Castro

Conselheiro suplente: Janildo Moraes Bezerra

Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre – SINDIFAC

Conselheira titular: Tacília  Ferraz de Matos

Conselheira suplente: Patrissia Pinheiro Barbosa Pereira de Souza

Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre- SINTESAC

Conselheira titular: Maria da Costa Araújo

Conselheira suplente:  Ana Claudia Amorim de Souza

Seguimento de usuários do SUS

Associação dos moradores e produtores da reserva extrativista chico mendes de Brasileia e Epitaciolândia – AMOPREBE

Conselheiro titular: José Maria Pimentel Maia

Conselheiro suplente: Carlota da silva calda

União municipal das associações de moradores de Brasileia- UMAMB

Conselheiro titular: Manoel Soares Lopes

Conselheira suplente: Joana Rodrigues Bandeira dos Anjos

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre Núcleo de Brasileia SINTEAC

Conselheiro titular: Jose Almeida da silva

Conselheiro suplente: SaidaJafuri Maia

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia – STR

Conselheira titular: Catarina Moreira de Souza

Conselheira suplente: Francisca Bezerra dos Santos

Paroquia Nossa Senhora das Dores Pastoral da Criança de Brasileia

Conselheira titular:Zeli Ribeiro Correa

Conselheira suplente: Maria Aucilene da costa Andrade

Diocese de Rio Branco paroquia Nossa Senhora das Dores –Pastoral da Juventude

Conselheiro titular: Hidelmaik Souza de Araújo

Conselheira suplente: Sergilene Maria de Lima

Senador Gladson Cameli chama Marcio Bittar de mentiroso

Poucas horas depois do vazamento de um áudio onde o pré-candidato ao Senado pelo MDB, Marcio Bittar, faz declarações comprometedoras sobre a atuação da oposição no Acre

Em áudio Marcio Bittar diz que Eládio Cameli, pai de Gladson Cameli (PP), possa injetar R$ 30 mil na campanha do filho para o Governo do Estado, o próprio Gladson vem a público, através de nota, para afirmar, quase de forma literal, que Bittar é mentiroso.

“É uma inverdade qualquer declaração acerca de supostos planos para candidaturas e eleições que não foram sequer oficializadas ou realizadas…”, diz a nota assinada pelo pepista.

Veja abaixo a íntegra da nota assinada por Gladson Cameli:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre as afirmações em áudios do pré-candidato ao Senado da República pelo PMDB, Márcio Bittar, como senador e pré-candidato ao governo do Acre pelo Progressistas, esclareço que:

1 – Nosso trabalho permanece voltado para busca de recursos junto ao Governo Federal para garantir desenvolvimento econômico e social para os municípios acreanos.

2 – Atualmente trato-me de um pré-candidato ao governo devido a indicação de nosso nome por mais de 10 partidos do bloco de oposição a Frente Popular do Acre.

3 – É uma inverdade qualquer declaração acerca de supostos planos para candidaturas e eleições que não foram sequer oficializadas ou realizadas, principalmente ilações envolvendo o nome de minha família e seu envolvimento em campanhas eleitorais.

4 – Nossa linha de atuação, seja em qualquer cargo público que exercermos, será sempre pautada pela ética, o bom senso e o compromisso de trabalhar pelo progresso e bem-estar das famílias do Acre, concluindo e honrando todos os mandatos outorgados pelo povo acreano.

5 – Nenhum pré-candidato a cargos eletivos está autorizado a falar pelo senador Gladson Cameli ou sua família, evitando assim distorções e equívocos que em nada contribuem para o fortalecimento e unidade dos partidos de oposição do Acre.

Gladson Cameli
Senador da República

 Veja o Vídeo 

Deputado Alan Rick dá golpe e toma direção do DEM das mãos de Tião Bocalom

O deputado federal Alan Rick (DEM) já era conhecido como o político acreano com menor fidelidade partidária.

Agora, com sua última ação política, também deve ser conhecido como o mais ingrato, ou, no jargão popular, o maior “traíra”. Ele acaba de dar um golpe em Tião Bocalom, o político que lhe deu guarida quando ninguém o queria. Alan Rick recorreu à direção nacional e retirou das mãos de Bocalom a direção do DEM no Acre.

Mais do que apenas desbancar quem lhe deu a mão, Alan ainda desarticulou a possibilidade de o partido disputar o governo do Estado com a candidatura do Coronel Ulisses. Rick trabalha há muito para desmontar as intensões de formação de uma terceira via na política acreana e se dedica, “de corpo e alma”, pela candidatura de Gladson Cameli (PP) ao governo do Estado.

