Jairo Barbosa – Uma conversa cordial e de mútuo respeito deu o tom da visita do governador Gladson Cameli à reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, na manhã desta terça-feira, 3, no Campus da instituição de ensino, em Rio Branco.

A reitora estava acompanhada pelo vice-reitor Josimar Batista Ferreira e pelo pró-reitor de Planejamento, Alexandre Ricardo Hid, e juntos entregaram ao governador o projeto para construção do Hospital Universitário, orçado em R$ 125 milhões.

Guida Aquino disse que a proposta do projeto é executar a obra em parceria com o Estado. A nova unidade hospitalar, pelo projeto, será construído dentro do Campus da capital. A reitora aproveitou o encontro para solicitar apoio  ao governador para a preparação e construção do estacionamento da nova sede do Colégio de Aplicação, que deve ser erguido ao lado do Hospital Veterinário, também em Rio Branco. O desejo da Ufac é contar com a expertise do Deracre no serviço de terraplano e pavimentação.

“Os recursos para essa obra virão do FNDE, que não cobre esses serviços que o Deracre sabe muito bem executar. Já o projeto do Hospital universitário é mais amplo e queremos muito receber o apoio do Estado”, disse a reitora.

Do governador, os representantes da maior instituição de ensino superior do Acre ouviram garantias da expansão e fortalecimento das parcerias. Gladson Cameli se comprometeu em levar a cópia do projeto para Brasília, onde cumpre agenda nesta quarta-feira, 4.

“Eu vim aqui agradecer todo apoio incondicional. Não posso garantir agora os recursos para essa obra, mas asseguro que vou lutar lá em Brasília para que esse dinheiro seja destinado para a Ufac. Quanto ao pedido que envolve o Deracre, podem considerar atendido”, garantiu o governador.

Ainda durante o encontro, os representantes da UFAC apresentaram o planejamento do Programa de Interiorização para levar aos municípios os cursos de graduação em Agronomia, Educação Física e Economia. Essa proposta já foi apresentada a vários prefeitos de cidades do interior do Estado.

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O município de Bujari se Limita ao norte com o Amazonas, ao sul com o município de Rio Branco, a leste com o município de Porto Acre e a oeste com o município de Sena Madureira. Sua área é de 3.467,681 km², com uma densidade demográfica (hab/km²) de 3,00 , sendo que em 2010 possuía um IDHM de 0,589.

O município de Bujari originou-se no início de 1968/1969, por remanescentes indígenas que se integraram a sociedade ali instalada, com a construção da BR 364, trecho Rio Branco/Sena Madureira. Povoado elevado à categoria de Vila, em 1986. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bujari, pela Lei Estadual nº 1031, de 28 de abril de 1992, alterado pela Lei Estadual nº 1066, de 9 de dezembro de 1992, que o desmembrou de Rio Branco, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.