Eles acreditam que a descoberta pode explicar melhor as complicações da Covid-19 / Getty Imagens.

Apesar de inicialmente ter sido considerada uma doença respiratória, a Covid-19 é, na verdade, uma doença vascular, como confima um estudo publicado por uma equipe internacional de cientistas na última sexta-feira (30), no jornal científico Circulation Research.

Na pesquisa, os estudiosos documentaram como a proteína spike do vírus Sars-CoV-2 contribui para danificar células endoteliais vasculares. Eles acreditam que a descoberta pode explicar melhor as complicações da Covid-19 e abrir portas para criar tratamentos mais eficazes contra a doença.

“Isso poderia explicar por que algumas pessoas têm derrames e por que algumas pessoas têm problemas em outras partes do corpo. A semelhança entre os casos é que todos têm bases vasculares”, explica em comunicado Uri Manor, coautor do estudo e professor assistente de pesquisa no Instituto Salk, nos Estados Unidos.

Para entenderem como o coronavírus penetra nas células endoteliais vasculares, os pesquisadores criaram um pseudovírus, que não é exatamente o Sars-CoV-2, mas tem uma coroa de proteínas spike, usada de verdade no processo de entrada nas células.

Em testes com animais, o pseudovírus causou danos em pulmões e artérias, provando que a proteína spike trabalha sozinha para adoecer o organismo. Amostras de tecido também revelaram que houve inflamação nas células endoteliais da artéria pulmonar. Com informações da revista Galileu.

E veja Neste Plantão do 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Um caso, pra lá de inusitado foi registrado no município de Brasileia, onde um cidadão que teria ingerido bebidas alcoólicas, introduziu uma garrafa de cerveja em seu ânus, porém o homem perdeu o controle do objeto e a garrafa foi parar em seu intestino. Equipe médica dos Hospital Regional do Alto Acre teria tentado de várias maneiras fazer com que este paciente expelisse o objeto, mas não obtiveram êxito.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.