Para isso, já teria mantido conversa com o presidente nacional da sigla, o senador Agripino Maia (DEM/RN), que teria lhe dado carta branca para agir. Alan Rick disse a um site local que Bocalom cairá antes da realização da convenção regional, marcada para o dia 28 de fevereiro, caso não desista da candidatura de Ulisses e não concorde em apoiar Gladson Cameli.

Alan Rick acalenta o sonho de ser vice de Gladson

O leitor pode perguntar o porquê de Alan Rick trair Bocalom, já que este lhe acolheu tão bem no Democratas. A verdade é que tem algo que Alan Rick deseja mais do que uma boa amizade ou do que a formação de um partido forte com uma candidatura majoritária. Alan Rick deseja ser o vice de Gladson Cameli, mesmo que este já o tenha descartado e até declarado preferência pelo médico Eduardo Veloso.

É por isso que está entregando o DEM nas mãos de Gladson, é por isso que está destituindo Bocalom, é por isso que está aniquilando as pretensões de Ulisses e é por isso que fará tudo que estiver ao seu dispor até que tudo esteja definido.

Um passado que condena

Alan Rick ganhou a má-fama de “traíra” em menos de quatro anos como deputado federal. No ano passado, durante a votação de processo que autorizaria o Supremo Tribunal Federal (STF) a investigar o presidente Michel Temer (PMDB) por crime de corrupção passiva, seu voto era tido como certo pelo arquivamento da peça jurídica. Mas, na última hora, acabou votando contra Temer depois da repercussão de matéria do Portal UOL que o flagrou negociando seu voto com o Antonio Imbassahy (PSDB-BA), ministro da Secretaria de Governo, que, naquele dia, havia sido exonerado de seu cargo para retornar à Câmara, votar e arregimentar mais votos em favor do arquivamento do processo. Naquele momento, Alan Rick traia Temer e o governo que vinha apoiando há muito tempo.

Eleito deputado federal em 2014 pelo PRB, era tido como um nome forte da Frente Popular do Acre (FPA), coligação que governa o Acre desde 1999, para compor a chapa majoritária – na visão de alguns -, como o 2º concorrente ao senado nas eleições de 2018. Ocorre que em menos de quatro anos, ele se revelou um dos políticos menos confiáveis do Acre.

Sua primeira traição foi justamente à FPA quando votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, já que no organograma político original, também fazia parte da base governista da então presidente em Brasília. Oportunisticamente, votou ‘Fora Dilma!”; “Tchau, Querida!”. Apesar disso, recebeu mais um voto de confiança das lideranças da FPA no estado, principalmente do governador Tião Viana (PT), que desejava tê-lo como aliado no projeto político futuro da coligação. Mas Alan não retribuiu a confiança e abandonou a Frente Popular, falando mal do governo, dos partidos e de suas lideranças. Nesse momento, ele traiu a todos que o acolheram. Traiu Tião Viana, que acreditava no seu futuro político na FPA e ao lado do governo. Desprezou o apoio dos frequentadores da Igreja Batista do Bosque e também da Igreja Universal do Reino de Deus; Desprezou o apoio da deputada Juliana e seus simpatizantes; e também refutou o apoio do prefeito Marcus Alexandre (PT), que o queria próximo apoiando sua administração municipal e ajudando a carrear recursos para a capital acreana.

Já fora da Frente Popular e sinalizando voos futuros mais altos, Alan Rick começou a alimentar um novo projeto pessoal. Desejava ser candidato a vice na chapa de Gladson Cameli (PP) ao governo do Acre pelo bloco oposicionistas, sentando logo na janela do projeto que recém embarcou. Quando o sonho de poder começou a lhe consumir, o Partido Republicano Trabalhista  estava no seu caminho. Mirando mais alto, ele então descartou os Republicanos Trabalhistas e filiou-se ao DEM, dirigido no Acre pelo ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalom.

Alan Rick se filou ao DEM no dia 1º de agosto. No dia seguinte seria a votação do processo contra Michel Temer, conforme citado acima. Seu novo partido fechou questão pelo apoio ao moribundo presidente Temer. Proibiu todos os seus parlamentares de votarem contra ele. Alan Rick traiu o partido que o acolheu um dia depois.

E agora, fecha o cerco traindo o próprio Tião Bocalom.

