O espaço infantil possui livros, brinquedos e marionetes para incentivar o amor pela leitura – Foto: Hannah Lydia

Transeuntes passeiam na calçada em frente à Praça da Revolução, na capital acreana. Os olhares se dirigem ao prédio branco com pilares cor de laranja que adornam a Biblioteca Pública Estadual de Rio Branco (BPE). A reabertura está marcada para quarta-feira, 8. O horário de atendimento e recebimento do público será das 7h30min às 13h30min. A data também coincide com o início da I Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita.

A Semana foi instituída pelo governo do Estado do Acre, sancionada pelo governador Gladson Cameli e cumpre a lei nº 3.688, de 7 de janeiro de 2021. Por meio da BPE, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), mantenedora do órgão, busca promover a exibição de filmes, rodas de conversa, contações de histórias, lançamentos de livros e palestras.

O chefe do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da FEM, Jackson Viana, explica a importância das ações: “Isso permite que desempenhemos ações culturais de fomento à leitura e à literatura no estado e estimula a participação do público dentro da Biblioteca”.

Todo o espaço da BPE poderá ser utilizado após sua reabertura; porém, o acesso será limitado devido às normas sanitárias relacionadas à Covid-19. A Biblioteca conta, atualmente, com seções voltadas ao estudo e à pesquisa, espaço de histórias em quadrinhos, computadores, uma filmoteca e um espaço para crianças, com contação de histórias e shows de marionetes. O uso de máscaras faciais durante a permanência do local será obrigatório e reforçado pela equipe.

A Biblioteca conta com dois elevadores para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência – Foto: Hannah Lydia

Para acesso, o usuário deve se cadastrar na entrada e na saída. O sistema de empréstimo de livros funcionará normalmente. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.

A programação da Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita poderá ser consultada em breve nas redes sociais da FEM.

A reabertura das bibliotecas acreanas será gradativa. O Departamento de Livro, Leitura e Literatura informa que, ainda em setembro, serão abertas mais duas bibliotecas no estado.

Livro e leitura

Apesar da grande movimentação de carros e da circulação de pessoas que passam em torno do local, a Biblioteca Pública Adonay Barbosa é um espaço silencioso, com climatização adequada para combater o calor rio-branquense. Ali o leitor pode desfrutar tranquilamente de uma pausa para si mesmo, descobrindo novos mundos, viajando na imaginação e absorvendo novos conhecimentos.

A instituição, casa dos leitores rio-branquenses, foi descrito como “local onde as pessoas são convidadas a entender o mundo por meio dos livros” pelo atual governador Gladson Cameli. Inaugurada em 1979, é atualmente mantida pelo governo do Estado do Acre, por meio da FEM.

O Espaço HQs é um dos mais queridos pelo público da biblioteca – Foto: Hannah Lydia

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Após os deputados Manoel Moraes e o líder do governo Pedro Longo saírem em defesa da Energisa, o deputado Roberto Duarte rasgou o verbo ao afirmar que teria vergonha de afirmar o que ambos os deputados disseram para defender uma empresa e não os interesses da população acreana.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.