Gestores estaduais e municipais e lideranças comunitárias na abertura do Ação Humanitária Itinerante na Floresta do Rio Liberdade – Foto: Odair Leal

Katiúscia Miranda Agência – Todas as florestas estaduais, incluindo o Parque Estadual Chandless, receberam ações de educação ambiental, social, jurídica e de saúde, com destaque para a vacinação contra a Covid 19. Projeto foi criado para valorizar a vida das pessoas moram nas Unidades de Conservação estaduais e seus entornos

A maior das estruturas da Ação Humanitária Itinerante está em pleno funcionamento na Floresta Estadual do Rio Liberdade, em Tarauacá. Começou nesta sexta-feira, 13 e será encerrada amanhã, a última edição 2021 do projeto itinerante que uniu o governo do Estado em prol da melhoria da qualidade de vida da população que mora na floresta. Os comunitários estão sendo atendidos na Escola Estadual Maurício Mapes, próxima a Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Liberdade.

A previsão é que mais de 2 mil pessoas sejam atendidas durante os dois dias. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas e conta com vários importantes parceiros, como o gabinete da primeira-dama, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (Seasdhm), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Tribunal de Justiça (TJAC), além das prefeituras municipais que sediam cada evento.

O governador Gladson Cameli prestigiou a primeira edição da Ação Humanitária Itinerante, que aconteceu no mês de maio deste ano no Parque Estadual Chandless, e veio ao Liberdade para participar do encerramento da atividade em 2021. “Tem que levar mesmo o melhor atendimento a esse povo que tanto precisa. Nós estamos presentes e dispostos a fazer o que for preciso para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador.

De forma muito espontânea, o governador Gladson Cameli ouviu a população, abriu o microfone para as pessoas e procurou encaminhar da melhor maneira as resoluções para problemas colocados pelos moradores do Cferg.

Depois do Chandless, a ação chegou a Floresta Estadual do Afluente, no município de Manoel Urbano, depois chegou às três florestas estaduais que formam o Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Cferg). A Floresta Estadual do Antimary também foi contemplada com ação de saúde no mês de maio, feita pela prefeitura do Bujari com apoio do Governo.

A cerimônia de abertura da ação no Liberdade foi realizada durante a manhã desta sexta, com a presença do governador Gladson Cameil, dos representantes das instituições estaduais parceiras da Ação Humanitária Itinerante, além de representantes da Prefeitura de Tarauacá e da comunidade. Na ocasião, todas as famílias que aguardavam atendimento na escola estadual Maurício Mapes receberam água e alimentação.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani, destacou o trabalho integrado que vem sendo executado pela pasta ambiental. “Com o apoio dos parceiros nós conseguimos levar essa ação a todas as florestas, bem como ao Parque Estadual Chandless, obtendo neste último local 100% de atendimento. É importante conservar a floresta e mais ainda valorizar as pessoas que moram nela, que cuidam dela”.

A presidente da Associação Fortaleza Acreana, Maria Elida da Silva Lima, agradeceu ao governo pelo vários benefícios que chegaram a comunidade por meio da Ação Humanitária Itinerante. “Pra gente é muito importante, ter a presença do governo aqui e com serviços de saúde, casamentos, muito bom mesmo. A gente sempre precisa se deslocar para Cruzeiro do Sul, porque é mais perto do que Tarauacá, e nem sempre é fácil”.

Seu Francisco Alves da Silva tomou a segunda dose da vacina contra Covid 19 e trouxe a família para também receber atendimentos. “Tem que se cuidar pra ninguém seja vítima dessa doença. Eu vim aqui só pra isso, só pra tomar essa vacina”, disse o morador da floresta que inclusive está em tratamento porque perdeu a visão em um acidente de trabalho.

A moradora da Floresta do Liberdade, Raimunda Carneiro dos Santos, conseguiu fazer uma ultrassonografia. “Eu tenho um problema no útero e estava precisando desse atendimento. O governo presente aqui nos ajuda muito”, comentou a dona de casa que ficou famosa no Cferg por ganhar uma vaca leiteira de presente do governador Gladson Cameli.

Além do governador Gladson Cameli e do secretário Israel Milani, da Semapi, estiveram presentes a desembargadora Eva Evangelista, Ana Paula Lima, secretária de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Socorro Nery, secretária de Educação, além de vários servidores públicos que auxiliaram a atividade.

Governador Gladson Cameli em interação com a comunidade da Floresta do Rio Liberdade; governo leva serviços para a região neste final de semana – Foto: Odair Leal

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: A gestão do prefeito Jailson Amorim e seu vice-prefeito Pr. Nilson vem desenvolvendo ao longo destes sete meses um excelente trabalho voltado para o bem star da população e visando o desenvolvimento do município. Durante o início da gestão, houve alguns problemas que o município enfrentou como por exemplo a alagação em algumas comunidades rurais o que gerou prejuízos para os moradores. Mas apesar de tantos transtornos a prefeitura de Rodrigues Alves prestou todo o apoio às famílias atingidas, inclusive levou atendimento médico a comunidades rurais.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.