Fonte: página20.net

Dívida da Carlota: Ganhador do “Bingão Brasileia Felicidade” não recebe o prêmio e entra na Justiça contra a Amoprebe

A Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Brasileia e Epitaciolândia tenta enganar ganhador do “Bingão Brasileia Felicidade”. Diz ganhador do Prêmio.

 Por Alemão Monteiro 

O senhor Antonio da Silva Nascimento Braúna procurou a justiça para fazer uma denúncia sobre o restante do prêmio do “Bingão Brasiléia da Felicidade” realizada pela Associação dos moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (AMOPREBE) que há quase um ano não recebeu o resto do seu prêmio.

O Bingo foi realizado pela AMOPREBE no dia 06/08/2017 na Praça Hugo Poli no Centro de Brasileia que na época tinha como presidente Luiza Carlota da Silva Caldas que era a organizadora e não fez a entrega do prêmio na hora que o ganhador batel a cartela.

Segundo Antonio, (um dos ganhadores do prêmio no valor de R$ 15.000,00) na quarta rodada do Bingão não teria recebido o restante do prêmio, e por diversas vezes, tentou inutilmente, entrar em contato com a presidente da associação na intenção de receber o restante do prêmio no valor de R$ 2.500,00.

Luiza Carlota hoje não é mais a presidente da AMOPREBE, mas está ocupando a Vice-Presidência ao lado do atual presidente José Maria Pimentel vulgo Açúcar. Segundo Antonio por diversas vezes procurou Carlota e o atual presidente da AMOPREBE Açúcar que estariam enrolando para não pagarem o restante da dívida.

 A situação já se arrasta há quase um ano, e já que Antonio não tem encontrando alternativa para receber o restante do seu prêmio o ganhador ajuizou uma ação de cobrança judicial em desfavor da AMOPREBE, na esperança de receber o restante do prêmio.

A redação do site 3 de Julho notícias tentou entrar em contato com o atual Presidente da Associação através do número 99967-31XX e também com a Vice-Presidente Carlota através do número 99610-54XX, mas em nenhum dos número obtivemos sucesso, o site está aberto para ouvir a versão da Associação.

Artesã acreana apresenta produtos em madeira durante feira em São Paulo

O evento contou com mais de 900 materiais desenvolvidos por empresas e empreendedores participantes de todo Brasil.

A artesã acreana Rodney Paiva participou da feira “Inspiramais”, que ocorreu entre os dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo. Conhecida por seu trabalho com matérias-primas como madeira e sementes,  ela encantou os visitantes da feira com suas bolsas confeccionadas em madeira.

A exposição Inspiramais é realizada duas vezes ao ano e conta com 150 expositores, e um público aproximado de mais de seis mil visitantes. Ali passam empresários dos segmentos de calçados, confecções, moveleiro, e outros, além de estilistas, designers e formadores de opinião.

A representante acreana, já participou de diversas feiras estaduais organizadas pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios e de feiras nacionais, com o apoio do governo do Acre, além de consultorias e capacitações técnicas.

“Essa feira retrata as tendências que serão trabalhadas no próximo ano, neste caso, as novidades que serão lançadas em 2019, na oportunidade, expus uma criação legitimamente confeccionada em madeira que é uma bolsa feminina e durante a feira pude iniciar negociações com empresários do ramo”, explicou a artesã, Rodney Paiva.

A artesã diz ainda que essa é a 6ª edição em que participa. Em outras oportunidades ela pôde apresentar biojóias, feitas de materiais oriundos da Floresta Amazônica, alças de bolsas e outras, entre outros materiais, além de fechar ótimos negócios com empresários do ramo.

O que é Inspiramais?

A exposição tem a finalidade de promover o desenvolvimento de materiais que tenham a capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, algo fundamental para que as empresas obtenham sucesso.

Esse é o resultado de um ciclo que tem início com o estudo dos aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento de consumo no mundo, com a coordenação de Walter Rodrigues e curadorias de consultores são realizadas a criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia nas empresas participantes.

Nesse sentido, o Salão de Exposições, tem como principal missão inspirar toda a cadeia produtiva da moda brasileira e internacional, proporcionando a valorização dos produtos nacionais, troca de conhecimento, apresentando materiais inéditos, que se destacam por seu design e tecnologia inovadores e pensamento sustentável.

Milhares de devotos participam da procissão de São Sebastião em Xapuri

Pessoas de toda região do Acre e estados vizinhos compareceram ao novenário.

Em um gesto de fé e gratidão às bênçãos alcançadas, milhares de fiéis de São Sebastião, padroeiro de Xapuri, percorreram, neste sábado, 20, as ruas do município durante a procissão de encerramento da 116 ª edição do novenário, que homenageia o santo.

Como de costume, o governador Tião Viana, acompanhado da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida e filhos, prestigiou a Santa Missa, promovida na Paróquia de São Sebastião, em Xapuri, juntando-se posteriormente a multidão de devotos na procissão.

“São Sebastião é o santo dos humildes e sofredores, dos que têm fé e esperança. Portanto, estar nesta procissão é como estar na de São Francisco de Assis, pois são santos da bondade e da defesa dos pequenos”, salientou Tião Viana.

A aposentada Judith Gomes da Silva, 61 anos, todos os anos comparece ao novenário do santo, que segundo ela “sempre protegeu os xapurienses”. “Desde que eu morava no seringal, aqui em Xapuri, participo dessa festa santa. Fui morar em Rio Branco, mas todos os anos venho para agradecer a São Sebastião pelas graças e proteção. Ele curou a minha perna que estava com sérios problemas e me causava muitas dores”, testemunhou a devota.

Hausted da Silva, montador de equipamentos frigorificos, saiu de Porto Velho (RO) para festejar a data em Xapuri. “Há alguns anos eu adoeci, minha mãe fez uma promessa para São Sebastião e eu fiquei curado. Desde então, todos os anos participo da procissão do dia 20”, contou.

Turismo religioso

Jovens, crianças, adultos e idosos, a festa reuniu gente de toda a idade. Segundo a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), cerca de 10 mil pessoas comparecem anualmente ao novenário de São Sebastião. “Essa foi uma das moires procissões”, frisou o governador ao final do evento.

A segunda maior festividade religiosa do Acre reúne pessoas de todo o estado, bem como de outros centros do país. Nesse período do ano, a oferta de serviços do setor hoteleiro e alimentício aumenta significativamente, resultando na geração de emprego e renda na região.

Um shopping popular, com 240 postos para os camelôs, foi inaugurado pela Prefeitura de Xapuri para suprir a demanda de serviços.

O que disseram

“Essa festa foi preparada com muito carinho e gerou resultados, milhares de pessoas nas ruas de Xapuri pedindo paz, amor e muitas pedindo também que o coração do homem amoleça, seja como o de São Sebastião, perdoando sempre”, –  prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos.

“A gente sempre participa desse dia que é muito importante. São Sebastião é um santo dos humildes, que nos revela muito fé e força. Todos os anos viemos participar desse encontro para renovar a nossa fé e buscar força para continuarmos na nossa jordana” –  primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândido.

“Eu conheço muitas festas religiosas, vou a novenários, mas a de Xapuri possui algo muito diferente, pois aqui é a terra de Chico Mendes, foi o berço da revolução acreana e tem um passado muito importante para o estado e para o povo acreano. A festa de São Sebastião proporciona um grande encontro das famílias, de quem nasceu aqui e foi embora, e volta com saudade, – senador Jorge Viana.

Polícia Militar recupera veículo roubado na zona rural de Rio Branco

A Polícia Militar da cidade de Plácido de Castro recuperou uma  caminhonete horas após ser roubada na zona rural de Rio Branco.

 Por Assessoria PMAC 

Policiais militares da 2ª Companhia de Plácido de Castro conseguiram recuperar um veículo produto de roubo, horas após o ocorrido, no km 7 da Rodovia AC 40, próximo a entrada do ramal Mendes Carlos I.

O Centro de Operações em Segurança Pública (Ciosp) informou às guarnições de serviço sobre o roubo de uma caminhonete Hilux, de cor branca, que havia acontecido aproximadamente às 20h, cujo percurso estaria sendo monitorado via satélite a pedido do proprietário.

Uma equipe policial se deslocou ao primeiro ponto informado, nas proximidades de Plácido de Castro, mas não logrou êxito na localização do veículo.

Na segunda incursão, a caminhonete foi encontrada abandonada e travada no meio da pista de rolamento. A vítima foi rapidamente informada e o serviço de guincho foi acionado.

Com o apoio de outras guarnições, inclusive do município vizinho, Acrelândia, foram realizadas várias buscas nas adjacências na tentativa de capturar os autores do roubo, porém, nenhum deles foi localizado.

O veículo foi entregue na delegacia local, onde deverá ser devidamente restituído ao proprietário.

Fernanda Hassem é uma dos três prefeitos mais bem avaliados no estado, segundo pesquisa Data-Control

A prefeita de Brasileia Fernanda Hassem, realmente vem mostrando seu trabalho à frente do executivo com muita transparecia e dedicação.

 Por Alemão Monteiro 

Uma pesquisa realizada pela  Data-Control, divulgou o nome dos prefeitos mais bem avaliados do Acre: Fernanda Hassem PT (Brasileia) Mazinho Serafim PMDB (Sena Madureira), e Caetano PSB (Acrelândia).

Fernanda Hassem está entre os três prefeitos mais bem avaliados em boa gestão. A prefeita já está entrando para o segundo ano de sua gestão e vem ganhando a confiança da população pela sua forma de trabalhar.

Compromisso com o recurso público faz com que a Prefeitura de Brasiléia saia da lista dos inadimplentes.

Os recursos públicos vêm sendo tratados com grande compromisso e responsabilidade pela atual gestão em Brasileia.

Ao assumir o município, a Prefeita Fernanda Hassem se deparou com uma situação nada agradável, pois a Prefeitura encontrava-se no início de 2017 inadimplente em 9 itens, junto ao CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias), em outras palavras é quando a prefeitura está com o nome negativado, como se fosse o SERASA dos municípios, impossibilitando a mesma de receber recursos.

Dentre os itens de inadimplência encontravam-se irregularidade nas contribuições previdenciárias federais, ausência de prestação de contas de recursos federais recebidos anteriormente, contribuições de FGTS que não eram repassadas, e sistema de convênios de não estava regularizado.

Tornar a Prefeitura adimplente foi priorizada pela gestão, sendo necessária uma grande articulação e empenho da equipe, principalmente do Planejamento e Finanças e nesta sexta-feira, 11, o momento tão esperado aconteceu, a Prefeitura de Brasiléia saiu da lista dos inadimplentes, ficando apta para receber recursos e a partir daí, planejar mais ações que visem garantir investimentos à população.

Quais são os desafios na Amazônia? E o que o Papa disse em Porto Maldonado

O Papa Francisco realizou um encontro com as comunidades nativas da Amazônia. Representantes apresentaram os principais problemas.

Durante o discurso desta manhã, o papa Francis falou sobre os problemas que mais afligem a região amazônica.

Cerca de 3.500 peruanos indígenas, brasileiros e bolivianos, se encontraram hoje com o papa Francisco em uma reunião descrita como histórica para reunir quase todas as comunidades nativas da América do Sul. A reunião teve lugar no Coliseu Madre de Dios.

Durante o discurso desta manhã, o Papa Francis referiu-se às questões que mais afligem a região amazônica, incluindo a ameaça para seus territórios, mineração ilegal, derrames de petróleo e tráfico de seres humanos.

No início, o Sumo Pontífice referiu que "a Amazônia é uma terra disputada de várias frentes: por um lado, o neo-extrativismo e a forte pressão de grandes interesses econômicos que dirigem sua avidez no petróleo, gás, madeira, ouro, monoculturas agroindustrial ".

Veja ao vivo o Papa Francisco em Porto Maldonado no Peru

O Sumo Pontífice foi ao balcão da Nunciatura e cumprimentou os fiéis que o esperavam a noite toda. Vôo para Porto Maldonado desembarcou às 10h08.

O Papa Francisco começou a operar no início sexta-feira. Depois de descansar toda a noite na sede da Nunciatura Apostólica depois da viagem ao Chile e da jornada que fez em Popemobile, o Sumo Pontífice estará em Porto Maldonado, onde milhares de fiéis o aguardam.

O Papa Francisco deixou esta manhã o balcão da Nunciatura Apostólica para rezar a Ave-Maria junto com os milhares de fiéis reunidos diante dessa sede diplomática. Por volta das 07.40 horas, o Santo Padre surpreendeu os fiéis e desejou-lhes um bom dia e os abençoou. 

"Agora, todos nós vamos receber a bênção, vamos cumprimentar nossa mãe", disse ele, e então começou a recitação da Ave Maria com os fiéis reunidos no bloco 3 da Avenida Salaverry, no distrito de Jesus Maria .

"Que Deus Todo-Poderoso o abençoe, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e tenha um bom dia, até o retorno", disse o Sumo Pontífice pouco antes de sair para o grupo aéreo N° 8, em Callao, onde embarcará no avião que o levará até a cidade de Porto Maldonado.